FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvida sobre engrossamento de tronco principal
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 29, 2010 9:34 pm    Assunto: Dúvida sobre engrossamento de tronco principal Responder com citação

Olá Amigos,

Tenho algumas mudas que já atingiram a altura que desejo p/ meus projetos, porém seus troncos ainda estão muito longe do que seria o ideal, ou seja, ainda estão muito finos.

Gostaria de saber se mesmo podando o que estiver além da altura desejada, o tronco ainda assim continuará engrossando? Ou o correto é deixá-la crescer e só dps de atingir a espessura desejada para o tronco podá-la na altura desejada?

Pensei em agir da seguinte maneira: deixar apenas agumas folhas, ou pequenos galhos no ápice atual e abaixo destes podar todos os galhos e folhas até onde deverá ser o ápice, com isso a planta continuaria crescendo e engrossando porém estaria mantendo os galhos que serão usados na estrutura continuariam baixos e engrossando, ou seja, ficaria um espaço vazio entre o ápice desejado e o ápice real da planta ainda sem a poda.

Exemplo:

Só p/ dar uma idéia do que estou falando.

Abraços.

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2010 9:45 am    Assunto: Responder com citação

O tronco continuará engrossando por toda a vida da àrvore, em uma velocidade lenta se deixada poucas folhas, em vaso pequeno, etc...
Em uma velocidade mais rápida, se colocado na dupla escorredor/ mamadeira, plantada no chão, com muitas folhas e galhos, quanto mais folhas e galhos e maior o espaço para raízes mais rápido será o engrossamento, ok?

Quando vc vê plantas com o ápice crescendo livre daquela forma, geralmente, a intenção é melhorar a conicidade da planta que era praticamente da mesma espessura desde a base até o ápice, ou fruto de yamadori onde a planta era grande e foi feita uma poda bem baixa, necessitando que fosse criado um novo ápice, e para isso tem que deixar crescer livre para que engrosse e fique proporcional ao calibre da planta, se vc cortar antes da hora o chamado "galho de sacrifìcio", aí sim é prejudicial, pois irá perder mais tempo.

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2010 7:24 pm    Assunto: Responder com citação

Donegá ao contrário do que disse o hraphi, até onde eu sei, se você não deixar a planta crescer, encher de folhas e galhos, o tronco para de engrossar.

Se você deixar um galho de sacrifício no topo da planta, como no desenho, a tendência é o tronco engrossar por igual, ou seja, ele não vai ganhar praticamente nada em conicidade.

O melhor é deixar um galho no topo, e outros espalhados pelo tronco em partes mais baixas. Esses galhos mais baixos são os que você deve deixar crescer mais, porque eles irião engrossar mais a parte de baixo da planta deixando a base mais grossa que a parte de cima.

No desenho que você colocou, por exemplo, se fosse uma planta real teria um galho do lado direito na parte da madeira morta em baixo. Depois que esse galho ficasse muito grosso, da grossura da base, ele seria cortado fora e deixaria a base mais grossa.

Em fim... em cada parte que você quiser que a planta engrosse deixe um galho de sacrifício crescer livremente e só corte fora quando estiver com a grossura desejada.

Para acelerar o engrossamento o melhor e plantar no chão, se não der, plante na maior bacia que você encontrar. ( eu tenho 2 piracantas em baldes de 60 litros que, de outubro passado para cá, engrossaram a base para quase 4 cm de diâmetro. Quando eu plantei tinha a grossura de um palito de dente.)

Uma adubação reforçada. Adubo 10-10-10 ou mais forte, TM+FO, etc...
(obs. a adubação forte depende de cada planta, se for uma planta forte e que cresce rápido, como priracanta, ulmus... pode por uma boa dose a cada 15 ou 10 dias na fase de crescimento.)

E um bom substrato. Eu misturei 40 quilos de areia de construção com 10 quilos de terra preta para as minhas piracantas, deu um ótimo resultado.

Abraço!
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2010 8:28 pm    Assunto: Responder com citação

Como assim para de engrossar ?????? Sempre achei que continuava, mas tão pouquinho que tornava-se imperceptível, e só uma foto de muitos anos atrás poderia mostrar o pouco aumento de calibre no tronco...
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2010 8:42 pm    Assunto: Responder com citação

hraphi acho que para engrossar em espaço limitado só se for por causa do envelhecimento da casca, que ficando mais velha se solta um pouco do tronco, talvez assim dê para ver alguma diferença ao longo de muitos anos, mas mesmo assim se a planta não se desenvolver e encher de galhos e folhas o tronco não engrossa.

O tronco é como se fosse um encanamento entre as raízes e as folhas e se houver poucas raízes e folhas o tronco não tem “motivo” para engrossar!

Abraço!
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2010 9:38 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Amigos,

Fico-lhes muito grato pelas orientações. Juntado as duas informações dadas tanto pelo amigo Marco Avelar qto pelo amigo Hraphi, podemos dizer então que o ideal será não cortar a planta agora para que ela continue engrossando, porém devo deixar os galhos mais baixos crescerem mais livremente para engrossar a parte mais baixa e os galhos superiores conter um pouco seu crescimento.

Será que entendi conrretamente?

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2010 10:51 pm    Assunto: Responder com citação

Donegá exatamente.

Só alguns cuidados que devem ser tomados:

-os galhos de sacrifício devem ficar na parte de trás, de preferência, para esconder as futuras cicatrizes;
-os galhos que serão parte do bonsai é bom não deixar crescer muito para não ficarem grossos demais, se não terão que ser podados e deixam muitas cicatrizes;
-deixar galhos só nos pontos estratégicos, quanto menos galhos de sacrifício melhor;
-depois que o galho do ápice estiver com a grossura desejada não o deixe mais crescer para que não engrosse demais a parte de cima, mas não pode ele todo porque ele ajuda no engrossamento da base.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: