|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Seg Mar 28, 2011 3:39 pm Assunto: Serissa - evolução |
|
|
Ola amigos...
comprei e trabalhei esta serissa em Cascavel na União Bonsai Center, com ajuda dos colegas da ABOP.
Gostaria de saber a opinião dos colegas do forum, dicas e orientações para o futuro desta planta..
Aqui é como ela estava quando escolhi ela la no atelier do João Carlos.
o que me chamou atenção para ela foi este tronco, que ja da pra ver nesta foto.
Neste dia 21/11/2010 ela ficou dessee jeito:
.
Neste domingo, 27/03/2011, estava assim... e resolvi dar uma trabalhada na sua nova brotação. (frente)
fundo...
e agora esta assim...
Aguardo as dicas e sugestões dos colegas... _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
gabriel strucker 2.o PASSO

Registrado: 29/10/10 Idade: 28 Mensagens: 244 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Seg Mar 28, 2011 5:27 pm Assunto: |
|
|
ficou muito linda a serissa , muito bem trabalhada  |
|
|
 |
Moreno 3.o PASSO

Registrado: 23/09/05 Idade: 42 Mensagens: 451 Localização: Maringá - Pr.
|
Enviada: Seg Mar 28, 2011 6:00 pm Assunto: |
|
|
Fala Nivorley...
bonita a planta, gostei da intervençao...
mas me diga uma coisa,, onde fica essa uniáo bonsai center...
tem o endereço??
vou estar em cascavel amanha e queria dar um pulo la....
abraçao! _________________ http://morenopavezzi.wordpress.com/ |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Seg Mar 28, 2011 8:38 pm Assunto: |
|
|
E ai Moreno...
Obrigado pelo comentário!
O atelier do João Carlos - União Bonsai Center, fica na rua Natal, mais ou menos pelo numero 900.
vai lá sim cara, vc vai gostar.
e manda um abraço meu pro mestre João Carlos.
Abraço. _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Mar 28, 2011 8:58 pm Assunto: bonsai |
|
|
Nivorley, no que pese em relação a essa espécie, é uma das minhas preferidas. Gosto muito de explorar as infinitas possibilidades que essas plantas proporcionam em termos de estilização. Em relação a sua planta, depois de analisar detidamente o trabalho que vc executou nela, ouso sugerir algumas alterações, que ao final, irão promover algumas mudanças que proporcionarão qualidade técnica ao seu trabalho. Repare nas alterações, que marquei em vermelho:
Um outro pormenor que chamou minha atenção é em relação ao recipiente de cultivo. Mas à frente, digamos no inverno, vc poderia mudar de recipiente, elegendo um de bordas mais baixas. Com isso, poderia imprimir ao seu trabalho um aspecto forte nessa espécie, que é o raizame. Muitas vezes, deixo o raizame ficar o mais aparente possível, cultivando minhas plantas com pouquissimo substrato, apenas para fixação leve nas raízes, e como dispersor dos nutrientes fornecidos. O substrato deve ser bem drenante, mas pouco, bem pouco mesmo. O minimo é necessário apenas para ajudar na manutenção da umidade necessária às raízes, mais nada.
Para vc ter uma idéia da altura ideal do recipiente, para uma planta como essa, ele deve ter no máximo a largura dessa plaquinha branca, para menos até. Com isso, vc consegue explorar melhor o nebari e o raizame da planta, expondo-o bastante. Isso agrega ainda maior austeridade e qualidade visual ao trabalho na finalização. De qualquer forma, parabenizo o nobre colega, vc fez uma ótima aquisição com essa planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Mar 28, 2011 10:55 pm Assunto: |
|
|
duvido ele cortar ai.....  _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Mar 29, 2011 12:24 am Assunto: |
|
|
Nivorley !!!!!
Você deve ter ai em mão mais ou menos 15.525 estaquinhas !
Certo ?
Espero que todas lhe deem muitas alegrias.
Com relação a planta trabalhada, gostei bastante de sua intervenção, ficou show...
Acho que o amigo Nicky deu dicas para melhorar ainda mais sua planta.
Bola pra frente, siga as instruções e sucesso. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 29, 2011 12:21 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado pelas observações galera!!
Nivky, em primeiro lugar quero te agradecer pela sua opião.. saiba que acompanho o forum e sempre leio suas postagem porque sei que posso aprender algo, e aprendo muito com elas.
Quanto às alterações que vc sugeriu, estou bem inclinado a seguilás, mas um pouco reseoso. Então vou tirar um tempinho no proximo final de semana (que e o único tempo que posso fazer isso), pra estudar sua proposta.
Estive pensando até em fazer uma desfolha completa nela pra vcs terem um visão melhor talvez... ou um vídeo pra facilitar a visualização..,, se der tempo vou fazer.
Como disse o OAMIT, quando vi pela primeira vez a sua resposta, fiquei bem na dúvida,,,, mas ai olhando e analisando pelas fotos, acho que percebi o que vc deve ter visto para o futuro dela (por isso disse que estou bem inclinado..)..... é esta visão que me falta, por isso é muito bom poder contar com este forum e com vcs que tem uma grande experiência. Obrigado!
Obrifado oas outros colegas que tb responderam..... e podem postar suas sugestoes, quanto mais opções tiver melhor.
Abraços. _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 29, 2011 1:46 pm Assunto: |
|
|
 _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Mar 29, 2011 2:01 pm Assunto: bonsai |
|
|
Nivorley, o que posso dizer a voce? Apenas que se ficarmos sentadinhos, quietinhos, olhando uma planta crescer, inibidos ou temerosos de mexer nela, para fazer as alterações que ela precisa para melhorar um kadikin mais, nada se arranjará. O tempo irá passar, incremente como sempre, e a planta continuará seguindo seu curso, estática e inalterada.
As vezes, como vc bem salientou, outros percebem alterações interessantes nas nossas plantas, que a nós passaram desapercebidas. Muitas e muitas vezes tive que repensar meus trabalhos, por causa da visão mais oportunista, esclarecida e experimentada de outros bonsaistas, me admirando de não ter visto algo tão simples, quanto eles.
Mas é claro que a palavra do cultivador sempre terá o maior peso. Mesmo porque gôsto é igual pescoço: cada um de nós tem o seu. Sem desmerecer teu trabalho, meu intuito foi no sentido de aprimorar um pouco mais, agregando qualidade técnica a ele. Particularmente, como salientei, gosto muito dessa espécie e cultivo várias em meu viveiro, nos mais variados estilos.
Por isso ousei sugerir as alterações. E, principalmente, não faça desfolha. Essa espécie dispensa isso, não há nenhuma necessidade e não serve a nenhuma finalidade promover desfolha em serissa. Vc arrisca, incluso, perda material com esse recurso, por isso, não o faça.
Apenas a título demonstrativo, veja algumas das minhas serissas:
Essa serissa é um literati, com a estrutura aerea ainda em formação:
Esta outra, um han kengai:
As duas abaixo foram formadas a partir de estacas de raiz:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 29, 2011 4:05 pm Assunto: |
|
|
Olá nicky,
valew pelo conselho, as vezes precisamos de encorajamento!
Vc tinhafalado do pote que ela esta. Quando tirei ela do outro, as raizaes tinham passado muito pra terra, ai pra nao correr o risco de perder a planta como ja fiz com outrar 3, coloquei neste mais fundo, com a intenção de ir diminuindo aos poucos.... vc citou de fazer isso no inverno, e ai mexo so com as raizes??? Japerdi uma serissa que estava linda, quando fui envasa-lá.
Tb gosto bastante de serissa, mas na hora de colocalás no vaso estou perdendo elas.
Parabéns! As suas estão muito bonitas! _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Mar 30, 2011 3:32 pm Assunto: |
|
|
parabens pela serissa em
é so seguir os conselhos do nickyfury que vc vai se dar bem... e o principal é dar para a planta o que ela necessita com sol, água e adubos...
abraços |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 31, 2011 12:13 pm Assunto: |
|
|
Ola de novo...
Nickyfury.... estudando as fotos e a sua sugestão, fiz umas aterações com photoshop.
Imagino que seja mais ou menos isso a sua idéia, inclinei ela um pouco para a esquerda, para o ápice do estilo moyogi ficar em linha reta com a base.. sera que estou certo ??!?! talvaz na pratica tenha que inclinar um pouco mais neh...
 _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 31, 2011 12:19 pm Assunto: |
|
|
Nivorley quanto você pagou por ela? _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 31, 2011 3:42 pm Assunto: |
|
|
oamit,
se não me engano foi 70,00 reais.
acho que valeu a pena!!
q acha? _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|