|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Sex Jul 23, 2010 4:01 pm Assunto: Direto na mamadeira |
|
|
Algumas plantas têm crescimento de raiz muito lento. Então eu coloquei direto na mamadeira, sem usar o escorredor. Vocês acham que pode dar problema com o excesso de adubação? Nesse caso eu deveria continuar colocando fertilizante normalmente? |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Sex Ago 06, 2010 12:33 pm Assunto: |
|
|
Paulo o que posso te falar sobre crescimento realmente e escorredo+mamaderia. No entanto a algum tempo plantei algumas mudas minhas direto no chão o crescimento a fora do normal, porem requer de voce um cuidado quase diario. Tenho mudas em garrafa pet que retirei do chão sendo necessario cortar toda garrafa. _________________ Ora, para aquele que está na companhia dos vivos há esperança; porque melhor é o cão vivo do que o leão morto.
Ecl:09:04. |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Sex Ago 06, 2010 7:52 pm Assunto: |
|
|
Problema acredito que não...
A vantagem do escorredor que é mais fácil a manutenção.
oque vc usou como substrato???
outro dia andei matando umas plantinha minhas porque não deixei curtir direito o esterco bovino. |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Dom Ago 08, 2010 11:06 pm Assunto: |
|
|
Usei uma mistura de esterco com matéria orgânica vegetal decomposta tirada de uma mata. Bem nutritivo. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Ago 11, 2010 4:22 pm Assunto: bonsai |
|
|
Paulo, o esterco curtido, seja ele de gado ou ave, é rico em matéria orgânica. Por outro lado, com a constante rega, diária, ocorre o que chamamos de lixivação: o adubo irá se decompor gradativamente, saindo pelos orificios de drenagem. Em decorrência do sol forte, ventos, chuvas, agua da rega diária, com o tempo o adubo orgânico se decompõe, perdendo suas propriedades nutritivas para a planta, sendo necessário, então, novo aporte.
Plantar uma espécie qualquer em um escorredor, sobrepondo este em uma bacia, forma o que se costuma denominar "mamadeira". Plantar diretamente na bacia, ou apenas no escorredor, não há nada de mais, todos nós fazemos isso em alguma etapa ao longo do desenvolvimento da planta.
É comum, igualmente, e até recomendável se o cultivador tiver espaço, plantar no chão, onde a planta é deixada crescer livremente por um ano ou dois, sendo então retirada e replantada em bacia ou escorredor (colocando este então sobre a "mamadeira"). Cultivada então por outro ano ou dois, volta novamente ao solo, para correção, seja de tronco, raiz ou galhos.
Esse tipo de cultivo geralmente é controlado, sendo efetuadas apenas as podas de manutenção necessárias, cortando-se galhos demasiado longos, por exemplo, ou reduzindo-se o comprimento de raízes grossas.
Uma planta qualquer em uma bacia, esteja o substrato bem composto por materia orgância, deverá receber novo aporte de adubação em períodos alternados, isto é, a cada 45 dias, exceto no inverno. Com isso, a planta estará sempre bem nutrida, podendo se desenvolver bem, sem vir a sentir falta dos nutrientes necessários ao seu crescimento e formação estrutural.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 13, 2010 1:52 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado pela explicação, foi muito esclarecedora. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Sáb Ago 14, 2010 11:18 am Assunto: |
|
|
Mas se colocarmos minhocas no substrato, não precisaremos mexer nós mesmos na terra, certo? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|