FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Quero comprar uma GUAVIRA
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ARMAZÉM DE TROCA
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergio M.M. Torres



Registrado: 04/04/07
Mensagens: 47
Localização: Rio de Janeiro - RJ

MensagemEnviada: Seg Jul 16, 2007 10:55 pm    Assunto: Quero comprar uma GUAVIRA Responder com citação

Alô ! Pois é amigos,estou louco por uma muda de Guavira, é uma frutífera da família das mirtiáceas(é isto ?) muito apreciada na região do Mato Grosso do Sul.É também conhecida por Guabiroba em Minas gerais.Por ser um arbusto grande, deve dar um lindo bonsai.E soube que esta fruta esta em extinsão pois ninguém se preocupa em cultiva-la como merece,pois além de ser muito saborosa se presta a compotas,licores e geléias. Sua reprodução é através das sementes que tem que ser plantadas logo que o fruto esteja maduro, senão .ñ germina,talvez seja este um dos motivos pq seu cultivo se torna difícil. Quem tiver informações de como conseguir mudas entre em contato comigo.Muito obrigado.
_________________
Sem Natureza,não há vida !!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/06/06
Mensagens: 647
Localização: CAMPO GRANDE -MS

MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2007 10:07 am    Assunto: Responder com citação

Sergio!!
tenho aqui em casa, realmente a fruta é maravilhosa!!
Mas a que eu tenho aqui é mais comum, arbusto de serrado e dá em moitas baixas e vai se espalhando, já vi que não dá bonsai, na casa do meu irmão tem outra especie que dá pequenas arvores essa sim dá bonsai.
Mas tanto eu como vc vamos ter que esperar no final do ano, hehheh, pois meu irmão mora uns 400Km de mim, em Bonito, no final do ano vou visita-lo, e pretendo fazer estacas, yamadori e pegar sementes, posso de mandar as sementes para vc é só não perder contato, estou sempre aqui pelo forum. Há ela dá frutos no final de novembro até dezembro.
_________________
ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
_____________________________________
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2007 11:45 am    Assunto: Responder com citação

Sergio,


este fórum é pra colocar informações sobre a espécie. Vou movê-lo para o armazém e vocês resolvem o que fazer ok!!


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/06/06
Mensagens: 647
Localização: CAMPO GRANDE -MS

MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2007 2:34 pm    Assunto: Responder com citação

DARKASO
VALEU!! ESTARA MELHOR LOCALIZADO AQUI NO ARMAZÉM MESMO!!
_________________
ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
_____________________________________
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergio M.M. Torres



Registrado: 04/04/07
Mensagens: 47
Localização: Rio de Janeiro - RJ

MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2007 11:45 pm    Assunto: Guavira Responder com citação

Ficarei muito agradecido Patrik ! Sou carioca mas minha mãe e tios são matogrossenses e desde jovem ouvia eles falando sobre a guavira que colhiam no campo e que minha avó fazia um licor delicioso.Porém nunca ví a bendita frutinha,só dentro de garrafas em infusão.Recentemente vendo um site sobre Campo Grande admirei-me pela beleza da cidade e sobre Bonito também onde existe um festival anual da guavira.Acho que de tanto ouvir falar da fruta desde pequeno,bateu-me uma enorme vontade de ter um representante da espécie em bonsai ou mesmo o arbusto em sua forma natural,pois tenho onde cultiva-lo. Então beleza,vc vai me ajudar a resgatar recordações da infância mto importantes para mim.Grande abraço !

P.S Ficarei ligado e ñ esquecerei a oferta heim, valeu irmão !
_________________
Sem Natureza,não há vida !!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Sergio M.M. Torres



Registrado: 04/04/07
Mensagens: 47
Localização: Rio de Janeiro - RJ

MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2007 11:55 pm    Assunto: Assunto fora do contexto ? Responder com citação

Darkaso !

Desculpe a bola fora, mas ao se falar sobre a espécie e suas características ñ se esta falando também de instrução e informações a respeito ? Mas tb , vc tem razão senão vira bagunça né,foi mal irmão prestarei mais atenção no objetivo do conteudo.
_________________
Sem Natureza,não há vida !!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/06/06
Mensagens: 647
Localização: CAMPO GRANDE -MS

MensagemEnviada: Qua Jul 18, 2007 9:28 am    Assunto: Responder com citação

Está bem informado Sergio, realmente tem o festival da guavira, começo de novembro, nunca fui, pois tiro minhas férias em dezembro, mas é muito legal, sempre peço para meu irmão guardar produdos feito com guavira, geléia, licor, etc.
A fama que a guavira tem é que: é muito dificil pegar por semente, mas já consegui sem muito esforço, só joguei as sementes na horta e nasceu.
Bom esse ano vou tentar fazer em saquinhos e te mando as sementes tbém!!
_________________
ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
_____________________________________
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/06/06
Mensagens: 647
Localização: CAMPO GRANDE -MS

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2007 4:50 pm    Assunto: Responder com citação

SERGIÃO, FICA LIGADO, JÁ TEM FRUTA DE GUAVIRA, DAQUI UM MÊS CPOMEÇA A MADURAR!!! HEHEHHE
_________________
ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
_____________________________________
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergio M.M. Torres



Registrado: 04/04/07
Mensagens: 47
Localização: Rio de Janeiro - RJ

MensagemEnviada: Dom Out 21, 2007 9:14 pm    Assunto: Guavira Responder com citação

