Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcos Giroldo
Registrado: 03/06/09 Idade: 54 Mensagens: 8 Localização: Palmital-SP
|
Enviada: Sex Jul 30, 2010 1:46 pm Assunto: Ajuda com ficus |
|
|
Comprei essa planta tem 1 ano, não sei que espécie de ficus é, fiz apenas uma poda para reduzir a altura (tinha uns 80 cm).
Gostaria da opinião dos mestres de como trabalhar ele, se é que ele tem futuro como bonsai.
Abraços a todos
vista por tras

Editado pela última vez por Marcos Giroldo em Sex Jul 30, 2010 3:57 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Jul 30, 2010 3:43 pm Assunto: |
|
|
Não sou mestre, mas é um ficus sim. Poste fotos menores e de outros ângulos para te ajudarem melhor Foto grande é difícil de visualizar  |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Jul 30, 2010 4:46 pm Assunto: |
|
|
parece um benjamina _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Sex Jul 30, 2010 5:37 pm Assunto: HUM |
|
|
É UM BEIJAMINA SIM.
EU TENHO UNS AQUI EM CASA,GOSTAM DE BASTANTE ÁGUA,,,EU FAÇO UMAS DESFOLHAS PARCIAS PRA DIMINUIÇÃO DAS FOLHAS. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

Registrado: 03/07/09 Idade: 51 Mensagens: 214 Localização: Osasco / SP
|
Enviada: Sex Jul 30, 2010 5:44 pm Assunto: |
|
|
Eu li uma matéria do Carlos Tramujas que a melhor época para desfolha, no caso, para diminuição das folhas, é o verão.
"...Onde o vigor da brotação é inferior ao que ocorre na primavera, as folhas se desenvolvem naturalmente menores..."
Abraço,
Fábio |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Sex Jul 30, 2010 5:53 pm Assunto: HEHEHEHEHE |
|
|
FAUGUSTO,,,,
EU MORO EM BELÉM DO PARÁ,,QUI É CHUVA O ANO INTEIRO,,,E CALOR O ANO INTEIRO,,TEM SEMANA QUE CHOVE TODO DIA,,3 VZS AO DIA....O FICUS SE DESENVOLVE AQUI PARECE UM RELÂMPAGO. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

Registrado: 03/07/09 Idade: 51 Mensagens: 214 Localização: Osasco / SP
|
Enviada: Sex Jul 30, 2010 5:59 pm Assunto: |
|
|
Rogério, eu te invejo, uma inveja boa...
Aqui em Osasco está um frio que até dói os dedos.
Abraço,
Fábio |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jul 30, 2010 6:20 pm Assunto: |
|
|
Marcus, sua planta tem uma boa estrutura de tronco e o nebari pode ser corrigido nos transplantes. Eu pensaria num moyogi, nesta época pensaria em diminuir os galhos que estão muito compridos para adensar a copa. Sempre lembrando de deixar alguma folha por galho para não correr o risco de secar  |
|
|
 |
Marcos Giroldo
|
Enviada: Sex Jul 30, 2010 9:30 pm Assunto: |
|
|
Que legal, é a primeira vez que eu posto um exemplar, estou muito feliz com a opinião dos colegas. muito obrigado a todos. voiu ser frequentador assiduo postando mais exemplares e "abusando" mais de todos voces. Muito Obrigado e um forte abraço!! |
|
|
 |
Marcos Giroldo
|
Enviada: Sex Jul 30, 2010 9:33 pm Assunto: |
|
|
Nikkei 100 escreveu: | Marcus, sua planta tem uma boa estrutura de tronco e o nebari pode ser corrigido nos transplantes. Eu pensaria num moyogi, nesta época pensaria em diminuir os galhos que estão muito compridos para adensar a copa. Sempre lembrando de deixar alguma folha por galho para não correr o risco de secar  |
Muito obrigado pela dica Nikkei 100, só fiquei em duvida sobre a correção do nebari. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 7:55 am Assunto: |
|
|
Marcos, tenho alguns ficus e percebo que esta é uma planta que emite boas raízes para formação de nebari. Quando fizer transplante, da para tentar corrigir tracionando as raízes para ficar mais radial. Os que não estiverem bons, faça a poda e deixe coberto com substrato que logo lançam novas raízes, corrigindo assim o nebari aos poucos |
|
|
 |
|