|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Out 24, 2009 7:12 pm Assunto: USO DE VERMICULITA NA ALPORQUIA...! |
|
|
Pessoal, no link abaixo vocês podem ler várias postagens, no fórum da Bonsaimilenar, tratando do suo de vermiculita na alporquia.
O assunto é vasto, então, gostaria de discutir o assunto.
Eu não tenho conhecimento técnico, com embasamento firmado em experiências e/ou literatura mas, se alguém tiver tal embasamento (só para não ficar no ("eu acho...") poderia ajudar a todos discorrendo sobre o assunto:
http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?f=49&t=3460&st=0&sk=t&sd=a
=ALGUÉM JÁ FEZ ALPORQUIA USANDO VERMICULITA?=
ABRAÇO
_________________ _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

Registrado: 11/01/05 Idade: 62 Mensagens: 227 Localização: Piracicaba-SP
|
Enviada: Dom Out 25, 2009 2:31 pm Assunto: |
|
|
Já usei a vermiculita para alporquia e a utilizo muito como substrato enraizador de estacas. Mas na alporquia o esfagno é muito melhor demorando mais a secar e maior facilidade no manuseio da montagem, a vermiculita alguns grãos vão caindo no processo.
Mas vou ver o bonsai milenar
Um abraço |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 25, 2009 5:23 pm Assunto: |
|
|
Olá Chaddad!
Pelo que vc disse, realmente, na hora de colocar, o esfagno deve ser melhor.
Então, como vc vai ler as postagens no link acima, irei adiantar: 2 informações me chamaram atenção, a manutenção da umidade e o fato de que quando vc retira o alporque a vermiculita se solta sozinha, o que não acontece com o esfagno, que não podemos retirar na hora de plantar o alporque.
Acho isso importante pois já dá até para selecionar raízes.
Leia os post e retorne aqui com o teu comentário.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Wayner 1.o PASSO

Registrado: 05/05/09 Idade: 45 Mensagens: 108 Localização: Rio das Ostras-RJ
|
Enviada: Seg Out 26, 2009 8:28 am Assunto: |
|
|
Elio,
Em minhas alporquias só utilizo vermilculita. E é excelente!!!!!
Com uma seringa e agulha a cada dois dias vou injetando enraizador e nunca perdi um alporque, está semana vou postar algumas fotos.
Utilizo vermiculita também nos substrato em replantio de plantas, juntamente com caco de telha e terra.  _________________ Cordiais Saudações.
"OS PODEROSOS CORTARAM AS FLORES, MAS JAMAIS PUDERAM IMPEDIR A PRIMAVERA." |
|
|
 |
Serginho 1.o PASSO

Registrado: 14/02/05 Idade: 48 Mensagens: 164 Localização: Natal-RN
|
Enviada: Seg Out 26, 2009 9:28 am Assunto: |
|
|
Olha, já utilizei muito o esfagno, mas quebravam muitas raízes na retirada do alporque. Hoje só uso vermiculita, é excelente a sua retenção de umidade e na retirada do alporque ela se desprende fácil na água corrente.
abraços _________________ Estagiário de aprendiz de bonsaísta. |
|
|
 |
Luis A. de Macedo Rodrigu 1.o PASSO

