|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Dez 19, 2010 10:58 pm Assunto: Problemas com Ácer - folhas queimando. Socorro! |
|
|
Olá amigos,
Estou com sérios problemas em um Ácer sobre a rocha.
Esta planta já apresentava este problema, todas as folhas que nasciam, ñ chegavam nem a se desenvolver e se queimavam. Resol vi um tratamento radical, transplantei a planta trocando todo o substrato e até mesmo a rocha em que estava antes, infelizmente ñ tirei as fotos da rocha antiga.
Coloquei substrato bem drenante com pedrisco e argila expandida e pouca parte de terra preta.
Após uma semana a planta começou a apresentar nova brotação e me surpreendeu enchendo de novas folhas que se desenvolveram bem e super rápido, assim acreditei ter acertado no tratamento, porém no começo da semana as folhas voltaram a apresentar problemas e queimarem.
O primeiro tratamento tentado antes do transplante foi tirar a planta do sol direto e colocá-la a meia sombra, sem sucesso. Agora ela ainda está a meia sombra e ñ sei o que fazer.
Será que alguém pode ajudar. Seguem fotos.
Transplante e nova rocha. Vejam que ñ havia quase folhagem:
1 semana depois com novas brotações:
Esatdo atual:
Em close:
Fico no aguardo. Gde abraço. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Dez 20, 2010 12:02 pm Assunto: |
|
|
Pode ser excesso de calor muito sol. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Dez 20, 2010 1:17 pm Assunto: |
|
|
O meu queimou assim de repente só porque troquei de lugar, sendo que o tempo de sol aumentou só um pouco... _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 20, 2010 7:31 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigos,
Qto ao sol ele está protegido sob outra prateleira. O local é o mesmo que estava antes do transplante e onde ele brotou vigorosamente. Sem mais nem menos começou a queimar. Hj fiz o seguinte procedimento:
Aumentei o tamanho dos furos de drenagem e aumentei a quantidade. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 10:00 am Assunto: |
|
|
Fala ai Marcião... conseguiu resolver o problema com este acer?
to com o mesmo problema aqui...
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 10:40 am Assunto: |
|
|
Pelo que me consta Acer gosta de muito frio, nem primavera ele gosta, moramos no Brasil, com clima muito quente, é dificil adaptação dessa plata, somente em região serrana ela fica bem pq é um pouco frio, fora isso ele tem muita dificuldade com nosso clima, ela está bem debilitada isso e por causa do calor ou mormasso, é um planta pra clima frio, não se adapta bem aqui no calor, são paulo as vzes é frio, mais a maioria do tempo é calor e mormasso não é?
por isso a dificuldade de adaptação da planta creio eu.
Pense Nisso
POr exemplo eu sou do RJ e nunca vi um acer aqui. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 12:12 pm Assunto: |
|
|
Olá oamit,
Então, o que me causa estranheza é que esta planta em específico cresceu em Sampa, me foi dada por amigo que a desenvolveu e que está a menos de 2 km de onde a planta está agora. Qdo ela chegou em casa logo começou a emitir novas brotações, porém assim que as folhas se desenvolviam voltavam a queimar e cair. Cm o substrato já estava velho fiz a troca do mesmo colocando em um vaso um pouco maior e trocando a pedra onde as raízes estão se desenvolvendo (estilo sobre pedra). Em menos de uma semana ela voltou a brotar vigorosamente e as folhas estavam lindas, porém novamente queimaram e secaram. Qto ao sol ela estava protegida pegando pouco sol, mas bastante luz. Desconfiei de 2 fatores, falta de drenagem no solo (havia colocado terra vegetal, pedrisco e argila expandida em partes iguais) achei que a terra estava mantendo o substrato muito úmido devido as costantes chuvas de dias seguidos que ñ dão tempo do substrato secar e tb do excesso de calor que tem feito nesse verão. Tomei as seguinstes providências: troquei o substrato novamente diminuindo a quantidade de terra, porém verifiquei as raízes p/ comparar como minha teoria e as mesmas apresentavam bom aspecto, ou seja, creio que o problema ñ foi o substrato. A segunda providência foi tirá-la totalmente do sol colocando-o em uma espécie de porão em casa onde é mais fresco, mas pega boa luminosidade. Já tem quase um mês, mas ela ainda ñ apresentou brotações.
Tinha tb um ácer de deshojo (muda da espessura de um lápis), digo tinha pq esse apresentava os mesmos problemas, mas ñ aguentou e morreu p/ minha tristeza, pois acho um dos ácers mais bonitos.
Tenho verificado quase que diariamente e esse tridente ainda está vivo. Estou aguardando que se recupere, pois agora ñ há mt a fzr, ou melhor, nada a fzr a ñ ser aguardar a natureza.
Valeu a observação. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 12:51 pm Assunto: |
|
|
você que pondo um enraizador poderiam DAr um UP NELA? uma forcinha a mais?
continuo desconfiando da adptação dela sobre aonde vc se encontra, visto que uma já veio a óbito, não acha que o problema é aonde vc está?
quando estava na casa do seu amigo ela tinha esses problemas das folhas queimando e tals? _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 5:02 pm Assunto: bonsai |
|
|
Donegá, o problema de sua planta está nas raízes e no tipo de solo usado por voce para cultivo. Sugiro que faça o quanto antes uma intervenção, visando modificar o solo; ele deve ser drenante, mas antes de tudo, deve conter material organico em sua composição; Um bom substrato para essa espécie deve conter: pedrisco, caco ceramico, terra granulada, bioplant.
