FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvida qual espécie usar?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
roronazoro

MensagemEnviada: Ter Ago 17, 2010 7:44 pm    Assunto: Dúvida qual espécie usar? Responder com citação

Eu estou com uma dúvida, eu gostaria de saber qual espécie é mais prazerosa e gratificante quando trabalhada e terminada a duvida é entre :
Pinheiro Negro, Ficus Retusa, Bounganville ou Acer Tridente.
E quais sao os pontos positivos e negativos.
Obs: Nao importa o trabalho que de para trabalhar com elas.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 17, 2010 8:28 pm    Assunto: Responder com citação

roronazoro isso depende mais do seu gosto do que das plantas.

O pinheiro é o mais difícil e requer mais conhecimento, por tanto, conseguir formar um bonsai com ele é muito gratificante, além de ser a planta mais tradicional.

A primavera tem uma das floradas mais espetaculares para o bonsai e cresce muito rápido se plantada no chão.

O fícus também é ótimo e tem como principal atrativo a possibilidade de trabalhar com as raízes aéreas e a fácil fusão destas com o tronco possibilitando a construção dos nebaris mais bonitos que existem no bonsai.

Os aceres tem como principal atrativo as folhas vermelhas, principalmente no frio, e o fato de ser uma espécie caduca (perde as folhas no inverno) e nos possibilita um bom tempo de apreciação de sua estrutura de galhos nos períodos frios.

O melhor mesmo é ter ao menos uma de cada. Foi o que eu fiz!!!

Abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 17, 2010 9:29 pm    Assunto: Responder com citação

Caro amigo pra falar a verdade não estou aqui pra ajudá-lo!
hehehe. Estou aqui pra colocar mais uma dúvida em sua cabeça!

Minha especie prefereida é sem dúvidas a jurema branca!
heheh

Se um dia tiver a oportunidade de trabalhar com essa especie vai se apaixonar!

Até!

AH e a proposito tenho sementes disponiveis para troca, tem um tópico meu no banco de sementes dá um olhada lá!
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 18, 2010 11:12 pm    Assunto: Responder com citação

Roronazoro............para quem está começando, com certeza, Bougainvíllea e Ficus.

Ácer e Pinheiro negro requerem um pouco mais de conhecimento.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 19, 2010 6:44 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Eu retiraria da lista apenas o Pinheiro Negro. Para lidar bem com essa espécie é necessário fazer ao menos uns dois cursos (em períodos diferentes) com mestre Hidaka ou Regina Suzuki. Renato Bocabelo tb ajuda bastante. Só com material didático, lidar com PN é complicado, ainda que haja muita explicação e fotos. Shocked

O acer, apesar de parecer ser de dificil cultivo, é uma das plantas mais fáceis de ser conduzida. Principalmente a variedade kaede (burgerianum). Requer um bom conhecimento técnico, é verdade, se o cultivador quiser estabelecer um controle maior sobre poda e manutenção, além da formação estrutural, mas no geral, pode ser cultivado normalmente. É o tipo da planta que o cultivador pode manter apenas com conhecimento advindo de livros e revistas (revista de qualidade, entenda, como Bonsai Actual, Bonsai Today, Bonsai Pasion e por aí vai. Very Happy

Das quatro espécies acho que o ficus é a que melhor responde, em termos de cultivo, ao bonsaista iniciante. É uma planta que aceita bem qualquer trabalho de estilização, devendo ficar atento apenas para o aporte de arame, vez que sua casca macia marca facilmente, demorando para sumir as cicatrizes. Como aceita bem a fusão, podemos formar um tronco robusto pelo aporte de mudas extras, na formação por enxertia, seja por encosto ou transfixia. As raízes aereas que emite, se bem conduzidas e de maneira adequada, permite o embelezamento a mais dessa planta. Vide alguns excelentes trabalhos com essa espécie mostrados pelo forista/bonsaista João Chaddad:

http://bonsaiesalq.wordpress.com/ficus-retusa-raizes-pendentes/

A bouganvillea, conhecida popularmente por primavera, é outra das espécies fáceis de ser conduzida, rendendo ótimos trabalhos em pouco tempo. Vide, por exemplo, um bonsai dessa espécie formado pelo bonsaista Carlos Tramujas, em tres anos de cultivo:

O mestre Tramujas e sua obra prima:

Além dessas espécies, que se adequam bem ao clima do lugar onde mora, pode ainda acrescentar o ulmus, a caliandra, a piracanta, todas igualmente fáceis de serem cultivadas e conduzidas, podendo render lindos bonsai em pouco tempo, em qualquer estilo que quiser. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: