Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 39 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Sex Ago 13, 2010 9:48 pm Assunto: Experimento com ficus |
|
|
Queria criar aquele efeito das raízes saindo junto ao tronco. Além disso, queria esconder o fato de que o tronco dessa planta é trançado. Vejam o que eu fiz:
Antes:
Durante:
Mais ou menos um ano depois:
Amarrado pra ficar mais junto ao tronco:
A maior parte dessa raízes vai morrer, porque vão ficar sem contato com a areia. Mas algumas, as mais grossas que vocês viram, já desceram totalmente, e provavelmente vão continuar lá. Acho que vão ficar umas três, mais ou menos. Já deu uma adiantada na natureza...E agora, o que vocês acham que eu devo fazer? Uma poda mais radical? |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 13, 2010 10:52 pm Assunto: |
|
|
Paulo essa é uma boa estratégia de trabalho com esse tipo de planta.
A partir desse ponto eu faria o seguinte:
1- lavar melhor as raízes para que não sobre nenhum resto re substrato;
2- Trocar esse arame por um plástico filme enrolado por cima de todas as raízes, assim não corre o risco de marcar;
3- colocar um papel alumínio cobrindo o plástico para aumentar o calor e assim melhorar o desenvolvimento dessas raízes;
4- deixar as raízes na base da planta menos apertadas que a parte de cima para dar conicidade ao tronco quando elas se fundirem.
Não pode nada agora, só depois que a base do tronco estiver pronta é que você deve pensar em podar a planta; até lá, adubo nele!!!
Foi um bom trabalho até aqui, parabéns!!!
Abraço! |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sáb Ago 14, 2010 10:56 am Assunto: |
|
|
tópico digno de ser chamado de matéria.
se me permitir eu quero publicar no meu blog como matéria.
Parabéns pelo sucesso com seu teste!
se fosse eu, voltaria a cobrir com areia e deixava por mais uns 2 anos só pra ver o resultado. rsrsrs _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 39 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Sáb Ago 14, 2010 12:28 pm Assunto: |
|
|
Fique à vontade pra publicar onde quiser. Acho que vou recobrir mesmo, embora dessa vez vá ser mais difícil, porque não cabe mais uma garrafa pet lá. |
|
|
 |
Gleidson Magno

Registrado: 21/08/07 Idade: 45 Mensagens: 53 Localização: Barra Mansa-RJ
|
Enviada: Sáb Ago 14, 2010 9:56 pm Assunto: |
|
|
deixa eu dar meu pitaco agora srs
você pode abrir a garrafa pet e depois prender com fita adesiva ou fitilho, daria ate para usar duas garrafas, assim você aumentaria o diâmetro.
abraço |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Ago 14, 2010 10:48 pm Assunto: |
|
|
Oi Paulo
Segue as dicas dos amigos acima... Assim você irá conseguir um volume maior de raízes e eliminar de vez o trançado dos troncos  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Ago 15, 2010 7:54 pm Assunto: |
|
|
Muito boa esta técnica Paulo, excelente para este tipo de planta e aquelas muito pescoçudas, para todas as espécies que fundem raízes.
Parabéns. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Dom Ago 15, 2010 9:41 pm Assunto: |
|
|
agora vou dar minha ideia
então... eu usaria sphagnum por volta e amarraria ocm um barbante... tenho 4 ficos q estou fazendo raiz sobre pedra.
ficus e sphagnum sempre combinam bem quando se trat ade raizes..
abraços |
|
|
 |
Werlei Purgatto 1.o PASSO

Registrado: 04/03/05 Mensagens: 176 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Seg Ago 16, 2010 9:48 am Assunto: |
|
|
Pode usar tambem tiras de camara de ar. _________________ Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10 |
|
|
 |
|