|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Maio 15, 2007 4:23 pm Assunto: Algumas dúvidas importantes! |
|
|
Olá pessoal!
Abaixo coloco 5 questões que eu ainda tenho dúvidas. Poderia colocar uma em cada tópico mas, todas juntas, poupa tempo aos que forem responder.
1. Melhor aramar no outono ou na primavera?
2. Adubação no inverno. Devemos suspender para todas as espécies ou só para as caducifólia.?
3. Alporquia. Envolver com plástico incolor ou preto? Plástico preto absorve calor. Isto favorece o enraizamento?
4. Adubação logo após poda de raízes e transplante não é recomendado pq pode queimar as raízes visto que a rizosfera foi destruída. E a adubação foliar, pode? Esta não queimará as raízes!
5. Porque a Nana costuma secar e perder galhos? Alguém sabe a causa? A gente acaba tendo que reestilizar para literati!............rs!!
É isso aí pessoal! Creio que as respostas ajudarão não só a mim mas a muita gente.
Abraço e até dia 25/05! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Maio 15, 2007 6:04 pm Assunto: |
|
|
Grande Elio,
Quanto mais experiência, mais se conhece e com isso mais dúvidas se tem, grande é aquele que pergunta com humildade e sinceridade, vou ficar de olho neste tópico, para ver se aprendo!
Grande abraço meu amigo,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Maio 15, 2007 7:01 pm Assunto: |
|
|
Alô Xará e amigos!
Cada um pode responder daquilo que tem alguma experiência.
Então vou responder apenas sobre a ALPORQUIA:
O plástico preto é mais indicado não apenas por fixar mais calor mas sim porque simula a escuridão da terra, onde as raizes se desenvolvem. Mas hoje, se indica, e o grande lance é fazer a alporquia com plástico transparente amarrando e em cima deste colocando o plástico preto. Isso facilita para "conferir" depois de algum tempo se já enraizou: você retira somente o plástico preto e pelo transparente vê se já tem raízes no substrato. Se fizer o alporque somente o plástico transparente, mesmo que a planta enraizar vai demorar muito para as raizes aparecerem pois elas terão a tendência de ficar mais "escondidas" dentro do substrato.
Mas vou colocar aqui uma experiência de plástico com o qual tive ótimos resultados: o saco de ração para cães ou gatos. Único problema é que para conferir se já enraizou tem que abrir. Mas o enraizamento é formidável.
Abraços
Elio Luis Secchi |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Maio 15, 2007 7:09 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio,
Sábio ditado aquele que diz que "macaco velho não mete a mão em cumbuca",
E acrescento: "ainda mais quando a cumbuca é ofertada por uma macaco ainda mais velho, hein?"
Não dava para fazer umas perguntinhas mais fáceis? tipo: por que chove mais no sul que no nordeste? ou algo parecido?
Cara, essa da Chamaecyparis é de lascar!!! Tambem quero uma boa resposta para aprender a lidar com ela. Há pouco, no evento da Casa Bonsai, no Pier 21 aqui em Brasilia, soube pelo atual proprietário de uma linda Nana criada pelo mestre Hidaka, que a planta está quase que só a madeira morta. Definhou, definhou, e seca, sem nenhuma razão para tanto, e sem que se possa estar fazendo nada para recuperá-la. É uma planta que foi, inclusive, capa de uma daquelas antigas revistas de bonsai, Universo ou Mundo do bonsai.
Quanto aos demais questionamentos: o do uso de plastico preto, creio que vai muito do cultivador. Eu uso o transparente. O bonsaista Paulo Boaventura, aqui de Brasilia, gosta de usar vasos plásticos, cortados ao meio, colocando após o musgo, terra granulada misturada com areia e terra "vegetal". Ele abandonou definitivamente o plastico, preto ou transparente, e diz ter melhores resultados assim.
Quanto a aramagem: creio que depende da região do país em que se está. Aqui em Brasilia, por exemplo, acho a época atual a melhor para aramar acer, piracanta, celtis, ficus, murta, dentre outras. Os pinus e juniperos ficam mesmo para o inverno.
A adubação eu não suspendo. Apenas adiciono menos que o costumeiro durante o inverno. Quanto ao adubo foliar, ele não fica adstrito às folhas, vez que com a rega, acaba indo parar no solo, e daí, direto para as raízes.
Mas aguardemos outros colegas se pronunciarem sobre tão intricadas dúvidas, hein?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Ter Maio 15, 2007 8:19 pm Assunto: chaemaciparus |
|
|
Elio, Aprendi atraves de Osmose , a cuidar dela! Tem que se eliminar os adubos quimicos , aquele importado entao e mortal!!! Ela suporta ate 3 anos sem troca de substrato, apenas com adubos organicos! E visivel, quando voce compra elas na Ceagesp, e elas vem com aquela camada de TM. e Fo.!
E nao se engane elas ficam anos sendo adubadas assim em vasos nas chacaras dos produtores! Eu vi em loco!!! Vejo elas de ate 25 anos, presas em vasos sem troca de terra ! Na chacara da Emiko Nakahara, Nelmar tambem frequenta o local quando vai a Friburgo! Eles possuem matrizes em lugares extremamente inospitos! Em suma , quanto menos mexer melhor!!! Att. Luciano. |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Ter Maio 15, 2007 8:23 pm Assunto: chaemaciparus |
|
|
ATT. LUCIANO |
|
|
 |
Mizuno

|
Enviada: Qua Maio 16, 2007 12:20 am Assunto: Re: Algumas dúvidas importantes! |
|
|
Vou colocar o que eu uso e aprendi, mas nem sempre vale para todos:
As árvores engrossam mais no outono. Por isso, é prática aramar no inverno, quando a planta está mais flexível e passará um período mais longo sem engrossar muito.
2. Adubação no inverno. Devemos suspender para todas as espécies ou só para as caducifólia.?
As caducifólias, deve parar, sim, mas desde que vc esteja em uma região em que ela realmente entre em dormência. Outras plantas com dormência pronunciada, também é interessante suspender. Muitas nativas eu nem diminuo.
3. Alporquia. Envolver com plástico incolor ou preto? Plástico preto absorve calor. Isto favorece o enraizamento?
Sempre usei incolor, sem prejuízo à saída de raízes. O importante é fazer na época correta, logo antes de uma estação de crescimento.
4. Adubação logo após poda de raízes e transplante não é recomendado pq pode queimar as raízes visto que a rizosfera foi destruída. E a adubação foliar, pode? Esta não queimará as raízes!
Cautela é de graça, paciência também.
Uns 20 dias sem adubar não custa nada.
5. Porque a Nana costuma secar e perder galhos? Alguém sabe a causa? A gente acaba tendo que reestilizar para literati!............rs!!
Uma vez, o Carlos (Tramujas) me disse que tinha alguma coisa a ver com fungos nas raízes, mas acho que pode ser um conjunto de fatores. _________________ []s
Eduardo Mizuno
"may the force be with you" |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 16, 2007 3:15 pm Assunto: |
|
|
Olá Pessoal!
Que bom, o pessoal está colocando suas experiências e muitas extremamente pertinentes.
Tão logo tenhamos mais postagens com argumentos, experiências, vamos fazer um resumo e que daí cada um tire suas conclusões para a sua realidade.
Ainda falta gente com larga experiência:
Ferreira, Bergson, Sergivaldo, Vhobus, Darkasso, Geraldo, Renan. Charles, Ratto. Desculpem se esqueci alguém!
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 16, 2007 4:07 pm Assunto: Experiências |
|
|
Elio e demais colegas
É uma honra e uma responsabilidade ser colocado na lista dos colegas "com larga experiência". Mas tentarei dar minha visão:
1) Época de aramagem: aqui no Nordeste podemos fazer a qualquer tempo, já que temos calor por 12 meses. Mas mesmo aqui convém respeitar as necessidades de algumas espécies, como shimpaku, PNJ e outras coníferas, fazendo os principais procedimentos na "trégua do calor", entre junho e setembro;
2) Intervalo de adubação: como não tenho "inverno", adubo de janeiro a dezembro. Algumas plantas nativas do Nordeste crescem mais justamente na estação das chuvas (nosso "inverno"), quando têm disponibilidade de água. Em suma, faço basicamente como escreveu o Eduardo Mizuno;
3) Cobertura da alporquia: sei que muitos colegas têm vasta experiência e fazem de muitas maneiras distintas, com muito sucesso. Eu tenho pequena experiência e prefiro seguir o manual: como escreveu o Elio Secchi, a maioria das raízes tem preferência pelo escuro, diminuindo o ritmo de crescimento na pressença de luz. Na dúvida, prefiro respeitar esta preferência geral e usar o plástico preto. Quando uso substrato preto, o plástico ou vaso pode ter qualquer cor, ou até ser incolor;
4) Reinício de adubação: na raiz ou pelas folhas, nunca antes de 30 dias. Sem pressa e sem afobação, depois, devagar e sempre;
5) Nana: ah, querida nana! Ainda fico triste por uma lindíssima que perdi. Não voltei a repetir a experiência. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Maio 16, 2007 8:40 pm Assunto: |
|
|
Oi Elio
Deu pra perceber que de Sul a Nordeste as respostas são bem parecidas...
No caso da nana, também deixei de lado por experiências frustadas
Mas pela larga experiência e fotos(mostrando um exemplar de muita saúde) do Luciano, pode ser que este mistério tenha fim...
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 16, 2007 9:15 pm Assunto: |
|
|
Amigo Alexandre!
Como pode ver, as informações estão surgindo. Algumas concordantes e outras ainda sem conclusão.
Abraço _________________ Elio
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Maio 17, 2007 2:15 am Assunto: |
|
|
Se não me engano foi na revista bonsai passion que li uma reportagem sobre a melhor época de aramar. Esta seria no inverno pois na primavera a planta esta com sua vitalidade voltada para a produção dos novos ramos, enquanto no inverno para a produção da casca. Não me lembro exatamente mas parece que a propria produção dos nós da madeira que vemos nos cortes, é resultado desta atividade e inatividade na formação da casca. Claro que com a producao d uma nova camada de casca o galho aramado tende a ficar na posição mais rápido.
desculpe nao poder postar a referencia bibliográfica disso com mais precisão, _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
Jorge Ribas
|
Enviada: Qui Maio 17, 2007 9:21 am Assunto: |
|
|
Sobre a nana, aprendi que ela precisa de luz em todos os lados, por isso é necessário girar o vaso de vêz em quando para que o sol atinja por igual todos os galhos. Os galhos que recebem menos sol secam. Seria interessante também deixar a planta mais "arejada", isto é, menos densa, para que a luz passe pela folhagem. Fazendo isso eu consegui que minha nana ficasse 3 anos sem secar galhos. Também fáz 3 anos que não transplanto. _________________ Jorge Ribas
http://www.jorgeribas.com |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jul 20, 2010 9:01 pm Assunto: |
|
|
UP!!!!
Para reciclagem!
abraço _________________ Elio
|
|
 |
Emerson
Registrado: 27/07/06 Idade: 57 Mensagens: 39 Localização: Curitiba
|
Enviada: Qua Jul 21, 2010 9:30 am Assunto: Re: Algumas dúvidas importantes! |
|
|
Elio escreveu: | Olá pessoal!
Abaixo coloco 5 questões que eu ainda tenho dúvidas. Poderia colocar uma em cada tópico mas, todas juntas, poupa tempo aos que forem responder.
É isso aí pessoal! Creio que as respostas ajudarão não só a mim mas a muita gente.
Abraço e até dia 25/05! |
Bom dia Sr. Élio: No caso da piracanta, a madeira fica um pouco mais flexível no inverno, devido a menor circulação da seiva em especial o pinherio negro, pois como diz a máxima popular "Você prefere ser operado dormindo ou acordado? Quanto a alporquia, as tenras raízes são foto sensíveis, por isso o plàstico preto, a luz inibe seu desenvolvimento, e o calor as desenvolvem mais. Quanto a adubação, é melhor esperar algum tempo pois o ciclo seiva bruta x seiva elaborada foi um pouco interrompido após o transplante, a diferenças do adubo fpliar é que ale age muito mais rápido que os outros de modo que é melhor esperar. Espero ter ajudado Um abraço _________________ Gostaria de informações para acelerar crescimento de pinheiro-negro e acer tridente, obrigado. Qual é a melhor terra, etc. obrigado |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|