FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jasmim-laranja - Yamadori
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 20, 2012 9:36 pm    Assunto: Jasmim-laranja - Yamadori Responder com citação

Olá a todos!

Pessoal, na minha casa existe este pé de Jasmim-laranja (Murraya paniculata) que está para ser removido, pois a casa se encontra em reforma e os arquitetos que fizeram o projeto para os meus pais inventaram de fazer uma passarela logo onde ele fica!

É um pé que tem aproximadamente 10 anos!

Vive florido o ano todo, muito robusto, muito saudável.
E para não perdê-lo resolvi tentar fazer um yamadori para um futuro bonsai.

Ainda não foi retirado da terra, mas hoje tive que ir fazer uma poda nela para já mantê-lo mais ou menos no aspecto que inicialmente pensei, em como ele poderia ficar. Inicialmente penso em tê-lo com a altura que se encontra, em torno de 60 a 70 cm de altura.

Gostaria da opinião dos amigos a respeito desta árvore e como eu deveria proceder corretamente para não perdê-la, haja vista que é uma planta difícil quanto ao processo que passará.

Peço também, que se for possível uma ajuda dos amigos para me auxiliarem em podas, estrutura, projeções, etc., para eu ter uma ideia de como proceder bem! Sem mais delongas, abaixo imagens dela!

Detalhe que peço que pensem que irei realizar o meu sonho de ter um bonsai dessa espécie!! Rolling Eyes

Agradeço desde já!
Abraços

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 22, 2012 7:11 pm    Assunto: Responder com citação

Alguém alguma sugestão? Embarassed
Cleuber

MensagemEnviada: Qua Fev 22, 2012 9:46 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo, pelas fotos, ao meu entender, você está realizando o processo inverso ao cavar próximo ao tronco. Se houver tempo hábil o interessante é realizar a escavação o mais longe possível do tronco, completar com material bem drenante e regar com algum enraizante para estimular o crescimento de raízes capilares e esperar a época mais propícia para retirá-la. Se não houver tempo por conta das obras faça da mesma forma, escavação longe do tronco para preservar ao máximo as raízes e tentar retirar o torrão inteiro.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 22, 2012 9:49 pm    Assunto: Responder com citação

Cleuber,

eu retirei a terra da base da planta para perceber o nebari e mostrar aos amigos aqui do fórum. Agradeço pela dica, mas estou ciente disto também! Very Happy

Valeu
Abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: