FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ajuda por favor
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
mauricio martins

MensagemEnviada: Qua Jul 07, 2010 6:20 pm    Assunto: ajuda por favor Responder com citação

Olá Pessoal
tenho to de rosca com meu juniperus shimpaku queria colocar ele em escorredor e tal maas o dinheiro não deixa infelizmente
não tenho como comprar oo substrato para poder salva-lo
venho por este meio pedir opiniões de voces oque devo usar
eu deixei ele com a terra que ele veio mas eu tirei um pouco de cima ee adicionei terra vegetal adubada e humus de minhoca mas como eu postei antes e recebi as respostas que esse substrato eh muito acido para ele
eu estou kerendo colokar um solo ideial para ele eu não sei onde achar perto de minha casa
creio que seria mais barato do que comprar pela internet
ou se algum de voces poderiam me ajudar
aceito doações de substrato em geral ou se alguem ai puder fazer akele preço mega camarada para um iniciante
mas ai eu terei que esperar eu arranjar um emprego rsrs pois estou desempregado

gente sou eternamente grato pelo carinho e atenção de voces

muito obrigado gente por tudo

abraçããoo!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 07, 2010 6:34 pm    Assunto: Responder com citação

Mauricio não mexa no substrato agora, deixe para fazer isso no início da primavera.

Deixa a planta pegar o máximo de sol possível. Regue a planta e no dia seguinte coloque o dedo na terra, se ainda estiver úmido não coloque mais água, só regue quando a terra estiver seca, mas não deixe a terra ficar seca por mais de 1 dia se não ela morre.

Para o substrato você pode misturar terra vegetal, areia de construção, caco de telha quebrada em pedaços pequenos, casca de pinus(tem em loja de jardinagem), carvão vegetal picado, pedriscos de rio(loja de aquários)... Fica mais barato fazer você mesmo...

Abraço!
gpsabino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 07, 2010 6:42 pm    Assunto: complementando Responder com citação

Ola, mauricio. Apenas complementando a msg do marcio. Para fazer a a telha picada vc vai precisar de duas peneiras com duas milimetragens (eu uso uma de 5 mm e outra de 1,5 mm encontradas em lojas de construção). PAra quebrar as telhas uso uma marreta (pode ser com martelo).
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 07, 2010 7:58 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Sem dinheiro? O negócio é usar o minimo possível então, para, sem gastar nada, vc mesmo preparar o substrato: use areia grossa de construção, sem peneirar. É fácil ir até uma obra ou construção qualquer e pedir que arrumem um pouco (tipo uma lata de neston, por exemplo). No mesmo local, descole pedaços de telha vermelha ou de tijolinho ou lajota quebrados. É só pedir os cacos que estão caídos pelo chão, ninguem irá recusar dar isso. Very Happy
Não precisa peneira. Quebre com um martelo, um pedaço de madeira dura ou qualquer outro objeto duro, os cacos de telhas, até ficarem do tamanho de um grão de feijão. Misture com a areia grossa e está pronto o substrato ideal para o seu junipero. Very Happy

A época ideal para transplantar é agora. Se não tiver dinheiro para comprar um escorredor, retire a planta da vasilha em que está, lave bem as raízes e o interior da vasilha ou vaso plastico. Em seguida, coloque uma primeira camada só com caco de telha quebrado (pedaços maiores, do tamanho de caroço de ameixa), em seguida um pouco do substrato que vc preparou (caco de telha+areia grossa). Deposite a planta, com as raízes lavadas e bem abertas, de maneira a ficarem distribuidas em toda a volta do tronco. Prenda com um pedaço de arame para a planta ficar firme, fixando o arame no fundo do vaso (faça isso com o arame, antes de colocar substrato, caco de telha e planta, é claro).

Depois, cubra as raízes com o restante do substrato, leve para baixo de uma torneira e molhe toda a planta e o substrato, encharcando bem. Depois, deposite em local onde a planta possa receber, ao menos, o sol da manhã. Mas se pegar sol o dia inteiro, melhor ainda. Regue dia sim, dia não e só adube depois de 45 dias desse replantio.

Estamos no inverno, e essa é uma ótima época para fazer replantio de coníferas. Basta não cortar nada nas raízes, mantendo elas do jeito que estão. Fazendo como eu descrevi, vc não irá gastar um tostão furado, e poderá salvar sua planta, recuperando-a bem. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
mauricio martins

MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2010 12:01 am    Assunto: Responder com citação

Geentee muito obrigadooo estou até mais confiante mais seguro e feliz em começar a arte de bonsai.

muitooo obrigado se der eu posto fotos dele antes e depois gente
muito obrigado de coração!

abraçãããoo a todos!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: