|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 11:04 pm Assunto: PROPOSTA:Montar apostila sobre Pinheiros Japoneses |
|
|
Olá Amigos,
Muito tenho pesquisado na net sobre Pinheiros (matsu), porém as informações são vagas, ou com poucas imagens nas quais possamos nos basear. Tb encontrei alguns vídeos, mas a maioria ou está em outros idiomas, ou tem baixa qualidade o que dificulta tb a visualização e até entendimento do que está sendo digo pelos mestres em suas demonstrações.
Então faço a seguinte proposta:
Quero montar uma apostila sobre os procedimentos a serem adotados p/ a criação e desenvolvimento desta espécie: tipos de podas, objetivos de cada tipo de poda, forma de transplante, etc...ou seja reunir em um único lugar todas a informações possíveis sobre a espécie.
Sei que ñ será um trabalho fácil e nem mesmo rápido, porém quero muito dar andamento ao projeto. Para isso venho pedir humildimente e encarecidamente aos amigos do fórum que me ajudem nessa empreitada.
Qual seria a ajuda? Peço a todos que estiverem dispostos a ajudar, que enviassem toda qualquer informação que tenham disponível a respeito desta espécie. Fotos, imagens em forma de desenhos, vídeos (esses terão seus links disponíveis p/ serem baixados ou vistos diretamente na net, portanto tem que ser vídeos enviados por seus criadores ou com autorização dos mesmos, ou que sejam vídeos abertos a visualização-tipo you tube) e textos.
Me disponho a montar a apostila que poderá ser consultada de duas maneiras iniciais, uma por um tópico a ser criado no fórum e outra através de solicitação através da qual eu enviaria a apostila ao solicitante, cm será algo a ser criado passo-a-passo essa apostila será sempre atualizada. Tb tenho o projeto de montar um site o blog p/ dispor as informações e imagens.
P/ que a informações sejam mais fiáveis e de melhor aproveitamento tb proponho o seguinte, quem estiver a fazer procedimentos em suas árvores, se possível fotografar a sequência dos procedimentos e textualizar o motivo do procedimento, ou seja, objetivos pretendidos. Tb assim que possível e no prazo que a natureza precisar, atualizar as informações com imagens e textos sobre o resultado obtido.
Deixo aqui meu e-mail p/ envio das informações, textos, fotos e vídeos: ma_donega@hotmail.com.
Friso aqui tb que será uma apostila totalmente gratuita e disponível a quem desejar, sendo eu apenas o responsável pela montagem e atualização da mesma.
A idéia e tornar a arte o mais próxima possível de todos os públicos, pois nem sempre temos condições de adquirir livros ou participar de cursos por "N" motivos.
Sei que temos no fórum os mais grandes e generosos amigos e mestres sempre dispostos a ajudar e responder as dúvidas de principiantes cm eu, mas a idéia de uma apostila tb é pensar em algo além, algo realmente didático e rico em detalhes. Muitas vezes queremos aprender, mais mesmo com algumas imagens fica difícil compreender os procedimentos, por isso quero fazer o mais detalhado possível, mesmo que para isso tenha que colocar 100 fotos ou mais sobre cada procedimento. P/ isso temos a internet com espaço ilimitado p/ dispor textos e imagens a vontade ou mesmo p/ enviar a apostila no formato de documento a quem desejar.
Gostaria tb da opinião de vcs sobre a iniciativa e tb o que acham de fazermos o mesmo com outras espécies?
desde já agradeço a todos. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Dom Ago 01, 2010 10:34 am Assunto: |
|
|
Oi Donegá
Acho muito boa essa sua iniciativa. Apesar de eu não ter Bonsai de pinheiros, são árvores que me chamam muito a atenção pela beleza, desenvolvimento e pela complexidade em se trabalhar.
A algum tempo andei procurando arquivos em pdf sobre bonsai e encontrei um que achei muito bom, porém está em frances, mas acredito que quando se tem vontade e sede de conhecimento, se dá um jeito.
Não sei se você já possui esse arquivo mas mesmo assim estou lhe enviando por mail.
Boa sorte nessa empreitada! |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Dom Ago 01, 2010 11:08 am Assunto: |
|
|
Eu sempre achei que cada espécie ultilizada para o cultivo do bonsai, merecia uma ficha técnica completa, com esboço de detalhes de cada região, e aquelas dicas que sirvam de maneira geral pra todos. Alcançarem, de maneira mais simplificada, um trajeto, as vezes muito longo, que poderia ser mais curto através do caminho certo.Tomara que dê certo, vou acompanhar as postagens. _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 01, 2010 6:57 pm Assunto: |
|
|
Olá Márcio,
Agradeço a ajuda e fico no aguardo. Tudo que tiver a respeito, pode enviar.
Fala Mano Velho,
Conto com sua ajuda, sabe que confio no seu bom senso e nas suas dicas e orientações. Inclusive mandei p/ vc um tipo de documento com imagens e questões sobre as podas no pinheiro, ñ sei se recebeu, gostaria de sua orientação. Esse, digamos, questionário que lhe enviei foi o que me deu a idéia de fazer algo assim.
Veja, vou dar um exemplo que pode até parecer meio bobo, mas p/ quem está começando pode ser a diferença entre o desastre ou o sucesso. Quando pinçamos as agulhas de um pinheiro, tem toda uma técnica a ser seguida. Se pegamos um pinheiro de duas agulhas devemos primeiro retirar uma agulha e depois a outra visando ñ prejudicar o broto abaixo delas. Tb p/ a pinçagem dessas agulhas tem todo um jeito certo, devemos pegar cada agulha e dar-lhe uma leve torção p/ que saia quase que sozinha ao invés de a puxarmos pura e simplesmente. É simples? Ñ p/ quem nunca fez isso ou viu alguém fazendo ao vivo e a cores.
Outra coisa; eu pinço e daí? P/ que serve essa pinçagem? Qual o objetivo da mesma? Qual o resultado irei obter?
É muito fácil chegar aqui no fórum colocar a foto da planta e perguntar aos amigos o que fariam p/ estilizar a planta. Cada um dá sua opinião e nós iniciantes escolhemos a que nos parece mais coerente e a aplicamos, mas e aí, sabemos exatemente o que estamos fazendo? O que queremos e o porque de estarmos fazendo aquilo? Eu mesmo faço isso direto. Porém a ideia da apostila ñ é aprender a estilizar sozinho, ñ num primeiro momento é claro, pois isso virá com o tempo, mas aprender a lidar com cada espécie de forma conduzí-las de forma correta e saudável. Muitos desistem da arte, porque ficam meses e até anos trabalhando uma planta e no fim ñ chegam ao que desejavam, ou porque fizeram de forma errada, ou porque chegam a algo que ñ era o que queriam expressar.
Acho que uma apostila ilustrada, mesmo que cm eu disse antes, necessite de "N" fotos seria muito mais didática, porque assim estudaríamos a planta e escolheríamos o que desejamos p/ ela, com a ajuda da apostila teríamos base p/ usar a técnica correta p/ o resultado que desejamos.
A orietação dos amigos aqui do fórum é de extrema preciosidade e quero continuar contando com ela, até mesmo porque as vezes ñ enxergamos o que está na nossa frente e a opinião de outros pode nos fazer mudar de rumo e chegarmos a algo ainda mais lindo e próximo do que queríamos, mas se pensarmos bem, lá no fundo o projeto deixa de ser um projeto nosso, uma visão pessoal de cada bonsaísta sobre a arte e sobre sua planta e criação artística. O que acaba resultando em plantas clone umas das outras.
Queria muito mesmo por este projeto em andamento e para ter um ponto de partida, vou começar pela pinçagem das agulhas, ñ sobre sua função, pois tb ñ sei exatamente sua função, mas sobre a forma de pinçar. Pretendo fazer uma sequência de fotos de cm fazer a pinçagem textualizando as imagens. Se puder ajudar com textos ou imagens, seria muito legal, até mesmo uma orientação exata sobre qual o objetivo deste tipo de pinçagem.
Está é minha visão sobre a arte, sou um ser único e penso diferente de todos, mesmo que por detalhes, por isso quero aprender a mostrar aos outros minha visão artística sobre a natureza. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 44 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Seg Ago 02, 2010 9:36 am Assunto: |
|
|
acredito ter alguma coisa de pinheiro em meu computador .. vou dar uima olhada e envio para vc ok
obrigado
]dp |
|
|
 |
Marcello WB 1.o PASSO

Registrado: 17/05/10 Idade: 35 Mensagens: 120 Localização: Caruaru-PE
|
Enviada: Seg Ago 02, 2010 4:31 pm Assunto: |
|
|
Donegá,
Como você comentou, está também interessado em criar um site somente sobre este assunto??
