Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 44 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Sex Ago 21, 2009 4:55 pm Assunto: flamboyant pronto para ser retirado do solo |
|
|
Eis o flamboyant que falei pra vcs.. choveu muito aqui em assis-sp esses dias .. vou retiralo amanha ou domingo...... estive com um senhor em Holambra esses dias. ele me disse que o flamboyant pode ate rancar como mandioca que ele pega.. mais mesmo assim vou tomar muito cuidado com o torrao........
bom se quiserem estou aberto a opinioes de corte dos golhos... acho que vou manter umas 2o cm de todos,, nao vou podar no talo nao ....
bom ... ate mais
dp
 |
|
|
 |
Antônio Novais Filho 1.o PASSO

Registrado: 11/01/09 Idade: 34 Mensagens: 169 Localização: Aracaju-SE
|
Enviada: Sex Ago 21, 2009 5:38 pm Assunto: |
|
|
Olha amigo, sinceramente...
Eu o deixaria aí.
Flamboyant é uma planta (na minha opinião) complicada, e cheia de "fricote", e ainda nesse porte todo...achava mais interessante deixa-la ai.
Apenas minha humilde opinião, talvez os colegas até descordem.
Abraço! |
|
|
 |
lubisomem01 1.o PASSO

Registrado: 23/11/04 Mensagens: 106 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Ago 21, 2009 6:41 pm Assunto: |
|
|
Antônio Novais escreveu: | Olha amigo, sinceramente...
Eu o deixaria aí.
Flamboyant é uma planta (na minha opinião) complicada, e cheia de "fricote", e ainda nesse porte todo...achava mais interessante deixa-la ai.
Apenas minha humilde opinião, talvez os colegas até descordem.
Abraço! |
Concordo com o amigo, já venho brigando com 2 à tempos... _________________ Abraços..
Luby |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 22, 2009 6:53 pm Assunto: |
|
|
pessoal .. essa planta esta no meio da horta de uma chacara .... é retirala ou matala.....
porque esta especie é complicada de trabalhar.... eu tenho uma aqui em casa maravilhosa..... jaja mando as fotos..
queria que vcs me esplicacem o porque que da tanto trabalho mecher com Flamboyant.........
obrigado a todos .....
dp |
|
|
 |
Aluizio
Registrado: 23/02/09 Idade: 39 Mensagens: 81 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Sáb Ago 22, 2009 7:29 pm Assunto: |
|
|
Também concordo com os colegas, além do mais no tamanho q ela está; porém se é tentar ou matar...... tente!! |
|
|
 |
hsp 1.o PASSO

Registrado: 05/09/07 Idade: 52 Mensagens: 190 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Ago 22, 2009 7:35 pm Assunto: |
|
|
poda, espera brotar, retira do solo, vai cortando radical em algum ponto que possa surgir, e depois que brotar perto da base poda radical!.
Ja que vai ser sacrificada de qqer jeito. _________________ Helio |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Ago 22, 2009 7:55 pm Assunto: |
|
|
Olá Daniel!
Eu tenho 2 Flamboyant!
De cadeira posso dizer:
1. Pode podar no toco que não tem problema;
2. Rebrota bem e é de crescimento rápido.
3. A formatação dele que é meio complicada mas, não impossível.
4. Com paciência dá um belíssimo bonsai.
Eu podaria a uns 25 cm do chão, para depois, com os novos brotos, ficar com uns 50 cm.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Ago 23, 2009 10:55 am Assunto: |
|
|
faz o que o amigo Elio recomendou...
O mais importante é salvar a planta e futuramente ter um bonsai  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 23, 2009 1:44 pm Assunto: |
|
|
ok pessoal... o problema com essa especie é a formacao ?
helio, 25 cm tem certesa... eu acho que com essa planta daria pra fazer um exemplar de grande porte???
obrigado pelos comentarios de vcs ......estou adiando para retirala ate entrarmos no melhor conceito.....
valeuu
dp |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Ago 23, 2009 8:27 pm Assunto: |
|
|
Daniel, pelas fotos imagino que a planta tenha uns 8 cm de tronco (diâmetro) e uns 15 de nebari.
Isso para uma planta com altura final de 50/60 cm, está com uma boa proporcionalidade.
A questão da formação é que por ter folhas compostas, grandes, tem que incentivar ramos secundários e terciários para que as folhas sejam menores. O estilo seria o "Flap Top" ou " Umbrella. Estilos Sul-africanos. parecidos com uma sombrinha, sendo a triangulação invertida.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 25, 2009 2:09 pm Assunto: |
|
|
Daniel, aí então vc tem 2 opções:
1. Tronco grosso e alto: Pode acima da bifurcação dos galhos e tem que deixar no chão.
2. Tronco grosso com ramificação baixa: Pode a 25 cm e deixe vir novas brotações baixas. Também tem que deixar no chão.
Um abraço _________________ Elio
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 26, 2009 9:00 am Assunto: |
|
|
ok intendi .....
mais lembre-se eu tenho que retirar do solo ate o meio de setembro no maximo se nao o dono mata...nao tenho escolha ...... vou ter que retiralo do solo colocar em uma bandeja enraizador e com areia ... ja onde cortar vou ver a melhor opcao......
estao ae os 2 flamboyan que tenho em casa.. o mais jovem esta na mamadeita ...o outro comprei em holambra... com a viajem acabou por morrer um dos galhos... acho que agora na primavera vou trocar de vaso arrancar essas outras plantas(bromelias e abacaxizinhos) para ter um melhor desenvolvimento.... meu medo é que esta ficando muito alta a copa.. sugestoes sao bem vindas.. obrigado pessoal ...
ate a proxima ..
dp
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 26, 2009 9:46 pm Assunto: |
|
|
Daniel, o crescimento dos galhos do Flamboyant, para cima, são muito vigorosos. A solução, sempre é, tão logo o galho lignifique, tensioná-lo para baixo o que incentiva nascimento de novos galhos na parte superior da curva.
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 27, 2009 5:33 pm Assunto: |
|
|
Aproveitando o tópico, estou com essa belezoca a ser retirada do solo. Entre os dois galhos em forma de "V" existem dois que pretendo fazer o alporque ou estarquia (qual seria melhor ?).
É o seguinte, posso realizar o yamadori e retirar esses dois galhos deixando so o tronco mais grosso ? Daria um bom material de trabalho ?
O nebari tem de 15 a 20 cm.
Agradeço pelas dicas. |
|
|
 |
|