|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Clayton 1.o PASSO

Registrado: 16/09/12 Idade: 46 Mensagens: 125 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Set 04, 2013 6:58 am Assunto: Manacá de Cheiro |
|
|
Olá a todos, estou abrindo este post para pedir a ajuda de vocês com esta planta que, pelo o que já pesquisei, não há muita informação no meio do Bonsai.
tenho esta planta a 1 ano e, até agora, apenas a deixei numa bacia para crescimento, porém, agora, gostaria de começar a trabalhar a mesma.
Abaixo estou postando algumas fotos dela e também alguma fotos com sinais de podas que estou pensando fazer para conduzir a planta para um estilo literal...
seria o melhor estilo?
a época da poda seria agora mesmo?
e a maior dúvida, podo agora ou deixo engrossar mais?
[/img] |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Set 04, 2013 6:03 pm Assunto: |
|
|
Olá, Clayton.
"Olá a todos, estou abrindo este post para pedir a ajuda de vocês com esta planta que, pelo o que já pesquisei, não há muita informação no meio do Bonsai. "
Existem especies mais ou menos indicadas para o cultivo como bonsai, esta ( Manacá de Cheiro) talvez não seja das mais indicadas, por isso o pouco material de estudo, veja alguns incovenientes:
- folhas muito grandes.
- entre-nós longos demais.
- madeira muito fraca, dificil de formar lenho .
- dificil compactação.
Claro que não é impossivel, mas eu, se me permite, sugiro algumas especies mais faceis de se trabalhar, com muito mais material de estudo e resultados bem melhores em um curto espaço de tempo. Temos as jabuticabas, pitangas, acerolas, azaleias, primaveras, eugenias, buxinhos, resedás, durantas... Todas especies faceis de serem encontradas, e muito melhores para o cultivo como bonsai.
"tenho esta planta a 1 ano e, até agora, apenas a deixei numa bacia para crescimento, porém, agora, gostaria de começar a trabalhar a mesma. "
Muitos bonsai de qualidade são cultivados com troncos finos , isso não desmerece o bonsai , cada estilo tem suas nuances e particulariedades. As vezes não é preciso cultivar em bacias com a unica intenção de engrossar o tronco, mas para que todo o projeto aconteça primeiro na bacia e depois seja transplantado para um vaso definitivo. Com mais substrato a recuperação e desenvolvimento da planta é mais rapido .
"Abaixo estou postando algumas fotos dela e também alguma fotos com sinais de podas que estou pensando fazer para conduzir a planta para um estilo literal... "
Claro que vc pode tentar conduzir sua planta em qualquer estilo, mas alerto para sua intenção.
O estilo literati é um dos mais dificeis e dos ultimos a serem estudados e tentados. A primeira vista parece facil , bastando para tal uma muda com tronco longo e fino .... Ledo engano, o estilo Literati exige um conhecimento muito profundo da nobre arte e dos aspectos que compõe cada estilo. É comum depois de muito anos de cultivo o bonsaista não ter chegado a um resultado satisfatório com seu bonsai estilo literati e desistir do projeto ou orienta-lo em outro estilo...
Sua planta não apresenta movimentos no tachiagari ( 1 terço do tronco ) , nem ao longo do tronco seguindo-se a linha marcada por vc... O que depões contra todo o projeto, tb não tem conicidade suficiente para caracterizar o estilo.
Se minha faria uma poda drastica , mastendo apenas uns 10 cm do tronco para uma possivel formatação com o estilo Hokidashi ( vassoura invertida), muito mais facil e possivel de se alcançar.
"seria o melhor estilo?
a época da poda seria agora mesmo?
e a maior dúvida, podo agora ou deixo engrossar mais? "
Creio já ter respondido quanto ao estilo.
A época é propicia para as podas drasticas, já que a planta esta saindo da dormencia do inverno e visivelmente bem viçosa.
Quanto a podar agora ou deixar "engordar", depende do que vc escolher para ela . Se fizer a poda drastica reduzindo a planta a 10 cm conseguirá criar uma proporção para o tronco, não sendo preciso esperar mais .. Pois resultará numa planta com 20.. 25 cm depois de formada, realçando o calibre do tronco. Para um bonsai maior o tronco estará fino . entendeu?
Se optar por engordar mais, plante no chão, não existe lugar melhor .
Boa sorte e muita paciência, espero ter ajudado.
 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Set 04, 2013 7:52 pm Assunto: |
|
|
Clayton A aqui no Rio Grande do Sul esta espécie é conhecida como primavera, o que confunde bastante umas vez que em outros locais primavera é a Bougainvillea. Se quiseres mais informações técnicas sobre a espécie, pesquise por Brunfelsia uniflora L. |
|
|
 |
DR.GORI 1.o PASSO

Registrado: 23/07/13 Mensagens: 108 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Qua Set 04, 2013 10:11 pm Assunto: |
|
|
tbm estou de olha numa planta dessa, ela é bem bonita... |
|
|
 |
Clayton 1.o PASSO

Registrado: 16/09/12 Idade: 46 Mensagens: 125 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qui Set 05, 2013 6:57 am Assunto: |
|
|
Nossa, que balde de água fria... rsrsrs
mas é assim mesmo, no começo de qualquer atividade nós sempre achamos as coisas mais faceis do que realmente são... por isso estes fóruns são tão especiais....
Bonsérgio, obrigado pela aula... vi o tópico sobre o seu manacá... bela planta, parabéns... acho que vou estudar um pouco mais sobre a espécie antes de me aventurar em alguma intervenção mais severa...
Vou focar um pouco mais em duas Azaléias e uma Caliandra que tenho em bacias a um bom tempo.... espécies mais fácias para quem está começando como você mesmo falou....
Se quisar dar algum pitaco nelas, aqui estão os links dos tópicos:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22206
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22205
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22721
Arzivenko, o brigado pela indicação de informações, vou pesquisar...
DR.GORI, realmente, são lindas plantas, pena que, pelo jeito, de difícil condução em bonsais... as duas coisas que mais gosto nelas são a metamorfose das flores e o aroma que elas exalam... coisa de louco... |
|
|
 |
DR.GORI 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 05, 2013 12:06 pm Assunto: |
|
|
nossa, e ainda é perfumada amigo clayton? olha , derrepente ela nao tenha tanta fama no mundo bonsai, mas ja ouvi dizer q pode-se fazer bonsai de qualquer planta. vc tem uma em maos, nao custa tentar né?
um dia desse fui no ceasa e comprei uma planta q nao conhecia, tratava-se da erika japonesa. ela tbm nao tem muita fama no mundo bonsai, mas eu vou tentar... vai q da certo. quanto a manacá, eu gostaria de ter uma... um dia desses, passando pela rua, vi uma casa a venda, e la existia uma manacá jogada a sorte, ja q a casa, porem a venda, estava abandonada. gostaria muito de conhecer o dono dessa casa, porq eu iria tentar convece-lo retirar a planta, ja q ela estava abondonada. nao exitaria em fazer um yamadori. boa sorte com a sua amigo, acho q vc deve tentar o bonsai com ela. mas deixaria engorssar mais um pouco... |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Set 05, 2013 5:19 pm Assunto: |
|
|
Ola Clayton. Como diz um cara muito sabido de Brasilia. : menos , muito menos...rsrs
Não estou capacitado a dar aulas a ninguem , posto que tb sou um aprendiz, apenas fiz alguns comentarios a respeito das dificuldades com a especie. Depois de cultivar a bastante tempo vamos adquirindo conhecimentos basicos que nos ajudam a ter menos dificuldades nos projetos .
Uma das lições que aprendi, depois de ter mais de 200 bacias em casa, foi a selecionar melhor as mudas e prés, alem dos yamadóri. Hoje busco mais qualidade que quantidade...Descartei mais de 100 galhinhos, tocos sem chances, especies improprias e mudinhas de especies variadas. Independente de serem famosas ou não, é preciso que tenham certos requisitos basicos, como movimento, conicidade, nebari, etc....
Posso afirmar que nem todas as especies servem para o cultivo como bonsai : mamoeiro, bananeira, samanbaias, folhagens em geral, hortaliças e muitas outras especies. Algumas especies tem um ciclo de vida muito curto e naturalmente morrem depois de alguns anos, intão prá que tentar fazer um bonsai com uma planta que vai morrer de velhice aos 5 anos ... Já vi muitos bonsai de rosa do deserto(Adenium Obesun), mas a maioria dos bonsaistas não concorda que seja classificado como tal porque não tem lenho.
É impossivel, não. Vale a pena , talvez. Depende muito de onde vc quer chegar na Arte Bonsai. O tempo que gastamos cuidando de uma muda ruim( não estou me referindo a sua ) é o mesmo para cultivar uma muda ideal ...
Não me leve a mal , minha unica intenção é ajudar, e para tanto me recuso a escrever:
-Bela planta.
-Essa tem futuro.
-Vou acompanhar.
-Acompanhando.
-Vamos ver no que vai dar.
-Tb quero uma .
-Etc...Etc..
Que ajuda eu estaria dando?
