|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Renan Alves Santos

|
Enviada: Ter Dez 04, 2012 9:26 pm Assunto: Coleta de Yamadori de Tamboril (Timbaúva, Orelha de Negro) |
|
|
Enviada: Dom Dez 02, 2012 11:05 pm Assunto: Coleta de Yamadori de Tamboril
Inspirado por meus amigos de fórum Wellington e Fulvio aos quais dias atrás postaram fotos de uma coleta de yamadori de Flamboyant, resolvi também fazer uma coleta. No meu caso a especie escolhida foi o tamboril, (timbaúva, orelha de negro em outras regiões) temos muito aqui na região e encontrei alguns num futuro loteamento.. Resolvi colhe-los e compartilhar com a galera a fim de receber ajuda na condução da planta. Uma surpresa não muito agradável foi que ao retirar a planta notei que ela possuía poucas raízes e uma especie de ''batata enorme" no final das raízes dificultando acho eu o manuseio para bonsai. Após a coleta coloquei a planta num vaso com a mesma terra que ela se encontrava em seu ambiente, e dei uma leve serrada na tal batata para que coubesse no vaso deixando apenas as poucas raízes laterais! Pois bem, as perguntas são as seguintes: Será que ela vai pegar? O substrato ideal nesse momento é a mesma terra em que ela se encontrava antes? O que fazer pra aumentar as chances de que a planta pegue? Sugestões e criticas são muiiiiito bem vindas!
Mais imagens da "batata". Essa de uma outra planta, deixei intacta até ler a opinião dos amigos do fórum!
 |
|
|
 |
Renan Alves Santos

|
Enviada: Sáb Dez 08, 2012 2:40 pm Assunto: |
|
|
alguém conhece a espécie? |
|
|
 |
Claudio Clementino 1.o PASSO

Registrado: 22/05/12 Idade: 27 Mensagens: 184 Localização: Salgueiro-PE
|
Enviada: Sáb Dez 08, 2012 5:46 pm Assunto: |
|
|
Eu conheço mais nunca vi bonsai dele. |
|
|
 |
Renan Alves Santos

|
Enviada: Ter Dez 11, 2012 10:01 am Assunto: |
|
|
Também nuca vi bonsai dele! .. mais não vai ser por isso que vou deixar de tentar.. abraços! |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Dez 11, 2012 11:29 am Assunto: |
|
|
Renan...blz!?
Tenho 5 trabalhos em andamento com está espécie, assim que puder mostro a vç aqui, nenhum em vaso definitivo ainda... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Renan Alves Santos

|
Enviada: Ter Dez 11, 2012 7:37 pm Assunto: |
|
|
e aí Marco, tudo bom e vc? Que otima noticia, to muito curioso pra ver.! Além do yamadori e que estou esperando brotações, também tenho várias mudas cultivadas desde a semente! assim que puder quero ver suas plantas, abraço! |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Sex Dez 14, 2012 6:05 pm Assunto: |
|
|
Renan,
Essa batata dela facilita muito a pega, pois armazena a maior parte da energia da planta.
No entanto, essa mesma batata é que faz com que tenha tão poucas raízes, já que não necessita sugar tantos nutrientes do solo como uma planta que não a tivesse.
Sugiro, então, para diminuir essa característica, um substrato composto por areia grossa (80%) e caco cerâmico (20%), que irá estimular a produção de raízes.
Não é muito comum ver essa espécie sendo conduzida como bonsai, pelo fato de ter um crescimento apical muito acentuado, dificultando a formação de uma copa apresentável.
Como cresce muito rápido, sugiro, então, para contornar esse problema, podá-la com uma frequência maior do que usualmente se faz com outras plantas. Assim, estimula-se a brotação de gemas latentes, que nunca iriam brotar se não fosse dessa forma. Tenho feito esse processo em plantas de difícil formação aérea, como a castanheira do maranhão, e tenho obtido bons resultados.
Abraços. |
|
|
 |
Renan Alves Santos

|
Enviada: Sáb Dez 15, 2012 11:28 am Assunto: |
|
|
Bls Thiago? Realmente imaginei isso a respeito da batata! Ainda mais aqui na minha região que tem pouca chuva, assim, essa batata seria uma reserva de água e nutrientes para a planta conseguir suportar o grande período sem chuvas que temos aqui na região, fato é que nos períodos mais secos onde a maioria das arvores aqui como são semi-decíduas perdem suas folhas e ficam secas, em estado de dormência, o tamboril é umas das únicas espécies que permanece verde durante todo o ano!
A respeito do meu exemplar seguirei todas as dicas do amigo, já tinha lido a respeito das dificuldades da espécie como bonsai, porém vou tentar!
Meu exemplar já está a soltar alguns brotos, assim que der posto algumas fotos para que acompanhem e me dê sugestões!
Obg Thiagão! Abraços! |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Sáb Dez 15, 2012 11:34 am Assunto: |
|
|
Não há do que agradecer, Renan.
Aguardarei as fotos. |
|
|
 |
Renan Alves Santos

|
Enviada: Qui Dez 27, 2012 1:59 pm Assunto: |
|
|
Atualizando .. Brotações intensas, como já tinha mim adiantado o amigo Thiago Batista!
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|