FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticabeira
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Leandro Salata
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 14, 2005 9:38 pm    Assunto: Jabuticabeira Responder com citação

Olá pessoal!
Esta é uma jabuticabeira que eu comprei em um viveiro aqui na minha cidade (Ribeirão Preto), já tinha postado uma vez sobre o assunto, de como proceder caso eu a comprasse de verdade! Bom, aí está!

Planta como comprada.
Ela foi trabalhada por mim e pelo Mário (mais pelo Mário do que por mim..rsrs) onde fizemos uma poda radical nela e tiramos do saco que se encontrava. Não sabia se iria viver devido a pouquíssima (mto pouco meeeeeesmo) quantidade de raízes que ela estava!

Depois da poda.
Como a jabuticabeira é muito forte, como muitas plantas nativas, eis o resultado:

Foto tirada no dia 01/10/05

Foto tirada no dia 11/10/05

Já tenho uma idéia para ela, mas gostaria muito de ouvir sugestões para que, um dia, esta planta se torne um lindo bonsai!Aguardo as críticas!
Abraços!

PS: desculpem pelas fotos estarem um pouco pesadas talvez, mas é que eu ainda não sei reduzilas! Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 14, 2005 11:13 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Leandro !!!!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Mário - segundo você - e você fizeram um belo trabalho !!!!!!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Esta jaboticabeira ficará belíssima !!!!!!!!!

Eu a deixaria brotar mais e depois cada um - depois de você postar as fotos - , daria sua opinião, me parece que ficará uma coisa de "maluco".

Parabéns e ...... vamos pro abraço

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leandro Salata
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 14, 2005 11:24 pm    Assunto: Responder com citação

Amiga Angela,
realmente acho q vai virar um belo bonsai!
Vou fazer exatamente o que vc disse: deixar brotar mais para depois poder trabalhá-la!
Obrigado por enquanto. Beijos!
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 14, 2005 11:28 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Leandro !!!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Quanta rapidez em me responder !!!!!!!! Razz Razz Razz

Acho que é melhor mesmo aguardar as brotações e coloque fotos sempre que achar interessante vermos o progresso da planta....

Bitocas

Leandro Salata
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 14, 2005 11:41 pm    Assunto: Responder com citação

Cara Angela,
é sempre bom poder responder o mais rapido possivel pessoas como vc q estão sempre dispostas a ajudar!
Qto a jabuti., eu estou sempre fotografando o progresso dela. Assim q euachar algo interessante com certeza vou postar para q voces possam opinar.
Voce acha q eu devo dar uma poda nela para estimular mais a brotação?
Beijos!
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 15, 2005 12:31 am    Assunto: Responder com citação

Arrow Parabéns Leandro pela fantástica planta e pelo belo trabalho Exclamation Exclamation Exclamation Também com o professor do lado... Razz Agora é só deixar o tempo agir...........

Atila

PS: Vc usou tiamina nela??? Em que quantidade e frequência???
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 15, 2005 9:45 am    Assunto: Responder com citação

CARAMBA Shocked Shocked Shocked Exclamation Exclamation Exclamation

Que belo achado e trabalho de poda Leandro... certamente formará um lindo bonsai!!!

não esqueça de ir mostrando a evolução Wink

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Serginho
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 15, 2005 10:12 am    Assunto: Responder com citação

Linda planta!!!!

Tem um belo futuro. Uma coisa que me chamou atenção foi a sinuosidade logo no começo do tronco (Show de bola). Agora é só esperar uma maior brotação, como já comentou nossa amiga Angela, para começar a trabalhar o estilo.

abraços
Sérgio Barbosa.
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 15, 2005 10:14 am    Assunto: Responder com citação

Oi Leandro !!!!! Laughing Laughing Laughing

Não faça nada agora, deixe sua planta se recuperar........ ela está demonstrando estar super saudável, então que tal deixá-la quietinha ???

Mais uma vez parabéns pela bela planta.

Abraços

stie
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 15, 2005 7:56 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Leandro!

Parabéns pela escolha da planta, saber escolher é também muito importante e parabéns pelo trabalho realizado é certo que será um belo bonsai e deve ser muito bom ter um mestre da arte como companheiro na ora de cortar, em?
Eu tenho uma planta parecida e tenho olhado pra ela alguns dias planejando o que fazer, agora esta decidido vou cotar igual a sua e fatalmente terei também um belo bonsai (bendito fórum),mas me falta uma coisa; qual o esquema de adubação você vai usar? Me da uma colinha daquilo que o mestre te passou, eu fico muito inseguro na ora de adubar, principalmente quando sei que uma planta que passa por uma poda dessa precisa de uma adubação bem feita. (uma turbinada)
Outra coisa que tem me chamado atenção é essa ponta de gargalo de garrafa que tenho visto em vários vasos, o que é isso?

