|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rafael.silva

Registrado: 07/08/10 Idade: 44 Mensagens: 16 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Ago 07, 2010 4:13 pm Assunto: Dúvida sobre o fertilizante! |
|
|
Olá sou principiante, lá vai minha 1ª dúvida:
Para aplicar o adubo químico (Casa Verde - Raiz - 8/8/ líquido; eu faço a diluição de 7,5 ml em um litro de água e rego como diz no rótulo do produto, ou pingo gotas diretamente em volta da base e no vaso?
Obrigado,
Rafael G Silva |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 07, 2010 6:35 pm Assunto: |
|
|
Rafael se diz no rótulo para diluir o melhor é diluir. Se a sua planta já for um bonsai formado e em vaso de bonsai você poderia até usar metade da dose recomendada. Mas se ela estiver se desenvolvendo coloque a dose toda e se a resposta não for satisfatória pode até aumentar um pouco. Em fase de desenvolvimento do tronco pode por de 15 em 15 dias ou até de 10 em 10 na fase de crescimento, mas isso se estiver em um vaso grande. É bom também variar no tipo de adubo porque o que falta em um você complementa com o outro.
Qual é a planta que você tem? Dependendo do tipo de planta o modo de adubar é diferente, por exemplo, uma piracanta em um vaso grande eu ponho muito mais adubo do que o recomendado no rótulo, mas em uma serissa um mínimo de adubo pode matar.
Abraço! |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Seg Ago 09, 2010 7:57 am Assunto: |
|
|
Bom dia colega!
como nosso amigo marco_avelar já falou, vai de cada planta.
até vc ter uma ideia de como adubar, ude adubo organico, farinha de ossos(FO) + torta de mamona(TM).
abraços |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Ago 09, 2010 1:21 pm Assunto: |
|
|
Não deixe de fazer experiências e anotações, pra vç mesmo conhecer o que suas plantas em seu clima, possa responder com diferentes fórmulas, esse é o canal, descobrir o íntimo de cada uma.Um bom investimentos é ter de tudo um pouco, várias fórmulas de npk de diferentes marcas, líquidos, granulados, decomposição lenta, orgânicos. Cultivar bonsai, também é química. Cada um, monta seu próprio laboratório, e faz as suas experiências.Abç e boa sorte! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Ago 14, 2010 10:01 pm Assunto: Adubação líquida |
|
|
Olá meus caros,.
Uma coisa que ouvi de um amigo dono de viveiro é que a adubação (química) líquida tem melhor resultado se feita com mais frequência e menor concentração. Me disse ele que em grandes viveiros de mudas comerciais, a adubação é feita de duas a três vezes por semana com uma concentração muuuuiiiiito menor que a recomendada pelo fabricante.
O resultado é surpreendente. Ao longo do tempo, duas ou três vezes melhor...
Abraços.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|