 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gustavomartins 1.o PASSO

Registrado: 30/11/09 Idade: 49 Mensagens: 132 Localização: Catanduva-SP
|
Enviada: Sáb Abr 30, 2011 1:55 pm Assunto: Acers ficam com galhos pretos, urgente!!! |
|
|
Pessoal ja perdi 4 acers sendo 2 com mais de 20 anos e 2 que eram mudas, nao sei mais o que fazer, eles começam a fficar com os galhos e tronco pretos, os galhos vao pretejando da ponta para o centro e o tronco da base pra cima.
Geralmente isso ocorre depois da arvore perder praticamente todas as folhas, acredito que pelo calor q faz na minha regiao, as folhas secam e logo depois os galhos vao pretejando e secam tb, nao é por falta de agua acho ate que posso ter pecado por excesso mas nao sei mais o que fazer, moro em apartamento e elas recebem bastante vento na sacada sei q acer nao gosta de vento mas esse tipo de pretejamento deve ser por outro motivo, aguardo opnioes. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Dom Maio 01, 2011 12:16 pm Assunto: |
|
|
Se for por causa do sol e do vento, seria interessante fazer algum obstaculo para esses fatores, uma "casa" de sombrite para eles acho que resolveria. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Maio 01, 2011 7:11 pm Assunto: |
|
|
Gustavo, assim sem fotos fica difícil opinar.
Verifique se o substrato está secando entre uma rega e outra. Secando por dentro, não só a superfície. Se possível, levante a planta e veja no fundo do torrão como estão as raízes. Posso estar enganado mas excesso de água pode causar esses sintomas.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Maio 03, 2011 7:11 am Assunto: bonsai |
|
|
Além das ótimas dicas do grande amigo Elio, visualizar imagens da planta, mostrando-a antes e depois que foi acometida desse mal possibilita não só a identificação do problema, mas igualmente da variedade da espécie, vez que algumas variedades exigem um tipo de clima adequado ao seu cultivo, como regiões frias, por exemplo, não resistindo muito bem quando cultivadas em áreas não afeitas climaticamente a esse fator.
Pode parecer absurdo isso, mas há variedades que sobrevivem melhor por serem oriundas de montanha, como o acer palmatum chamado pelos japoneses de yamamomiji. O mesmo vale para algumas variedades de acer kaede, como o myasama e o niyoi, que pedem regiões mais frias para um cultivo, onde se desenvolvam melhor e sem adversidades, como ora acontece com a planta do nobre colega.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
gustavomartins 1.o PASSO

Registrado: 30/11/09 Idade: 49 Mensagens: 132 Localização: Catanduva-SP
|
Enviada: Qua Maio 04, 2011 3:45 pm Assunto: |
|
|
Sombrite já uso, rega realmente pode ter sido demais, pois parece q não seca a substrato nunca, eu rego todo dia, se for pra deixar secar mesmo acho que as vezes terei que deixar uns 2 dias sem regar, é normal isso??
vou fazer fotos da ultima, praticamente morta, tenho o antes e o depois.
Volta a postar e aguardo sugestões
abraço |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Maio 05, 2011 1:55 pm Assunto: |
|
|
gustavomartins escreveu: | Sombrite já uso, rega realmente pode ter sido demais, pois parece q não seca a substrato nunca, eu rego todo dia, se for pra deixar secar mesmo acho que as vezes terei que deixar uns 2 dias sem regar, é normal isso??
vou fazer fotos da ultima, praticamente morta, tenho o antes e o depois.
Volta a postar e aguardo sugestões
abraço |
Só pelo fato de vc constatar que............parece que não seca nunca.............é observação que indica solo encharcado e suas consequências.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|