Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Takaki
Registrado: 28/10/08 Mensagens: 34 Localização: Presidente Prudente-SP
|
Enviada: Sáb Jan 23, 2010 4:27 pm Assunto: SOCORRO!!!! Pingo de Ouro Ficando Preto!!! |
|
|
Pessoal! Socorro!!! Meu pingo de ouro está ficando com as folhas pretas!!! EStou perdendo galhos!!! O que eu faço???????!!
 |
|
|
 |
Takaki
|
|
|
 |
Takaki
|
Enviada: Sáb Jan 23, 2010 4:50 pm Assunto: |
|
|
Vocês acham que eu devo plantá-lo no chão? |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Sáb Jan 23, 2010 6:09 pm Assunto: |
|
|
Vc fez alguma intervenção recentemente? Colocou algum fertilizante etc? _________________ Abraços,
Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Takaki
|
Enviada: Sáb Jan 23, 2010 7:28 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, em outubro fiz uma troca de terra. |
|
|
 |
Carlos AFJR

|
Enviada: Sáb Jan 23, 2010 8:03 pm Assunto: |
|
|
Caro Takaki,
O pingo de ouro costumam ficar com folhas escuras, arroxeadas, quando muito exposto ao sol ou quando as folhas são bastante velhas. Isto, não é sinal de doença é simplesmente uma proteção ao excesso de luminasidade nas folhas mais "idosas". Já as folhas novas ficam mais brilhantes, vivas e bonitas quando tem muita luz.
Ah! Sua planta é muito linda. Meus parabéns.
Grande abraço. |
|
|
 |
Takaki
|
Enviada: Sáb Jan 23, 2010 8:16 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelos elogios Carlos, no entanto, já perdi dois galhos dela e é isso que me preocupa. Tenho medo de fazer uma desfolha total agora, pois a troca de terra está muito recente. A planta começou a ficar assim desde o início de dezembro de 2009. De início, resolvi aguardar e manter somente a rega. Contudo, o aspecto geral da planta está piorando. Se você comparar a foto publicada em outro post (link acima), verá que a planta está ficando "doente".
Como estou um pouco desesperado, estou pensando em plantá-la novamente no chão pra ver se resolvo o problema.
Se alguém tiver experiência com pingos de ouro gostaria de saber como manejar o problema. Obrigado. |
|
|
 |
Takaki
|
Enviada: Sáb Jan 23, 2010 9:11 pm Assunto: |
|
|
Vocês acham que se eu fizer a desfolha da planta ela morre de vez? Na ocasião da troca de terra eu não a desfolhiei, somente reduzi uma pequena parte das folhas. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Jan 24, 2010 10:12 am Assunto: |
|
|
Takaki,
só devemos desfolhar plantas que estão com boa saúde. Enquanto não descobrirmos o que está acontecendo com ela, é bom não mexer...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Jan 25, 2010 7:38 pm Assunto: |
|
|
REalmente, Takaki, como o pessoal disse, folhas pretas no pingo não é doença. Normalmente ocorre com a mudança de temperatura. Ficam pretas, caem mas, novas folhas surgem.
No caso do pingo o que se deve olhar sempre, é embaixo das folhas se não tem pulgão lanígero.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Carlos AFJR

|
Enviada: Dom Jul 25, 2010 9:54 am Assunto: |
|
|
Takaki...
Acho que pode ser algo no tronco, como a secagem próximo ao corte, ai afetou os galhos que morreram.
Carlos AFJR |
|
|
 |
|