Pôxa cara vc lembrou ! Valeu mesmo Patric. Pode mandar muda,sementes e até a própria fruta num isoporzinho que eu pago é só dizer qto é o frete e a muda ou frutas.Se não for te dar mto trabalho é lógico. Meu endereço e CEP são :
Sergio Marcio M. Torres
Rua Pinheiro da Cunha 195 Apt.101 - Tijuca - Rio de Janeiro -RJ
CEP.: 20530-360
Tô esperando heim ,Grande Abraço !
_________________
Sem Natureza,não há vida !!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/06/06
Mensagens: 647
Localização: CAMPO GRANDE -MS

MensagemEnviada: Seg Out 22, 2007 9:31 am    Assunto: Responder com citação

Fica tranquilo cara! só vou esperar madurar, e te mando!!
_________________
ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
_____________________________________
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
gsvimieiro



Registrado: 23/10/07
Mensagens: 3
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Ter Out 23, 2007 4:49 pm    Assunto: Responder com citação

Caros colegas Sergio e Patrick

Aqui em Minas, especialmente em Nova Lima aonde fui criado, lembro que mês de Novembro era o mês que esperávamos ansiosos pois era época de chuvas e de Gabiroba (como é chamado a Guavira aqui). Bastava vir uma bela chuva, no dia seguinte iamos "catar" gabiroba com nossas sacolas e, depois de 1 h voltavamos cheios de Gabiroba.
Hoje não consigo encontrar muda deste arbusto que lembra minha infância aqui. E olha que já rodei várias floriculturas, mas nada.
O que eles estão me indicando é a árvore de Guabiroba que pesquisei e chega até 12 mts ?!?!?!?!?
Lembro que qq criança conseguia comer fruta de gabiroba no pé pois era um arbusto baixinho baixinho.
E nesta época tinha outras frutas também como o CAJUZINHO DO MATO que era tb um arbusto lindo com miniaturas de CAJU. Lembro que só de chegar perto da planta, sabíamos que tinha CAJU maduro pois o cheiro exalava longe !!!!!!
QUE ÉPOCA !!!!!!!!

Um forte abraço para vocês

Vimieiro
_________________
Giuliano
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergio M.M. Torres



Registrado: 04/04/07
Mensagens: 47
Localização: Rio de Janeiro - RJ

MensagemEnviada: Ter Out 23, 2007 11:16 pm    Assunto: Lembranças do passado Responder com citação

Pois é Giuliano ,não ha coisa que mais lembre a nossa infância do que os aromas perfumados das frutas. Sentimos o cheiro e lembramos ou vice e verssa.É uma pena que certas frutas também estejam sujeitas a extinsão e ainda mais num país como o nosso tão rico em natureza que ha frutas desconhecidas de uma grande maioria de pessoas. E aí nesse particular o Bonsai tb é preservação das espécies, pois cultivando árvores de todas as espécies estaremos tb contribuindo para sua preservação.No caso da Guavira ou Gabiroba eu por exemplo só a conheço engarrafada para fazer licor, que minha avó trazia qdo voltava de Mato Grosso.O licor é estupendo, pena que o que tenho engarrafado só seve mesmo de lembrança da velinha pois a muito ja perdeu sua validade. Mas querendo sementes ou exemplares de mudas ,fale com o Patric, ele é o cara que pode resgatar nossas memórias.Grande Abraço !
_________________
Sem Natureza,não há vida !!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
gsvimieiro



Registrado: 23/10/07
Mensagens: 3
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Qua Out 24, 2007 8:21 am    Assunto: Responder com citação

Olá

Eu num sei se dou conta de fazer uma muda pegando a frutinha.
Eu tenho quintal, tenho sombra, mas num sei se tenho técnica para isso.
Mas já estou cansado de rodar os viveiros daqui de minha cidade, e também de pesquisar na Net. Tinha até desistido quando, por um acaso vi este tópico aqui de vocês dois.

Sinto o gosto da Gabiroba em minha boca e sinceramente dá um nó na garganta só de lembrar. Crying or Very sad

abs
_________________
Giuliano
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/06/06
Mensagens: 647
Localização: CAMPO GRANDE -MS

MensagemEnviada: Qua Out 24, 2007 9:53 am    Assunto: Responder com citação

Pois é pessoal, meu pai sempre diziam que tirando um galho mesmo com raiz do campo e tentar planta-lo em vaso ou no quintal mesmo, ela não pega de jeito nenhum, e te fato nunca consegui, a experiencia que tive aqui no escritório foi: peguei umas três frutas esmaguei e joguei em um canteiro e nasceu todas, espero que quando mandar as frutinhas para o Sergio ele tenha o mesmo sucesso. Na casa do meu irmão em Bonito ele tem a variedade que fica uma pequena arvore, essa eu acho daria até um belo bonsai.
_________________
ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
_____________________________________
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/06/06
Mensagens: 647
Localização: CAMPO GRANDE -MS

MensagemEnviada: Qua Out 24, 2007 9:56 am    Assunto: Responder com citação

Pois é pessoal, meu pai sempre diziam que tirando um galho mesmo com raiz do campo e tentar planta-lo em vaso ou no quintal mesmo, ela não pega de jeito nenhum, e te fato nunca consegui, a experiencia que tive aqui no escritório foi: peguei umas três frutas esmaguei e joguei em um canteiro e nasceu todas, espero que quando mandar as frutinhas para o Sergio ele tenha o mesmo sucesso. Na casa do meu irmão em Bonito ele tem a variedade que fica uma pequena arvore, essa eu acho daria até um belo bonsai.
_________________
ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
_____________________________________
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ARMAZÉM DE TROCA Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil