FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus SEKIJOJU
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 1:51 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado Guilherme.

Rafael, vou te dar uma dica de como você pode "produzir" uma muda de ficus como a minha:
1-pegue uma muda, pode ser bem fininha destas que se encontram nos muros ou forquilhas de árvores
2-pegue uma garrafa PET de 2 litros ou mais e corte a parte de cima, não esquecendo de fazer furos para drenagem
3-plante-a no vaso PET em um substrato bem drenante e com bastante matéria orgânica para promover um crescimento rápido das raízes (as raízes vão crescer para o fundo, ficando alongadas, ideais para a técnica
4-enquanto ela cresce (por 1 ano), você providencia a pedra. Atenção que ela deve ter muitas ranhuras profundas para auxiliar na "pegada" das raízes a ela
5-depois de encontrada a pedra, faça o procedimento de prender as raízes a pedra e enterre o conjunto num pote profundo por no mínimo mais 1 ano (as raízes podem ser fixadas com tiras de borracha ou mesmo filme plástico de cozinha - eu usei este)e ir modelando a copa
6-aí é transplantar deixando as raízes agarradas a rocha a mostra e ir modelando a copa
Também apliquei esta técnica com Ulmus e Serissa. Mas também pode ser feita com Ácer, caliandra ...
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/12/09
Idade: 37
Mensagens: 462
Localização: São Luís - MA

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 9:02 am    Assunto: Responder com citação

Po Ricardo legal d+!
eu tenho uma acerola aqui que ainda é beeeeem novinha! uns 15cm de altura e o tronco é fino ainda, nao passa de uma muda, mas eu cuido dela desde bem pequenininha a quase um ano!
Será que a acerola aceitaria uma pedra? Ja estou à prcura de pedras pra futuros bonsais, mas até agora nada! Não sei bem onde procurar e minha falta de tempo piora a situação! hehehehe
Mas vou procurar um ficus pra fazer isso, eles são realmente ideais para se trabalhar com raízes! Very Happy

valeu!
_________________
Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 9:11 am    Assunto: Responder com citação

Rafael, locais para você procurar por pedras:
1 - casas especializadas - mas não procure nos materiais bonitinhos cortadinhos, fale com o vendedor e peça para ver os "rejeitados", sempre tem algo legal
2 - casas de aquariofilia - também costumam revelar preciosidades.
3 - pela rua/estrada mesmo
Acerola, não sei mas acredito que sim.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/12/09
Idade: 37
Mensagens: 462
Localização: São Luís - MA

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 12:56 pm    Assunto: Responder com citação

bom saber dessas fontes! na rua tenho olhado todo dia quando saio de casa de moto... mas ate agora nada em especial hehehehehe
mas vou dar uma olhada em casas de aquario e de decoração jardinagem e etc procurando!

enquanto isso continuo em busca do ficus hehehehe

Hoje adiquiri umas plantas interessantes, no feriado vou trabalhar nelas e vou criar um tópico pra pedir a clássica ajudinha!

valeu
_________________
Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Sex Out 08, 2010 12:54 am    Assunto: Responder com citação

Só tenho uma palavra..... IMPRESSIONANTE...
não era muito fã de raizes sobre pedras mas começei a pensar no assunto depois desse tópico...
Parabéns
abraço
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
leandro reis sousa



Registrado: 24/03/10
Mensagens: 25
Localização: Sao Luis-MA

MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2010 1:12 am    Assunto: Responder com citação

O cara arrebenta nao so no pingo de ouro!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DiogoC



Registrado: 14/09/06
Idade: 34
Mensagens: 87
Localização: Porto - Portugal

MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2010 7:00 am    Assunto: Re: Ficus SEKIJOJU Responder com citação

Ricardo Paiva escreveu:
Agosto de 2010 o bonsai foi colocado em um vaso maior, para treinamento, a fim de proporcionar maior desenvolvimento da estrutura da copa.


Ricardo, excelente trabalho, adorei o conjunto...
Eu só acho que talvez para uma aparência mais madura deveria criar mais um patamar à esquerda, em baixo do já existente.
Para ficar com uma imagem como algo deste género:


cump. Smile
_________________

Diogo Constante
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 04/07/09
Mensagens: 880
Localização: Cariacica-ES

MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2010 11:06 am    Assunto: Responder com citação

Eu conseguir boas pedras ao destruir um bloco de concreto que havia colocado no portão de minha casa, iria modificar o portao e ele precisava ser retirado, então, aproveitei os pedaços que foi detonados e guardei para utilizar para os trabalhos com as plantas.
Inclusive já até estou utilizando um, os outros estão só esperando a hora certa, os desenhos que elas ficaram após serem pocadas com a ponteira de aço ficaram massa.
Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/12/09
Idade: 37
Mensagens: 462
Localização: São Luís - MA

MensagemEnviada: Seg Out 11, 2010 9:47 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo, algumas dúvidas!!! Very Happy
Quando vc passou o "papel filme" em volta dele, entre ele e a pedra, só ficaram as raízes e um pouco de terra? Ou é necessário colocar algo mais para que elas não morram?
Estou pensando em fazer isso em uma das minhas plantas mas ela não tem tantas raízes quanto um ficus! Tenho medo de as raízes não conseguirem se desenvolver dentro do plástico! Pensei em dar uma "amarrada" nelas em volta da pedra com barbante, que com o tempo iria apodrecer e não iria apertá-las d+... Que dica vc me dá?

valeu!!!!
_________________
Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
MARCIO ROLDÃO
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 18/01/05
Idade: 54
Mensagens: 363
Localização: Timoteo MG

MensagemEnviada: Ter Out 12, 2010 12:21 am    Assunto: Responder com citação

Ricardo Paiva parabéns bela planta, adoro este estilo.
_________________
"Bonsai no vale do aço"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Qua Out 13, 2010 9:41 am    Assunto: Responder com citação

Rafael - o filme serve apenas para FIXAR as raízes na rocha nos pontos que queremos. Observe nas fotos da aplicação do filme que as raízes devem sair pela parte de baixo, onde ficarão em contato com a terra e proporcionará a sua alimentação e desenvolvimento das raízes.
Quanto a sua planta, tenho um ulmus com apenas 3 raízes agarrando a rocha.
O uso de cordões não é bom pois eles se deterioram em pouco tempo e as raízes acabam por não agarrarem na rocha. Você perderá tempo. O segredo são raízes bem apertadas (com filme ou borracha) contra a rocha e o tempo.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Qua Out 13, 2010 9:43 am    Assunto: Responder com citação

DiogoC, excelente sugestão. Vou ver se consigo estimular uma brotação ali ou tentar um enxerto.
valeu.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Qua Out 13, 2010 9:44 am    Assunto: Responder com citação

Valeu MARCIO.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
DiogoC



Registrado: 14/09/06
Idade: 34
Mensagens: 87
Localização: Porto - Portugal

MensagemEnviada: Qua Out 13, 2010 2:30 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo Paiva escreveu:
DiogoC, excelente sugestão. Vou ver se consigo estimular uma brotação ali ou tentar um enxerto.
valeu.

De nada! Smile
Acho que esse ramo irá justificar também a pequena inclinação para esquerda que o tronco apresenta, devido ao "peso do ramo".
Gosto muito de ficus e a sua está a seguir um bom caminho. Wink
_________________

Diogo Constante
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 41
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Ter Nov 22, 2011 7:47 am    Assunto: Responder com citação

Belíssimo trabalho!
Ricado, sabe qual espécie de ficus é?
_________________
Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 2 de 4

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil