|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Diziano
|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 6:32 pm Assunto: Minha segunda pitangueira |
|
|
Como a minha primeira pitangueira está muito pequena e já estou seguindo as orientações aqui do fórum eu parti para uma um pouco maior, que eu acho que já posso mexer um pouco mais.
A história dela é o seguinte:
No final do inverno passado minha namorada tinha uma pitangueira no meio do terreno e resolveu arrancá-la. Como ela não tinha uma enxada por perto e não conseguia puxar ela só cortou o tronco. Terça feita dessa semana ela percebeu que a pitangueira havia brotado e resolveu extraí-la do solo e dar pra mim, . Pena que ela arrancou nessa época né mas agora já foi.
Segue as fotos. Eu devo cortar a raíz pivot que ta enorme, ou o que devo fazer?
Gostaria de cuidar muito bem, pois foi um presente da pessoa que mais amo. Obrigado. |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 6:54 pm Assunto: |
|
|
Agora não era a melhor hora para isso mais ja que ta feito... Desfolha ela... Planta em areia pura e hormonio enraizante...
Vc podou a raiz pivotante? _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 6:59 pm Assunto: |
|
|
Leandro Ferraz escreveu: | Agora não era a melhor hora para isso mais ja que ta feito... Desfolha ela... Planta em areia pura e hormonio enraizante...
Vc podou a raiz pivotante? |
Em podando a pivotante, passa pasta cicatrizante no corte dela para que não se abra uma porta para os fungos! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Diziano
|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 7:27 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas respostas.
Não podei nada ainda, ela está como na foto. Devo cortar a pivotante. Poderiam me fazer um risco na imagem para eu saber onde cortar? |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 8:02 pm Assunto: |
|
|
 _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Diziano
|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 8:52 pm Assunto: |
|
|
Laudir, muito obrigado
eu sei que temos que ter muita paciência e eu estou tendo. Mas ela está na agua e eu preciso agir rápido pra ela não morrer né.
Mas eu não tenho coragem pra cortar tanto assim.
Dá me uma leve impressão que se eu fazer isso ela vai morrer :'(
Mas acho q vou fazer então. |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 7:52 am Assunto: |
|
|
MUITO IMPORTANTE!
Não passar pasta cicatrizante em corte de raizes!!!!!!!!
Motivo, a pasta cicatrizante serve como fungicida, no solo temos uma serie de fungos e bacterias, na maioria das vezes beneficos a planta. Se passamos a pasta vamos eliminar esses micro organismo. _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 7:59 am Assunto: |
|
|
Rodrigo_Dias_RJ escreveu: | MUITO IMPORTANTE!
Não passar pasta cicatrizante em corte de raizes!!!!!!!!
Motivo, a pasta cicatrizante serve como fungicida, no solo temos uma serie de fungos e bacterias, na maioria das vezes beneficos a planta. Se passamos a pasta vamos eliminar esses micro organismo. |
Desta eu não sabia!!! Acabei passando numa bougainville q coletei ontem! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Diziano
|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 8:05 am Assunto: |
|
|
Obrigado pela dica, eu também não sabia.
Eu ainda não fiz nada, acho q vou fazer o corte mesmo como disse o laudir.
Alguma sugestão? Planta em areia mesmo?
Obrigado pelas respostas. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 8:42 am Assunto: |
|
|
Corte como o Laudir falou. A areia vai ajudar na formação do sistema radicular.
De repente pode aproveitar e colocar num esorredor com areia e um pouco de terra orgânica, para depois fazer mamadeira
Mas não demora muito para plantar. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Diziano
|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 8:52 am Assunto: |
|
|
Obrigado nikkei, vou cortar.
Coloco areia grossa ou fina?
Devo desfolhar mesmo ( to achando muito arriscado, pois ela ta fraca e a época né ). A terra organica coloco na bacia só né? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 10:22 am Assunto: bonsai |
|
|
Diziano, a maneira como a planta foi retirada do solo e a época atual, depõe contra a recuperação dela. Entretanto, como disseram bem os demais, em relação a isso nada há a ser feito.
Por isso, sugiro ao nobre colega proceder conforme indicado: enterre em areia grossa de rio, dessas usadas na construção civil, sem peneirar. Adicione à areia um pouco de caco ceramico, apenas para garantir uma drenagem maior. Não corte a pivotante nem desfolhe a planta. A recuperação deverá ser em local onde a planta receba luz e calor solar a maior parte do dia, evitando porém sol muito forte.
Lembrando que se na agua onde ela esteve depositada não tiver o nobre colega adicionado algum tipo de solução enraizante, se a planta tiver sido plantada na areia, faça o acréscimo, diluindo o hormonio na agua da rega diária. A rega, a propósito, deverá ser repetida tão logo o nobre colega perceba que a areia está seca abaixo da superficie do solo. Para confirmar, é só enfiar os dedos e puxar um pouco do interior. Estando umida, evite regar.
Isso por que quanto mais umida ficar a areia em seu interior, melhor para a planta. Não pode é ficar encharcando a areia todo dia. Espere secar bem entre uma rega e outra. Não adube, em hipotese alguma, antes que a planta volte com novas e vigorosas brotações por todo o tronco. Geralmente, isso ocorre num espaço de dois a seis meses, quando retiramos no período correto e da maneira certa. No caso da sua, poderá demorar um ano até que a planta esteja saudável novamente.
Até lá, ela irá se nutrir com sua própria reserva de energia e com a umidade restrita contida na areia. Nada mais, nada menos. É ter paciência e aguardar.
Rodrigo, a informação que vc prestou sobre a aplicação de pasta cicatrizante em cortes na raiz está equivocada, a meu ver. Afinal, os microorganismos de que fala são conhecidos por micorriza, e sua ação
funciona como uma associação mutualista não patogênica entre certos fungos do solo e as raízes da planta. A planta, através da fotossíntese, fornece energia e carbono para a sobrevivência e multiplicação dos fungos, enquanto estes absorvem nutrientes minerais e água do solo, transferindo-os para as raízes da planta, estabelecendo assim a mutualista da simbiose.
Os cortes na base da planta, quando cortamos por exemplo uma raiz pivotante grossa, em nada sofrem em termos de perda dessa associação. Pelo contrário. Ao deixarmos exposta uma parte vulneravel da planta, corremos sério risco de comprometer, fornecendo uma via de acesso rápida e desprotegida para o ataque de agentes patogenos agressivos, que nada têm a ver com a micorriza, além de permitir o inicio de putrefação, haja visto que a umidade excessiva numa area de madeira exposta leva, consequentemente, a ação degenerativa, mais conhecida por podridão.
Por isso, julgo que devemos ter cautela com cortes nas raízes, aplicando de imediato uma pasta cicatrizante, que sabidamente contém, dentre outros elementos,resina natural, impermeabilizante, parabenos, anti-séptico natural, funcicida natural, corante mineral e solvente hidroalcoólico para proteger os cortes contra a ação de microorganismos nocivos.
Além disso, como a micorrização pode aumentar significativamente a absorção de nutrientes do solo pela planta, resultando em plantas mais nutridas e vigorosas, é de esperar que essas plantas micorrizadas também possam resistir ou tolerar melhor o ataque de patógenos do solo. Ao impermeabilizarmos os cortes, estaremos então promovendo a correta ação da micorriza, enquanto, ao mesmo tempo, protegemos a planta da ação de agentes patógenos nocivos.
Muitos bonsaistas desconhecem ou dão pouca importancia a isso. Talvez, por esse motivo, insistam tanto em difundir e perpetuar técnicas ultrapassadas de controle, como essa que o nobre colega informou. Acredito que, apenas com estudo e analise de matéria atualizada sobre esse e outros temas importantes para o cultivo, é que poderemos, aos poucos, ir esclarecendo e dirimindo dúvidas a respeito, mudando, enfim, conceitos tão longamente arraigados, que mais que ajudar, acabam mesmo é atrapalhando o desenvolvimento de nossas plantas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Diziano
|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 10:31 am Assunto: |
|
|
Muito obrigado nickyfury, estou muito grato. Que bom que não tomei nenhuma medida precipitada. Irei hoje mesmo colocá-la na areia. Como a pivotante é grande vou colocá-la em um balde e fazer uns furos no fundo do balde. Vou colocar cacos de tijolos junto.A noite posto fotos para verem como ficou. Muitíssimo obrigado. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 10:50 pm Assunto: |
|
|
Nick, acho houve uma falha de interpretação ou de relatar.
No caso da PASTA CICATRIZANTE, é composto de resina natural, impermeabilizante, BHT, parabenos, anti-séptico natural, funcicida natural, corante mineral e solvente hidroalcoólico para proteger os cortes contra a ação de microorganismos (no caso da biofert).
Como eu citei acima, no solo temos uma serie de fungos e bacterias, se a pasta tem, tambem, como função acabar com os fungos pode ser que a minha ação microbiana seja comprometida.
Algumas espécies de fungos são depredadoras de protozoários e de nemátodos. São em geral menos exigentes em cálcio e mais tolerantes da acidez do que as bactérias.
Certos fungos vivem em simbiose com as raízes de plantas superiores, cujo desenvolvimento parecem beneficiar. As associações de fungos e raízes são conhecidas por micorrizas.
Se a micorriza é uma ação mutualistica entre fungos e jogamos um fungicida na terra e depois regamos acabamos formando uma ''calda fungicida'', tipo uma calda bordalesa ou ate mesmo uma calda sufocalcica (muito mais agressivas se jogadas diretamente no solo). Mas é capaz de atacar meus fungos da mesma forma.
Respeito e admiro seu trabalho, mas não procedo igual.
Obrigado pela contribuição. _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|