Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Ter Nov 05, 2013 6:16 pm Assunto: Reseda ATUALIZADO 01.01.2014 |
|
|
Ola pessoal,aqui esta mais uma de minhas paixoes o Reseda alem da Caliandra esta tenho vontade de trabaçhar dois troncos e uma copa so e estouu apenas podendo ela nao aramei ainda vou tentar conduzi-la apenas na poda o que acham???SEGUESTOES??.
A primeira foto dela e de uma semana atras depois de uma poda bem curta.
.
.
.
.
.
..
Abraços
Editado pela última vez por Andre Antoniazzi em Ter Jan 14, 2014 8:45 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Vinícius Fernandes 1.o PASSO

Registrado: 26/10/10 Idade: 42 Mensagens: 142 Localização: Teixeiras-MG
|
Enviada: Qua Nov 06, 2013 9:58 pm Assunto: |
|
|
Apesar dos 2 troncos serem muito retos, acredito que vc tem um belo material em mãos que se tornará um belo bonsai em pouco tempo. Aguarde as sugestões dos mais experientes pra saber se o melhor caminho é fazer uma poda mais baixa ou conduzir do modo como está. De qualquer maneira, parabéns! |
|
|
 |
douglas.ariel

Registrado: 01/01/13 Idade: 40 Mensagens: 81 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qui Nov 07, 2013 2:21 pm Assunto: |
|
|
interessante, acompanhando, parabens amigo. |
|
|
 |
Hugo Perticarati 2.o PASSO

Registrado: 18/01/13 Idade: 37 Mensagens: 232 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Nov 07, 2013 10:05 pm Assunto: |
|
|
Eu cortaria aquele toquinho da direita (primeira foto) e, ao que me parece, tem alguma madeira morta de seria legal tratar também.
Com relação a espécie eu também adoro ela. Tenho três mudas que fiz de estaca e pretendo conduzi-las a Bonsai.
Estou acompanhando!!
Grande abraço! |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Sáb Nov 09, 2013 8:20 pm Assunto: |
|
|
Que baita troço!
Grande abraço. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 15, 2013 9:24 pm Assunto: |
|
|
Que responsa em.
Lindaço, parabéns. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Nov 15, 2013 9:53 pm Assunto: |
|
|
Andre, é um belíssimo material. Agora sobre a condução somente com podas, é possível sim, porém com certeza você obteria melhores resultados fazendo também uma aramação para melhorar o posicionamentos dos galhos. Porém é interessante fazer este posicionamento antes que os galhos signifiquem por completo porque daí ficam bastante quebradiços tendo que redobrar o cuidado.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 15, 2013 10:59 pm Assunto: Reseda |
|
|
Ola amigo Elio estava hj olhando ela e vou ter que fazer uma escolha de galho sim e aramar ai podei ela baixinho pra ir analisando e escolher os galhos.Podei ela novamente pois a cada poda sempre nascem dois brotos novos na ponta vou fazer isso pois sei que os galhos tem que ser aramados bem jovens ja tive uma experiencia com outras que tenho depois fica quase impossivel o cuidado tem que ser triplicado.
Obrigado pela dica
Abraços |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Sáb Nov 16, 2013 5:01 pm Assunto: acompanhando |
|
|
acompanhando _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

Registrado: 06/06/12 Idade: 37 Mensagens: 191 Localização: Botuverá-SC
|
Enviada: Dom Nov 17, 2013 12:31 pm Assunto: |
|
|
tenho tambem o resedá...é difícil a condução com arramagem, pois se deixar ele crescer um pouco e os galhos ficarem lenhosos já, eles quebram muito fácil...ja perdi varios galhos assim..... mas eu ainda optaria por conduzir com arames ou tensores para uma melhor estrutura da planta....é minha opinião _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Nov 24, 2013 10:07 pm Assunto: Reseda |
|
|
Ola pessoal apenas uma atualização de meu resedafiz mais uma poda no mesmo.A ideia e deixar ele brotar novamente e ai desfolhar e começar a aramar o que acham??
.
.
Abraços |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Nov 26, 2013 10:29 am Assunto: |
|
|
Seleciona galhos e arama logo. Se não depois eles irão lignificar e quebram com muita facillidade. A seleção de galhos inicialmente deve levar em conta a regra básica: onde tem mais de um galho saindo do mesmo ponto retira deixando apenas um deles. Depois arama e dobra para baixo. o galho de cada tronco que estive ma posição mais alta deverá ficar como novo ápice e ali é o único local onde pode deixar dois galhos saindo do mesmo ponto, uma vez que um deles vai ser o tronco e o outro será aramado para o lado.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |

|
Enviada: Ter Nov 26, 2013 5:12 pm Assunto: reseda |
|
|
Ola,amigo Elio estava pensando em levar este bichinho no sabado o que me diz?
Abracos |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Nov 27, 2013 8:47 am Assunto: |
|
|
Leva sim. Daí a gente já faz alguma coisa com ele. Além do que ao vivo sempre é melhor.
Sobre o posicionamento de galhos por aramação quando já estão muito quebradiços, a dica é a seguinte: Coloque os arames e dê um leve movimento. Depois, semanalmente, vai indo um pouco mais adiante até chegar no ponto desejado. Não é necessário colocar o galho em local definitivo já na primeira intervenção...
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Nov 27, 2013 10:38 am Assunto: |
|
|
Bom dia !
Outro incoveniente de retardar a aramação, é que, depois de algum tempo, ao tentar baixar o galho já linidificado, ele se solta do tronco .... Ou seja , quando forçamos para baixo, o galho tende a lascar na junção com o tronco e acabamos perdendo o galho... Muitas vezes tambem o galho acaba por adquirir a forma de um arco, o que complica...
Minha dica é para fazer o quanto antes, e, primeiro aramar os galhos definitivos para depois eliminar os restantes, buscando o formato de uma roda de carroça quando olhado de cima...
Prefiro sempre manter os galhos até o final da aramação, pois se por ventura algum escolhido quebrar, teremos outros para substituir...
Boa sorte e paciencia. |
|
|
 |
|