No final a decisão é e sempre será unicamente sua.
Abraços , amigo no bonsai e paciência. |
|
|
 |
DR.GORI 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 06, 2013 2:38 pm Assunto: |
|
|
olha bonserigo, talvez vc q tenha me interpretado mal, não critiquei sua opniao.so disse q pode-se fazer bonsai de qualquer planta, há algum mal nisso? acho q as pessoal tem q parar um pouco de ego aqui. venho lendo muitas postagem aqui, e sempre q uma pessoa critica uma mais novo na arte do bonsai é sempre a mesma historia, " eu so um eterno aprendiz" minha intenção, apesar de não saber muita coisa, é de ajudar, mesmo q não possa dar uma dica técnica, tento sempre motivar os colegas. isso tbm faz parte da arte. não acho q bonsai tenha q viver uma vida toda. acho q o prazer esta no cultivo e no resultado. movimento, conicidade e nebari, são os cultivadores q irão fazer isso. tem pessoas aqui que realmente, apesar de não ganha nada com isso, gostam de ajudar, dando dicas , sugestões e dividindo experiências com os mais novos. mais uma vez , não estou te criticando, mas acho q nosso amigo Clayton pode absorver um pouquinho de cada postagem, seja ele técnica seja ela para motiva-lo.
quando entrei aqui no fórum descobri muitas coisas, algumas pessoas q estão um pouco mais velho na arte ignoram os mais novos, não estou generalizando, mas existia um tópico q opinei umas 4 vezes e não tive um feedback. isso é falta de humildade da pessoa. e outras mais experientes q não faz questão nenhuma de passar conhecimento, so querem falar entre os mais velhos, desculpe o desabafo, mas é a pura verdade.
Editado pela última vez por DR.GORI em Sex Set 06, 2013 5:24 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sex Set 06, 2013 4:39 pm Assunto: |
|
|
DR.GORI vou falar por mim, boa parte das plantas que vejo serem mostradas com orgulho pelos iniciantes eu nem comento, porque se fosse comentar eu diria "joga fora e arruma material melhor", mas daí eu estaria desestimulando o sujeito, ou pior ainda, ele ficaria bravo comigo achando que sou arrogante.
É bastante delicado lidar com o ego das pessoas, porque todos participantes do forum, sem exceção, querem fazer bonito e ser reconhecidos por isto. É exatamente por esta razão que iniciantes tentam espécies incomuns, porque para eles é um atalho, uma aposta baixa que pode ter resultados bons. Mas que normalmente não dão em nada, como toda aposta baixa, ainda assim, a perda é baixa também.
Eu já tentei várias abordagens quando vou criticar uma planta, mas até hoje não aprendi a dizer a verdade sem ser rude, provavelmente a culpa é da minha personalidade. Mas é este o exato motivo pelo qual o pessoal mais antigo e experiente não comenta nada, eles não querem parecer rudes ou arrogantes.
O que é pior? Um choque de realidade que pode ferir os sentimentos de alguém? Um comentário falso de estímulo? Ou simplesmente ler e não comentar nada?
A última alternativa é a mais escolhida, é muito fácil perceber que o forum está sempre cheio de visitantes e observadores, mas pouquíssimos comentários. Pensa nisso.
Se alguém estiver lendo isto e quiser meu comentário em uma planta, é só me enviar via MP, mas adianto que serei sincero. Meu comentário não é pessoal, contra ninguém, nem pra humilhar, nem pra desestimular, mas para realmente ajudar. |
|
|
 |
DR.GORI 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 06, 2013 5:10 pm Assunto: |
|
|
opa amigo Arzivenko, corretíssimo. mas vc deve sim com sua experiência dizer, mesmo q isso não agrade muito, orientar os mais novos, eu penso assim. tbm entendo seu ponto de vista q uma opniao pode ter tons de criticas, e acabar desmotivando quem esta começando, mas a vida é assim. a gente aprender algumas coisas sofrendo criticas. bem, com tudo isso, quero pedir desculpas ao amigo Clayton. seu tópico não foi feito pra isso, certo? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Set 10, 2013 10:31 pm Assunto: |
|
|
Clayton, o Manacá de cheiro tem seu charme na floração, que acontece na primavera. As flores nascem roxas e depois ficam brancas, ao contrário do Manacá da serra.
É de crescimento e engrossamento muito lento, assim, eu não podaria agora. Deixa se desenvolver bastante. Dê-lhe adubo.
Posteriormente eu não podaria esses galhos deixando um único tronco e sim deixaria tantos galhos e troncos quanto fosse possível.
Uma que tu tinha.........
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|