A composição ishitsuki, ou seja, raiz sobre rocha, quando trabalhada com essa espécie e variedade, pede um aporte de musgo esfagno previamente umedecido com solução contendo hormonio enraizante disposto sobre a pedra, com as raizes apoiadas sobre ele, cobrindo as raizes com mais desse material, para só então prende-las, de preferencia usando cordão de algodão. Em seguida, enterra-se todo o conjunto, ocultando a pedra dentro do substrato, até a metade do primeiro terço do tronco da planta.
Essa variedade de acer, chamado de burgerianum ou tridente, é de longe a que possui as maiores qualidades de cultivo, por sua resistencia e adaptação a qualquer tipo de clima, sendo menos exigente quanto a isso como o acer palmatum, por exemplo. Menciono isso por experiencia própria, vez que em meu viveiro, que fica no DF, em pleno cerrado do planalto central, tenho diversos exemplares, obtidos via alporquia, estaquia, ou comprados em SP e PR.
Contriariamente ao que postula o colega carioca, no RJ há belissimos exemplares, tanto dessa variedade quanto do palmatum, em coleções de bonsaistas reconhecidos nacionalmente. Não é o clima, nem o sol, ou o cultivo em local sombreado, que está prejudicando sua planta, portanto.
Ao adotar os procedimentos que estou sugerindo, verá que ocorrerão mudanças ansiadas por voce, em relaçao a essa planta.
Veja alguns acer tridente que cultivo:
Esclarecendo que o cultivo que faço é a pleno sol, com rega apenas ao final da tarde, faça o calor que fizer, e adubação periódica, com aporte a cada 45 dias, inclusive no inverno.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 5:13 pm Assunto: |
|
|
sim pode até pegar mais nunca terão as caracteristicas de uma planta de inverno que ela é, nunca terá as colorações das folhas, sera sempre verde, fogindo totalmente das caracteristicas da mesma.
estou aprendendo.
e estou passando o que o bonsaista credenciado me passou, quando mostrei a ele o tópico.
sem mais.
um abraço. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 08, 2011 12:50 pm Assunto: |
|
|
Olá oamit,
Valeu as dicas, porém fico na dúvida qto a temperatura pelos motivos já mencionados pelo amigo Nicky e pelo fato de a planta ter sido criada desde muda mt pequena há apenas 2 a 3 km do local onde está agora, ou seja, o clima é o mesmo.
Olá Nicky,
O material orgânico que utilizei no substrato é terra vegetal adubada de boa procedência, devo ter usado em torno de 20%. Cm o transplante mais recente tem pouco tempo, estou na dúvida de fazê-lo novamente e estressar d+ a planta. Abaixo segue as fotos da planta e pedra que foi utilizada no 1º transplante feito em novembro de 2010. Dá p/ visualizar bem as raízes. O único problema é que usei fitilho plástico ao invés de barbante de algodão cm vc mencionou. Nesse último transplante a quantidade de raízes já era bem maior e foi toda aproveitada com excesão de algumas poucas que sempre acabem por se quebrar.
No aguardo de comentários. Abraços _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 12:08 pm Assunto: bonsai |
|
|
Donegá, um erro crasso na composição do substrato que voce diz ter usado pode ser o fator desencadeador: terra adubada. Não se usa adubo de espécie alguma na composição inicial do substrato. Este deve ser o mais estéril possivel, sem nenhum tipo de composto que proporcione adubação inicial.
A adubação é um fator preponderante a ser usado apenas decorridos 30 a 45 dias após o envase. Enquanto isso, a planta irá se manter graças a sua reserva de energia, contida nas raizes, caules e folhas, se houver. Nada de adubo, apenas material drenante esteril, como o que eu recomendei.
Oamit, em relação ao tom outonal das folhas do acer burgerianum, devo salientar que aqui no planalto central elas ocorrem. Talvez o nobre colega espere que tenhamos, no Brasil, as mesmas cores que os aceres têm no Japão, mas isso, naturalmente, nunca irá ocorrer. Entretanto, devo salientar que, apesar disso, considero interessante termos essa espécie para trabalhar e formar lindos bonsai com elas, independente de que fiquem com as folhas vermelhas, verdes, amarelas, ou qualquer outra tonalidade. O importante, mesmo, é que a planta esteja sempre saudável e com uma boa densificação.
Há muitos anos que os cultivadores nacionais buscam reproduzir em nosso país algumas das espécies denominadas tríades do bonsai tradicional japones: acer, pinheiro e junipero. Algumas variedades dessas tres espécies vão bem, quanto ao cultivo, mais que outras. Por isso, elegi o acer tridente, o pinheiro negro e o junipero shimpaku. Outros, como o pessoal do sul do país, consegue cultivar bem o acer palmatum, o pinheiro branco e vermelho e outras variedades de junipero.
Acho que cada região é adequada a uma variedade, o que limita certas pretensões da maioria de nós, mas que, por outro lado, permite que cultivemos um material que retorna com ótimas respostas quanto ao cultivo. Claro, se quisermos ter por exemplo um acer palmatum de montanha, que os japoneses chama de yama momiji, certamente em nenhum ponto do território nacional será possível seu cultivo, vez que um dos requisitos essenciais para sua manutenção é o clima frio, de montanha, onde a neve é uma constante.
Mesmo no Japão, aliás, essa variedade de acer só é possível em determinadas regiões, e em outras não. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|