|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rodrigo X
|
Enviada: Sex Out 14, 2005 10:39 am Assunto: Ganhei um FICUS |
|
|
eu ganhei um bonsai ou préb de ficus no domingo e hoje sexta feira notei que as folhas estão sendo comidas, prestei atenção e percebi q ele está cheio de aranhas bem pequenas, será que era elas que estavam comendo as folhas?
eu tirei mais de 10 aranhas, será que preciso de algum tipo de inseticida?
e outra, tinha também uns pontinhos pretos e outros brancos em algumas folhas, bem no centro...
quando dé postarei fotos do bonsai, jah as fotos da aranha vou ficar devendo pq elas são tão pequenas que seria impossivel fotografar com minha cam...
de ante mão eu agradeço a quem poder me ajudar... |
|
|
 |
JP
Registrado: 21/09/05 Mensagens: 21 Localização: São José dos Campos - SP
|
Enviada: Sáb Out 15, 2005 10:34 am Assunto: |
|
|
então, não tenho certeza, mas acho que essas "aranhas" podem ser ácaros... Se for, acho que rola de vc molhar a parte aérea da planta com agua morna e aplicar um inseticida, pro inseticida procure orientação...
mas acho q só da pra gente saber com fotos...
ve se a aranha se parece com isso
espero ter ajudado em alguma coisa
Abraços
João Pedro _________________ -= aprendiz de bonsaísta =- |
|
|
 |
Rodrigo X
|
Enviada: Sáb Out 15, 2005 10:35 pm Assunto: matéria |
|
|
valeu JP, deve ser ácaro mesmo, apesar de não parecer com acaro e sim com aranha, mas são aranhaas que se chama de ácaro pelo que diz na matéria que eu achei aqui mesmo no atelierdobonsai.com.br
ÁCAROS - Assemelha-se a um carrapato ligeiramente peludo com 8 patas. Podem atacar os tecidos internos das plantas, caules, folhas e até raízes. No início podemos eliminá-los pulverizando água morna nas folhas e retirando os ácaros com com esponja ou cotonete embebido em álcool. A pulverização com calda de fumo ajuda. Casos extremos usar acaricidas à base de Enxofre, aplicados com muito cuidado. Sintomas são as folhas apresentarem partes esbranquiçadas, às vezes com os bordos enrolados. Em alguns casos nota-se a presença de fínissimas teias brancas nas folhas ou outras com aparência de ferrugem. Mais tarde, caules e folhas escurecem e tornam-se crespos e, se a planta chega a florescer, as flores são menores e defeituosas. Existem umas aranhas vermelhas também chamadas de ácaros que podem ser combatidas com borrifação de água constante ou aplicação de enxofre.
acho eu que seja essas tais aranhas, apesar delas também não serem vermelhas, mas são brancas e são peludas tbm...
valeu, axo que vou comprar aquele inseticida a base de Malathion, que diz tratar de ácaros. |
|
|
 |
JP
Registrado: 21/09/05 Mensagens: 21 Localização: São José dos Campos - SP
|
Enviada: Dom Out 16, 2005 12:04 am Assunto: |
|
|
Antes de aplicar o inseticida, veja se consegue levar seu bonsai para alguém dar uma olhada, nunca se sabe... não vale a pena arrisca o coitado com uma suposição...
hehehe
 _________________ -= aprendiz de bonsaísta =- |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Dom Out 16, 2005 7:58 am Assunto: |
|
|
Rodrigo,
os ficus são mesmo vítimas dessas pragas,
retire as folhas atacadas, queime-as, se possível e aplique um inseticida, que pode ser o dimy,
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Out 17, 2005 11:03 pm Assunto: |
|
|
Oi Rodrigo X !!!!
Sou radical neste ponto, eu retiraria todas as folhas, aplicaria o dimy pronto (claro que diluiria um pouco mais) e esperava para ver a reação..........
Com toda a certeza do mundo, a planta irá se recuperar....
Espero ter contribuido !
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Rodrigo X
|
Enviada: Qua Out 19, 2005 1:14 pm Assunto: foto |
|
|
 |
|
|
 |
Nilson F Jones Filho
|
Enviada: Qua Out 19, 2005 7:34 pm Assunto: |
|
|
Olá Ridrigo!!
Ainda não tenho muito conhecimento a respeito do problema com seu ficus, mais sugiro que pulverize o mesmo com calda de fumo de corda é natural e mais barato.
Nilson Jones. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|