FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Vasos
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 31, 2010 6:29 pm    Assunto: Vasos Responder com citação

Só uma duvida boba em qual momento uma planta deve ser transplantada para um vaso de bonsai, e após isto como vocês passam a tarbalhar com ela ? Question Question Question Question Question Question Question
Abraços.
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2010 2:52 am    Assunto: Responder com citação

rafaranter a planta começa a ir para vasos menores quando não queremos mais que o tronco engrosse. Nesse ponto a planta sofre podas drásticas para reduzir o tamanho e passa para os vasos de treinamento (mais largos e mais rasos) que servem para desenvolver o nebari de forma mais radial e quando as raízes estiverem bem ramificadas e saudáveis a planta vai para o vaso de bonsai. Após a planta ir para vasos mais rasos os trabalhos que podem ser feitos são a construção da copa, tanto o desenvolvimento de galhos como a ramificação, trabalhos em madeira morta e trabalhos no nebari. Na verdade, depois de ir para um vaso menor, só o que não dá para fazer é engrossar o tronco.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2010 11:38 am    Assunto: Responder com citação

Sua pergunta está longe de ser boba. Eu considero o vaso a última tarefa, eu cultivo a bastante tempo, cultivo mais de 400 vasos, sendo em vaso de bonsai menos de 10% só, acho que oito anos de cultivo já cai bem um vaso adequado. O treinamento da planta é como um atleta, quando pomos a planta em um vaso adequado de bonsai é como a aposentadoria do atleta, ou seja, muita bagagem na mala.Abç pra galera toda aí!
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2010 9:03 pm    Assunto: valeus Responder com citação

Pessoal vejo que tenho muito o que aprender mas agradeço a paciência de todos muito o brigado. Wink
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 03, 2010 8:12 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:
Na verdade, depois de ir para um vaso menor, só o que não dá para fazer é engrossar o tronco.

Por que?

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 03, 2010 8:27 pm    Assunto: Responder com citação

Guilherme
Digamos que sem espaço a planta estabilita.
contrario da mamadeira.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 03, 2010 8:37 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que entendi...
Então é mantida a linha entre a nutrição mínima necessária e a necessidade de crescimento, certo?

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 03, 2010 8:39 pm    Assunto: Responder com citação

Guilherme o tronco de uma planta tem uma espessura equivalente ao número e grossura de seus galhos e tudo isso serve para manter as folhas, então, quanto mais folhas mais o tronco engrossa, mas para que haja muitas folhas é necessário espaço para o crescimento das raízes, pois, são elas que "alimentam" as folhas retirando do solo todos os nutrientes que a planta precisa. O tronco, então, é como se fosse um encanamento que faz esse "transito" entre as raízes e as folhas e ele engrossa a medida em que aumentam as quantidades de folhas e raízes. Quando nós podamos uma planta para criar um bonsai nós eliminamos uma grande quantidade de raízes, de galhos e folhas, por isso o tronco não engrossa mais, porque ele não tem mais a necessidade de crescer para sustentar um fluxo de nutrientes menor.

Talvez alguém tenha uma explicação de forma mais didática do ponto de vista da botânica que fique mais fácil de entende, mas espero que a minha tentativa de explicação tenha dado para o gasto Laughing .

Abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 04, 2010 3:23 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Mário, obrigado pela explicação.
Entendi o que você quis dizer. Xilema, floema... xD

Citação:
(...) por isso o tronco não engrossa mais, porque ele não tem mais a necessidade de crescer para sustentar um fluxo de nutrientes menor.

Esse foi o ponto principal ;D

Obrigado!

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: