|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ronny campos

Registrado: 05/08/10 Idade: 48 Mensagens: 7 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Ago 13, 2010 10:50 am Assunto: ajuda com Calliandra. |
|
|
Bom dia a todos.
No dia 04/08, estava chegando no trabalho e vi um lindo galho pendurado em uma árvore que eu sempre “namorava”
Não pensei 2 vezes....passei o serrote.
Fui ver o nome e acredito que seja calliandra.
tem uma flor que parece um pom-pom rosa claro.
Coloquei no mesmo dia em um vaso plástico, devidamente furado.
Coloquei em um substrato de + / - 60% areia, 20% terra adubada com torta de mamona,e 20% caco de telha e pedra.
A drenagem parece estar boa.
Como se tratava de uma planta que ficava na Av.Brasil, estava completamente suja.
Fiz uma limpeza na casca apenas com escova de dente e água.
Estou molhando o substrato todo dia antes de sair para o trabalho ( 6 hrs ), e durante o fim da tarde e noite; inclusive com aspersão nas folhas.
Estou usando uma receita de enraizador que peguei aqui mesmo no fórum, todo dia na última rega.
POR MAIS QUE ELA PAREÇA ESTAR GOSTANDO MUITO, POIS APARENTA ESTAR SE RECUPERANDO,....ABRE TODO DIA BEM CEDINHO.....NÃO FAÇO A MENOR IDÉIA SE ESTOU FAZENDO O PROCEDIMENTO CORRETO.
Peço ajuda sobre como proceder nesse momento, assim como de poda.... momento certo para trabalhar a madeira morta....
Gostaria de saber também o que fazer com esses 2 “machucados” que já estavam no galho no dia do corte.
Desde já, Grato;
Ronny
 |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 13, 2010 12:00 pm Assunto: |
|
|
Olá Ronny Campos ! primeiramente em se tratando de uma estaquia você deveria colocar em areia grossa pra ver se enraiza,pelo conhecimento que tenho, não se deve usar adubos em plantas recem plantadas que é o caso da torta de mamona que você citou,quanto a estilização madeira morta , folhagem na minha opninião você deve esperar a planta se desenvolver um pouco (vingar),depois da planta já forte e saudavel começa a estilização.
Abraço....  |
|
|
 |
ronny campos

|
Enviada: Sex Ago 13, 2010 12:06 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Becker !!
em cima da sua observação, lhe pergunto.
coloco no mesmo vaso, simplesmente com areia ? _________________ Planto meu jardim e decoro minha alma ao invés de esperar que alguém me traga flores.
William Shakespeare |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 13, 2010 12:27 pm Assunto: |
|
|
É isso ai Ronni ! em se tratando de uma estaquia (sem raiz) foi o que eu aprendi com os amigos mais experientes do forum,com certeza alguém aqui do forum vai te dar mais umas dicas........  |
|
|
 |
João Crédito 1.o PASSO

Registrado: 30/06/10 Idade: 41 Mensagens: 109 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Seg Ago 16, 2010 9:03 am Assunto: |
|
|
Becker escreveu: | É isso ai Ronni ! em se tratando de uma estaquia (sem raiz) foi o que eu aprendi com os amigos mais experientes do forum,com certeza alguém aqui do forum vai te dar mais umas dicas........  |
Isso ai.
Também aprendi isso com o pessoal daqui.
Ouvi dizer que tem mais chance de enraizar de tiver só na areia, pq com subtratos orgânicos eles podem apodrecer a estaca. |
|
|
 |
ronny campos

|
Enviada: Seg Ago 16, 2010 10:00 am Assunto: |
|
|
Obrigado pela ajuda.
Troquei no mesmo dia para areia pura.... e continuo usando o enraizador. _________________ Planto meu jardim e decoro minha alma ao invés de esperar que alguém me traga flores.
William Shakespeare |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Ago 16, 2010 11:12 am Assunto: |
|
|
Olá!
As dicas sobre areia pura, são unânimes!
Se quiser pode cortar esse galho com massa verde bem próximo do eixo principal, deixando mínimo de folhas, além de desidratar pelas folhas, requerem nutrientes, mas sem raízes, sem nutrição.Primeiro enraíza, pense na copa após nova brotação. Sem raízes e sem folhas, o equilíbrio faz com que a planta lute pela sobrevivência, desenvolvendo raízes pra se alimentar. Sem um vampiro sugando sua energia que neste caso são folhas verdes, fica mais fácil pra planta ou menos difícil dependendo do caso.
É uma experiência e tanto, boa sorte!
Até mais! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
ronny campos

|
Enviada: Seg Ago 16, 2010 11:47 am Assunto: |
|
|
Vlw, Marco!
Aproveito e peço se possível, que me mostre o local onde vc indicaria o corte.
Abraços; _________________ Planto meu jardim e decoro minha alma ao invés de esperar que alguém me traga flores.
William Shakespeare |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|