FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

IMBURANA OU UMBURANA
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nenamachado

MensagemEnviada: Dom Jul 25, 2010 10:33 am    Assunto: IMBURANA OU UMBURANA Responder com citação

Olá pessoal!
Fui ao sítio de uma migo ontem e fiquei encantada com uma árvore lenhosa. Tinha o tronco gigante. Ele me disse que se chama Imburana de cheiro. É muito perfumada e usada como medicamento caseiro. Colhi o maior número de sementes que pude e fotografei.

Será que dá pra fazer bonsai com ela?
Muda por sementes, estaquia ou alporquia?
Aguardo informações.

Pitágoras
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Vinicius Araújo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 25, 2010 2:37 pm    Assunto: Responder com citação

Não sei se dá, mas estou querendo usar ela também.
Veremos se vamos conseguir!?

Mãos a obra!!!
nenamachado

MensagemEnviada: Dom Jul 25, 2010 5:49 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu! Vamos sim Vinicius.... parece que da bonsai.... acabei de encontrar algumas fotos que parece ser da umburana.... estou com 1/2kg de sementes aqui.

Pitágoras
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2010 3:13 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Nenamachado, certamente voce poderá ter lindos bonsai a partir do desenvolvimento das sementes que coletou. Uma dica: após plantar, cubra a boca do vaso plastico com uma tela fina metálica, prendendo bem as extremidades na borda. Com isso, após a germinação, as novas plantinhas irão se desenvolver buscando a luz/calor solar e se chocarão contra a tela. Nisso, seus troncos irão ficar bem retorcidos, favorecendo uma queima na etapa de seu desenvolvimento futuro, vez que vc não irá precisar usar arame para dar movimento ao tronco. Very Happy

Essa técnica é usada há muitos anos pelos japoneses, para formar troncos de pinheiros, aceres, juniperos, dentre outras plantas. Aprendi com Hidaka sensei e em revistas de bonsai japonesas, que coleciono. E faço em meu viveiro, tambem, por isso pode ter certeza que dará certo. Very Happy

Só replante em vasos individuais após dois anos da germinação ocorrida. Com isso, as novas mudinhas terão maior resistência para se desenvolverem bem. Ao fazer o transplante, corte fora a raiz pivotante, mantendo apenas as raízes radiculares finas à volta dela. Com isso, vc irá formar desde o inicio um bom nebari para suas plantas. Very Happy

Veja que, fazendo como indico a voce, terá apenas o trabalho de cultivar as plantas formando a estruturação aerea, definindo então o melhor estilo para cultivar seus futuro bonsai. Terão lindos troncos com movimentos sinuosos e um ótimo nebari radial, dois dos principais pontos a serem considerados num bonsai de qualidade. Very Happy

Não deixe de mostrar em fotos, aqui no forum, os resultados de seu trabalho. Boa sorte. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nenamachado

MensagemEnviada: Qui Jul 29, 2010 12:14 am    Assunto: Responder com citação

nossa nickyfury que legalll!!!!
vou fazer sim.... só me tira uma duvida no que se refere as sementes: tem que quebrar a dormência delas ou posso plantá-las direto?
e o substrato, pode sera na areia mesmo ou devo usar o substrato que uso em outras plantas ( o que eu uso é 40 / 40 / 20)?
Obrigada pelas dicas...

Pitágoras
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 29, 2010 4:22 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Nenamachado, enterrar as sementes apenas na areia grossa, sem peneirar, é o suficiente. Não é preciso quebrar dormência para plantar, mas, para ter maiores chances de resultado, aguarde o final do inverno, inicio da primavera, para o plantio. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
vadozam

MensagemEnviada: Qui Jul 29, 2010 5:38 pm    Assunto: Responder com citação

Conheço tal espécie...e muito bem...já utilizei as sementes numa bela pinga Laughing
Aqui em Cuiabá, chamamos ela de "Imburana" ou como "cerejeira" também.
Não precisa de nenhum tratamento para plantar, siga apenas as instruções como o amigo forneceu.
Mas....se for usar numa pinga, corte ela ao meio, ajuda a incorpar mais rapido a bebida (rsrsrs) Laughing

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 29, 2010 6:00 pm    Assunto: Responder com citação

- nenamachado: Aqui na região norte ela é conhecida como cerejeira. Madeira de Lei. Protegida pelo IBAMA por estar entrando em processo de extinção. Dá uns móveis lindos e com o cheiro característico dela que toma conta do ambiente.

Ganhei uma muda da EMATER-RO. Está bem acanhada ainda. amanha posto umas fotos dela.

ela é ótima para bonsai principalmente pela estrutura dos galhos... quando adulta ela fica no estilo hokidashi, naturalmente.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
nenamachado

MensagemEnviada: Qui Jul 29, 2010 7:09 pm    Assunto: Responder com citação

obrigada amigos.... valeu as dicas....
eu só conheia as sementes usadas como medicamentos... não tinha ideia que era uma madeira tão apreciada...
obrigada a todos.... que venha a primavera.... Razz

Pitágoras
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: