|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
@ndré Luiz
|
Enviada: Qua Maio 12, 2010 7:20 pm Assunto: Acerola em formação |
|
|
Olá pessoal!
Gostaria de sugestões para esta acerola, principalmente de como eu faço para conduzi-la da melhor maneira possível daqui para frente.
Esta muda foi retirada de um jardim a 2 anos onde crescia livremente. fiz poda de raiz e tronco e coloquei no vaso onde está até hoje.
A uma semana (6/5), fiz a poda e condução dos ramos conforme a foto.
Abraços.
[img]http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_17223_12.jpg
[/img]
 |
|
|
 |
@ndré Luiz
|
Enviada: Qua Maio 12, 2010 7:29 pm Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |
claudionor anacleto 2.o PASSO

Registrado: 18/01/10 Idade: 53 Mensagens: 289 Localização: Jaraguá do Sul-SC
|
Enviada: Qui Maio 13, 2010 12:21 am Assunto: |
|
|
ola vizinho
bom pelo que da pra ver tens um otimo material em mãos,vai ai algumas dicas,coloque a planta no escoredor e mamadeira para ela dar uma bonbada nos galhos se voce quizer saber como fazer isso de uma olhada em
charles-bonsai@uol.com.br
abraços _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Qui Maio 13, 2010 11:13 am Assunto: |
|
|
Olá andre;
Ainda é cedo para um vaso tão pequeno, você deve deixar a acerola desenvolver bem os galhos. Faça como sugeriu o Anacleto, escorredor com substrato bem drenante (caco de tijolos).
Quanto ao tronco, eu cortaria na altura do primeiro galho da esquerda (2ª foto), onde parece existir um toquinho. Isso tiraria o aspecto monótono de sua planta, com aquele toco reto, e eliminaria as marcas do arame.
Não se esqueça, cuidado com o arame, as marcas estragam o aspecto da planta!!!  _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Qui Maio 13, 2010 1:07 pm Assunto: |
|
|
Pegue uma bacia e faça varios furos na lateral e em baixo, da forma que ela servirá como escorredor, plante-a com um substrato bem drenante na bacia, e deixe-a desenvolver bem (meses), para que depois defina altura, a posição dos galhos, quais os galhos que irão ficar, estilo, etc... (apenas uma sugestão)
No que for decidir, seja feliz, e faça seu melhor, pois tens um ótimo material.
Abraços,
RicardoGV _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Maio 13, 2010 1:08 pm Assunto: bonsai |
|
|
Concordo com a maioria: retire a planta desse vaso, replantando em uma bacia plastica de tamanho médio, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um substrato bem drenante: caco de telha, pedrisco, carvão vegetal, terra granulada (eu uso terra de cupinzeiro, fragmentada e queimada). Nesse substrato, sua planta irá emitir forte brotação, melhorando a visualização graças a um refinamento em sua estruturação.
Ao fazer o replante, vc deverá cortar fora a maioria dos galhos atuais, deixando apenas tres: o primeiro do lado direito, o segundo do lado esquerdo, e o ultimo atras. Todos os tres deverão ter a mesma grossura ou aproximada, devendo ainda serem os mais finos e não os mais grossos. Os outros, vc corta rente ao tronco, eliminando sem dó nem piedade, pois não servirão para nada.
Antes de replantar, corte esse tronco, medindo um palmo e tres dedos desde a base. O corte deverá ficar para trás, em cunha, sendo que ao rebrotar, escolherá um dos galhinhos para ser o novo ápice. Com isso, melhorá a visualização do tronco, eliminando essa parte pescoçuda, além de dar mais conicidade ao tronco (base larga que se estreita até o alto), transmitindo uma melhor aparência para o futuro bonsai.
Os tres galhinhos selecionados, deverão ser cortados, reduzindo seu comprimento, até ficarem com aproximadamente dois dedos. Não se preocupe: com o transplante, eles irão crescer como devem, se bifurcando.
Quando retirar a planta desse vaso, lave bem as raízes, para só então replantar na bacia plastica. Não acrescente adubo agora. Só depois de transcorridos 45 dias é que vc irá adubar. Até lá, mantenha a planta em local semi-sombreado, onde receba luz solar constante, regando todos os dias sempre ao final da tarde.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Qui Maio 13, 2010 3:56 pm Assunto: |
|
|
Amigo se essa arvore fosse minha eu procederia da seguinte forma. Plantaria em um vso maior para que ela descansace e se desenvolvesse mais e deixaria ela descansar por uns 4 meses então faria um uro no tronco e podaria os galhos mais baixos pra dar mais personalidade ao tronco.
Os galhos de sima eu dixaria que se desenvolvessem mais e aramava pra dar um aspecto mais bonito.
Mas vc está com um ótimo material em mãos.
Ela já frutificou alguma vez?
abixo segue uma imagem de +ou- como ficaria:
A parte amarela é onde vc deveria fazer o uro e em vermelho os galhos que vc deveria podar.
Boa sorte com seu trabalho e continue postando pra que possamos acompanhar o desenvolvimento.
Editado pela última vez por Guilherme Luz em Qui Maio 13, 2010 6:09 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Maio 13, 2010 5:16 pm Assunto: |
|
|
Siga as orientações do Nick e terá sucesso ..
O vaso pequeno , ao contrario do que pensa a maioria dos iniciantes , é a ultima etapa do "projeto". |
|
|
 |
@ndré Luiz
|
Enviada: Sex Maio 14, 2010 1:05 am Assunto: |
|
|
Valeu pelas dicas e amigavel recepção!! Saudações a Jaraguá Claudionor.
Como devem ter percebido pelas fotos, minha idéia inicial era manter este bonsai com esta altura, em formato de cone tipo um pinheiro bem cheio até a base inferior parecidoo com a proposta do guilherme mas sem retirar os galhos de baixo, pois já tinha visto alguns assim, achei legal e isso tamparia as marcas, porém não tenho conhecimentos sobre tipos ou estilos de bonsais, portanto pergunto:
É possivel um belo bonsai frutificando neste formato que eu queria?
Se eu seguir com a poda drática mais abaixo, qual seria o formato final?
Como citado pelo nick: A base para a poda, seria o final da raiz? Os tres galhos que devo deixar devem estar na mesma altura? Que altura?
Como defino a frente de um bonsai?
Para o transplante devo retirar toda a terra e deixar somente as raízes? Devo podar as raízes tbm?
Para o substrato, quais as quantidades de cada ingrediente citado?
Naõ tenho cupim aqui. Posso fazer uma mistura de terra+areia+esterco?
Pessoal desculpem se as perguntas são muito simplórias, apesar de já ter pesquisado, confesso que ainda estou crú nesta prazerosa arte.
Obrigadão!!
Abraços |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Maio 14, 2010 9:50 am Assunto: bonsai |
|
|
@ndré Luiz, não há o que desculpar, mesmo porque não há razão para pedir tal coisa. Todos estamos aqui para aprender, é o que eu sempre digo, uns com os outros. É justo que, os que detem maior conhecimento, repassem o que sabem a outros que tenham menos, assim todos saimos ganhando.
Respondendo por partes:
Se sua intenção é manter a altura atual, então siga as dicas do Guilherme, pois assim, o tronco ganha certo movimento, agregando maior beleza visual, graças à madeira exposta. Ficaria algo parecido com essa piracanta que trabalhei:
A frutificação é uma decorrência natural da própria planta, que vem com o tempo de cultivo. Não há como acelerar esse processo, infelizmente. Isso depende, basicamente, se sua planta frutificava antes de ser retirada do solo. Se sim, então logo logo irá retornar, se não, só o tempo dirá.
Com a poda drástica, a aparencia final irá depender de uma série de fatores, mas principalmente da formação estrutural dada aos galhos. Não há como fazer uma previsão, embora alguns foristas possam fazer uma projeção. Projetar é uma coisa, resultado final, outra. Por mais que tentemos uma aproximação com alguma projeção, não significa que a planta ficará exatamente igual, ok?
A poda que eu sugeri é vc medindo um palmo desde a base do tronco, junto ao solo, para cima. Não falei nada de raiz.
Os tres galhos que sugeri não devem estar na mesma altura. Tem que estar em altura diferente, se não como irá formar uma copa? Mas se quiser, pode cortar todos os galhos, não deixando nenhum. Após o transplante, sua planta irá emitir novas brotações, por todo o tronco. Isso acontece o tempo todo, é preciso estar sempre atento em cortar fora o que não for ser usado. Após a nova brotação ocorrer, selecione o que for usar e corte fora o que não for. Uma arvore bonsai deve ter galhos em todos os lados, em alturas diferentes, para ficar proporcional e ter um formato bonito.
A frente do bonsai pode ser definida de várias maneiras. Para aprender melhor, aconselho vc ler as matérias escritas por diversos bonsaistas, nos links abaixo:
http://www.bonsaimt.com.br/escolhendo-a-frente-do-vaso/
http://www.artedobonsai.website.online.pt/cursoonline1.htm
http://fabiano.projetobonsai.com/2009/01/12/o-mito-da-frente-unica/
http://www.labbocommerce.com.br/index.php?eid=70&acao=ex_see&id=127
http://laudir.blogspot.com/2010/03/dicas-sobre-poda-iniciante.html
Esses links dão noções básicas não somente em relação à melhor frente, mas sobre aramação, vaso, tipo de solo, etc. Excelentes, todos eles. Leia e aprenda, não irá se arrepender.
Para transplantar não é preciso cortar as raízes, vez que irá precisar de mais raízes para formar uma boa estrutura aerea. Lave, retirando toda a terra velha, que não irá fazer falta nenhuma.
Se não tem terra de cupinzeiro, use apenas areia grossa de rio, sem peneirar. Não misture esterco. Esterco, curtido ou não, é adubo, e adubação só é aconselhável depois de 45 dias do transplante.
Se vc ler as matérias dos links acima, tenho certeza que poderá obter respostas para suas perguntas mais duvidosas, além de aprender outras informações igualmente úteis, não só no cultivo e desenvolvimento dessa planta mas igualmente de qualquer outra que venha a adquirir. Boa sorte. E não se acanhe de perguntar, pois é justo buscar respostas para aquilo que desconhecemos. Não é vergonha querer aprender. Vergonha é se recusar a informar o que sabe, a outros que não sabem e querem aprender.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 14, 2010 2:00 pm Assunto: |
|
|
Isso Nick, minha proposta é mais ou menos isso ai, perfeito...
... E espondo a madeira vc se livra dessa orriveis marcas, e se cuidar direitinho dela com certeza ela frutificará em breve.
Andre acho melhor vc plantar ela numa bacia grande com boa drenagem e deixar descansar primeiro tá?!
Ai vc manda mais fotos pra vermos como ficou.
até mais continuarei acompanhando esse tópico! |
|
|
 |
@ndré Luiz
|
Enviada: Sex Maio 14, 2010 6:03 pm Assunto: |
|
|
Oi Nick e Guilherme.
Hoje eu transplantei para o escorredor, mas não deu tempo de fazer a poda, pois vou viajar e quero faze-la com calma na segunda.
No substrato usei arei grossa+carvão+brita de duas granulometrias+telha.
Observei em algumas fotos por aqui que colocam o escorredor dentro de uma bacia. Devo fazer isso tbm?Oque vai dentro daquela bacia?
Nick se não for pedir muito será que vc não teria uma foto ou projeto da idéia que vc sugeriu. O meu bosai já está com 1 palmo e dois dedos de tronco.
Grato
André |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Sex Maio 14, 2010 6:29 pm Assunto: |
|
|
André, vou copiar um post meu que escrevi a um amigo esses dias explicando basicamente como funciona a técnica do escorredor/mamadeira:
"A questão é, que o escorredor por ser um local com substrato mais drenante e onde o oxigênio circula por entre o substrato, sua planta irá respirar melhor e o desenvolvimento das raízes capilares será mais intenso, o que ajudará em novas brotações, engroçamento do tronco, desenvolvimento da copa...
Passado um tempo, quando as raízes começarem a sair pelos furos do escorredor, pegue uma bacia e faça uns furos no fundo, coloque-o dentro da bacia, um substrato bem nutrido (EX.: terra com esterco bem curtido),
encha até a borda da bacia, e coloque o escorredo por cima, de modo que as raízes irão penetrar na terra a procura desses nutrientes, e sua planta irá "mamar" e crescerá com mais vigor. "
Espero ter sido claro, e ajudado o amigo!
Sobre as dicas do Nicky e do Guilherme, não tem o que acrescentar, voce está com ótimas explicações e sugestões, acredito que se trabalhar com calma e harmonia com sua planta, irá ficar show!!!
Qualquer dúvida, torne a postar!
Abraços, RicardoGV _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 14, 2010 7:42 pm Assunto: |
|
|
Caro André,
Eu custumo colocar no escorredor apenas areia grossa, e só coloco o escorredor na bacia quando as primeiras raizes começam a sair pelo fundo do escorredor.
Na bacia ou "mamadeira" vc deve colocar pedras, esterco curtido e materia organica pois é ela quem vai alimentar a planta.
ah eu postei um Yamadori de ficus gostaria que os amigos opinacem!
até mais.
ah e não pode ela por agora deiche ela descansar. |
|
|
 |
@ndré Luiz
|
Enviada: Qui Jul 15, 2010 12:10 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal, vou falar uma coisa pra vocês..esse negócio de bonsai vai viciando!!Cuidado!!
Vou colocar a atualização de como ficou a acerola depois de algumas podas e escorredor..
Muito obrigado pelas dicas e continuem opinando..
Abraços |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|