Registrado: 27/09/05 Idade: 74 Mensagens: 100 Localização: Porto Alegre/RS
|
Enviada: Seg Out 26, 2009 10:09 pm Assunto: |
|
|
Élio,
Ao usar esfagno na alporquia, podes picar com uma tesoura de modo que aquele emaranhado do fios se transforme em pequenos pedaços. Isso deve ser feito com o esfagno seco e longe de correntes de vento pelo óbvio; apos picado então é colocado de molho em agua já com o hormonio enraizador que se vá usar. Quando se separar o alporque fica fácil de se retirar o esfagno bastando dar pequenas sacudidelas ou então mergulhar em água, ele se desprende facilmente sem danificar as raizes que ainda são muito tenras. Algumas pessoas aqui usam este método sem problemas.
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Seg Out 26, 2009 10:51 pm Assunto: |
|
|
rapazes,
preciso confessar uma coisa, por favor não rian, não sei uq é esfagno.. pra mim é igual caviar... nunca vi neim usei, só ouço falar!
quanto as alporquias tenho usado cacos de tijolos de 1 a 2mm
da certo!
porem, não tanto quanto a materia mostra!
rsrsr
bela materia Elio, obrigado por dividi-la conosco.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Out 27, 2009 7:41 am Assunto: |
|
|
Filipe, não esquenta não, é um tipo de musgo, que retém muita umidade. Por essa particularidade é usado em alporquias.
Ai uma foto. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Out 27, 2009 10:37 am Assunto: |
|
|
Já eu nos meus erros de iniciante cai na besteira de usar fibra de coqueiro (aquela que solta da base das folhas).
Resultado: as raizes viraram uma "touceira" porque nao pude tirar a fibra de coqueiro pois poderia quebra-las. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 27, 2009 7:05 pm Assunto: |
|
|
Wayner, Serginho............me parece que é uma das grandes vantagens é o fato dos grânulos se soltarem facilmente.
Velho amigo Luis!
Taí uma coisa que nunca pensei: Picotar o esfagno! Vivendo e aprendendo!
Filipe, o Junior já mostrou como é, agora é só procurar. Qualquer floricultura ou casa de arranjos florais, tem.
Pois é, Laudir, como não dá pra tirar o esfagno ou a fibra, e tem que plantar assim, depois, no próximo transplante fica muito difícil organizar o nebari.
Com a dica do Luis ou uso da vermiculita deve resolver esse problema.
abraço _________________ Elio
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 28, 2009 4:54 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio, uma coisa que sempre friso nos meus comentários é justamente a pesquisa de campo. E, nesse caso, campo quer dizer justamente o que nobre amigo fez: ir atrás de outras fontes de informação, visando com isso aprimorar o próprio aprendizado. Ao adentrarmos outros foruns de discussão, inclusive lusitanos e franceses, podemos aprender muito, ampliando dessa forma o leque de possibilidades de cultivo.
Dessa forma, é com grata satisfação que vejo que, além de asimilar novas informações, o nobre amigo ainda traz o enquete até nós, para discutirmos a respeito. Muito engrandecedor, isso.
Em relação a essa matéria, apesar de nunca ter feito uso da vermiculita com esse intuito, é algo a ser tentado e verificado. Sugiro que todos façamos testes nesse sentido, o que muito irá engrandecer esse tópico, vez que residimos em pontos espalhados por todo o país, e em cada região certamente haverá resultados diferentes, inclusive quanto a melhor época para a aplicação.
Até a presente data só tenho usado musgo esfagno, não só por ser um material facilmente encontrável, mas por reter maior umidade, como bem salientou outro colega. Creio que uma forma de melhor usar a vermiculita talvez seja com a colocação de um vasinho plastico, ao invés de usar o plastico apenas. Podemos prender o vasinho no próprio galho, como já foi anteriormente divulgado aqui no nosso forum, adicionando vermiculita em seu interior, até completar o recipiente. Dessa forma, creio que haveria uma maior retenção de umidade, além de facilitar a retirada posterior do alporque.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 28, 2009 5:05 pm Assunto: |
|
|
Estou testando um alporque numa forma mais tosca (rudimentar). Simplesmente envolvo terra adubada no anel de malphig e "encapo" com um plástico bem resistente. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Nov 04, 2009 3:57 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal!
Acho que o tópico está cumprindo seu objetivo. Coletar experiências!
Como o velho amigo Nicky disse, vamos experimentar e cada um achar o seu melhor. Eu confesso que sempre usei esfagno e o maior problema era, pelo fato de não poder tirar o esfagno, no transplante, o nebari deixava muito a desejar.
Com a dica do Luis (BonsaiSul) e dos que usam vermiculita, irei fazer experiência das 2 maneiras: Esfagno picado e vermiculita>
Um abraço _________________ Elio
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Nov 04, 2009 5:43 pm Assunto: |
|
|
Já eu estou usando a técnica mais rústica possível: TERRA
em minha cidade (vilhena - rondonia) nao tem um bendito lugar que venda esfagno ou vermiculita.
consegui um bom resultado num ficus benjamina e um figo.
o ficus nao é novidade pq este, como disse um amigo meu:
dá até em esponja de lavar louças, é só deixar ele em cima q brota
kkk _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|