Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Drop13 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 04, 2010 12:19 am Assunto: Arame, Poda, Transplante. O que usar?? |
|
|
Olá Pessoal! Mais uma vez venho recorrer a experiencia de todos para saber:
Vou rearranjar minha pitangueira que está a uns 2 anos sem cuidados. por tanto vou poda-la, transplanta-la e arama-la.
-Porém nao sei quais caracteristicas devem ser respeitadas para o arame (metal, espessura, etc)?
-Devo vedar os galhos maiores com algum tipo de material?
Att
Pedro |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Ago 04, 2010 11:47 pm Assunto: |
|
|
Olá Pedro!
Algumas consideração:
A ordem é: Podar, aramar e só depois transplantar.
O arame: Aluminio
Bitola: sem saber a espessura do galho, não tem como dizer a bitola. O negócio é testar. Se aramar, vergar e o ramo voltar é porque a bitola é menor do que a ideal.
Proteção dos ramos mais grossos é importante: Ráfia vegetal ou borracha de pneu de bicicleta.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qui Ago 05, 2010 8:39 pm Assunto: |
|
|
Curiosidade: qual o efeito da proteção dos ramos? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Ago 05, 2010 9:14 pm Assunto: |
|
|
Guilherme, basicamente tem 2 funções:
1. Proteger a casca
2. Se, ao dobrar o galho ele vier a rachar, a parte que rachou não se desprende do galho/tronco e logo cicatriza novamente, "solda".
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qui Ago 05, 2010 9:51 pm Assunto: |
|
|
Ah, OK!
Obrigado! ^_^ _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
LeonardoAguiar

Registrado: 01/12/08 Mensagens: 19 Localização: Campina Grande - PB
|
Enviada: Ter Ago 10, 2010 12:01 pm Assunto: |
|
|
Quanto ao arame, pode ser fio de cobre? |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Ago 10, 2010 12:14 pm Assunto: |
|
|
cobre eu considero o melhor _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Vitor Martin

Registrado: 17/06/06 Mensagens: 96 Localização: Maceió - Alagoas
|
Enviada: Ter Ago 10, 2010 5:50 pm Assunto: arame |
|
|
Leonardo,
A diferença entre os arames é a maleabilidade. O arame de alumínio é bem mais maleável e portanto fácil de trabalhar. O de cobre é mais duro, rígido, o que em alguns momentos pode dificultar a aramação, principalmente em copas mais densas ou em galhos bem ramados.
Outro recurso que pode ser utilizado em algumas situações e que na minha opinião é até pouco utilizado no Brasil é a tração de galhos. Para posicionar os galhos você traciona e "amarra" nas raízes, na amarração de arame do vaso, ou até no próprio vaso.
Em relação ainda aos arames, eu utilizo o fio de cobre rígido de 2,5mm com sucesso. Em galhos mais grossos passo dois fios e nunca tive problemas.
No bonsai, pelo menos pra mim, vale muito o "tentativa e erro", para adequar os materiais de trabalho.
Abraço,
Vitor Martin |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 10, 2010 10:46 pm Assunto: |
|
|
Como o Vitor disse, vc pode usar o de cobre ou aluminio.
Eu prefiro usar aluminio e uso bitolas de 0,7 mm até 6mm.
Costumo usar várias bitolas numa mesma planta, desde a mais grossa no tronco até a bem fininha nas postas dos raminhos.,
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Ago 11, 2010 9:47 am Assunto: |
|
|
só uma ressalva minha:
o arame de cobre q eu uso é aquele de motores elétricos que queimaram.
Este arame é mais maleavel _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|