carlos_george
Registrado: 26/07/10 Idade: 42 Mensagens: 31 Localização: João Pessoa-PB
|
Enviada: Qua Ago 18, 2010 11:05 pm Assunto: Que espécie de Ficus? |
|
|
Comprei em um viveiro essa mudinha de ficus. Lá eles estavam vendendo com Bonsai, pelo visto não entendem muito de bonsai. Quando cheguei em casa, a coloquei em um escorredor, Portanto, agora, é so esperar crescer e ir trabalhando. Abri esse tópico pra saber qual espécie de ficus era e pra manter atualizações da minha plantinha enquanto ela vai crescendo. Se não me engano, ela está com uns 7cm. Meu projeto que quero pra essa plantinha é um shohin.
 |
|
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Ago 19, 2010 10:15 am Assunto: bonsai |
|
|
Carlos, concordo com a espécie: ficus benjamina. Seu crescimento é rapido, então aproveite enquanto a planta está novinha e arame o tronco, prendendo uma ponta nas raízes, de forma a poder dar a ele um movimento levemente sinuoso. Faça o mesmo com os galhos. O ficus, para ficar mais interessante, deve ter um bom movimento, mesmo sendo um shohin. Isso se consegue com podas de manutenção e aramação.
Eu aconselho ainda replantar, usando como vaso uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um substrato bem drenante: pedras, caco de telha, carvão vegetal, terra granulada. Com isso, sua planta irá se desenvolver melhor e mais rapidamente, engrossando o tronco, o que é um atrativo a mais, mesmo para um shohin. Veja exemplos:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|