Se você quiser, trabalho com programação e estou a disposição para desenvolvimento do site. _________________ Marcello Wanderley |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 02, 2010 5:16 pm Assunto: |
|
|
Olá Marcello,
Tô sim pensando em um site só p/ este tipo de assunto, digo este tipo, pois no caso de um site pretendo criar fichas técnicas sobre diversas espécies com a juda de amigos e podendo alterar ou atualizá-las sempre que surgirem informações novas.
Tb havia pensado em pedir sua ajuda, lembro que havia me dito sobre ser programador, porém a principio terá de estar em um provedor (se assim que se chama) gratuito, pois a grana anda curta. Se puder ajudar, será muito bem recebida sua ajuda, acho que já temos um bom vínculo de amizade.
É possível fazer isso? outra dúvida é sobre se for necessário no futuro, será possível usar o mesmo endereço em um provedor pago?
Assim que possível vou entrar no msn p/ trocarmos idéias. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Ago 02, 2010 7:14 pm Assunto: |
|
|
Donegá, tenho algum material sobre PN.
Á tua disposição, quando quiser.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 02, 2010 9:02 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio,
Brigadão amigo, pode mandar p/ meu e-mail se possível. Vou deixar os 2 endereços que tenho: m.don.master@hotmail.com e ma_donega@hotmail.com.
Estou combinando com o Marcello de montar um site só p/ colocar fichas técnicas sobre as espécies usadas p/ bonsai começando pelos Matsu devido a sua complexidade de desenvolvimento. A idéia é colocar toda e qualquer informação sobre as espécies, sendo sempre atualizado e tentar colocar imagens detalhadas sobre os procedimentos, objetivos destes e resultados obtidos. Porém o Marcello me pediu de 20 a 30 dias p/ iniciarmos a montagem e de imediato estarei armazenando toda informação que for possível.
Fico no aguardo de seu envio.
Grande abraço Elio. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Ter Ago 03, 2010 5:11 pm Assunto: |
|
|
Olá Marcio!
Me disponibilizo a traduzir qualquer material do inglês - infelizmente, se tiver material agora, não posso dar uma data para término da tradução, pois estou trabalhando em outras, mas assim que terminar esta posso começar...
Interessa muito o assunto pois há pouco material disponível em português para uma das principais e mais complexas espécies da arte.
Podemos até tentar contatar bonsaístas de fora - o Arzivenko, se não me engano, possui contato com Walter Pall, se ele pudesse mandar algo (em inglês), seria de grande ajuda - ou podemos contatar sites de associações de fora também.
Abraços! |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 03, 2010 5:14 pm Assunto: |
|
|
Olá Allan,
Brigadão pela disponibilidade. Vou pedir ajuda com certeza.
Olá amigos,
A ideia da montagem de um site com as fichas técnicas e procedimentos a serem feitos em cada espécie está florescendo, porém necessito da ajuda de algum amigo que entenda de montagem e design de sites p/ dar andamento ao projeto. Se alguém puder ajudar, poderemos ter este site em menos tempo do que o imaginado. Estou me dispondo a custear o domínio e a hospefagem, porém ñ tenho cm bancar um profissional p/ fazer o site. Será que alguém se habilita?
Tb estou no aguardo de informações, matérias e fotos, já tenho alguma coisa, mas preciso de mais informações, pois cm dito a ideia é fazer fichas técnicas o mais completas possível p/ que os interessados possam caminhar com as próprias pernas.
Abraços. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Ago 03, 2010 8:30 pm Assunto: |
|
|
Donegá, me confirme se recebeu o material que te enviei por e-mail.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 04, 2010 4:23 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio,
Recebi sim, Pinheiro Negro - Cuidados e os 2 Boletins.
Muito obrigado meu amigo. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 12, 2010 5:16 pm Assunto: |
|
|
Olá Galera,
A ideia está em andamento, só ñ está em plena construção nesse momento, pois estou super ocupado em estudos no momento e tb por falta de bons textos até o momento, aliás bons textos ñ, pois recebi textos do amigo Elio, muito proveitosos, mas preciso de mais informações e estou no aguardo de quem puder dispo-las. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
ricardo.n.r

Registrado: 27/06/10 Idade: 41 Mensagens: 29 Localização: LAGES-SC
|
Enviada: Qui Ago 12, 2010 5:38 pm Assunto: |
|
|
ola amigo a respeito de fazer um site tambem emtendo de programação e se vc quiser eu faço pra ti e so enviar os dados e os textos
falo |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|