Leandro tudo de bom pra você, pra suas arvores e pra todos os amigos que dividem esse espaço conosco.

Um abraço
Stie
Leandro Salata
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 16, 2005 9:01 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal!
Obrigado pelas palavras, acho muito importante o apoio de todos voces. Vou fazer o q vcs disseram mesmo..esperar a planta se recuperar e aí sim começar a trabalha-la! E claro, vou postando as fotos q ahcar interessante voces verem!

Stie, no começo eu não adubei ela, esperei a planta se recuperar da poda drastica e só agora estou adubando. Estou colocando Farinha de Osso e Torta de mamona é vou começar com um adubo foliar tb. A jabuticabeira aceita bem essas podas, se recupera muito bem..está aí um ótimo exemplo né..rsrs....aliás, quase todas as plantas nativas são muito resistentes! Se vc achar conveniente fazer este processo, faça, mas não se esqueça de postar aqui para que nós possamos ver hein!
Ahh, a tampa das garrafas é somente para colocar o adubo dentro!!! (copiei do Mário..rsrs)

Átila, eu usei Tiamina sim, usei uma dose muito grande por sinal, pois como eu disse ela estava com uma car~encia muito grande de raizes e foi preciso para que elea se recuperasse! A dose foi o professor Mário q me receitou. Ele colocou quatro gotas em +- 2 litros de água, sendo q cada gota pode ser diluida em 1 litro. Então, usei uma dose 2 vezes maior do q o usual!

Bom pessoal, é isso ae. Mais uma vez agradeço pelos comentários!
Como ainda sou iniciante na arte , peço q os nossos amigos mais experientes me corrijam caso tenha dito alguma besteira ok?!
Grande abraço a todos pessoal!!!!!!
T+
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 17, 2005 10:22 am    Assunto: Re: Jabuticabeira Responder com citação

Oi Leandro, tudo bem?

Cara... parabéns pela escolha e compra da planta, e mais ainda pelo trabalho feito nela (parabéns extensivo ao Mário! Very Happy )

Essa jabu tem algumas qualidade que me chamaram a atenção, como:
- belo movimento do tronco e estrutura primária,
- boa conicidade do tronco,
- nebari interessante (raro em jabu)

Pelo belo trabalho que voces fizeram, fica dificil sugerir algo. Mais ainda quando voce já tem em mente uma idéia para ela.

Concordo em deixá-la brotar bastante e reforçar as adubações para podermos ver as alternativas que ela vai oferecer!

Uma pequeníssima sugestão que me ocorreu seria a possivel eliminação daquele galho fino que foi deixado no final do galho da direita da 1a. foto após a poda.
Este galho nasce a um ângulo de 90graus, me parecendo pouco natural numa jabu. Também penso que ele está muito alto e as brotações novas que saem dele me parecem que vão fugir um pouco do formado da copa.

Fora esse pequeno detalhe, esta jabu tem um futuro brilhante!
Parabéns,
Charles
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 17, 2005 11:36 am    Assunto: Responder com citação

Charles, devido ao estado em que se encontrava, poucas raízes e a planta totalmente solta dentro do recipiente, ao podar, orientei ao Leandro que deixasse aqueles galhos pois seriam os primeiros a demonstrar a recuperação da planta e mesmo porque, deixei algumas folhas para verificação ( 4 ou 5 ). Agora, realmente, na próxima atividade com a planta serão feitas as eliminações necessárias.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 17, 2005 12:18 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Mario...

Entendi! Boa idéia deixar esses pequenos galhos e algumas folhas prá verificação! Rolling Eyes
Mais uma vez, parabéns a voces pelo trabalho!

Abraço,
Charles
Leandro Salata
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 17, 2005 3:00 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Charles,
obrigado pelas palavras amigo. É muito bom "escutar" elogios de pessoas com maior nivel na arte, como vc! Principalmente para nós q somos iniciantes.
Realmente, aquele galho fininho só ficou para que possamos ver a recuperação da planta, mas no próximo trabalho vou dar um fim nele, como nosso amigo Mário disse!!!
Realmente, trabalhar uma planta ao lado de um professor como este fica fácil para qualquer um né..rsrs...Valew Mário!
Bom, mais uma vez, obrigado! Palavras como esta são o melhor estímulo para q possamos crescer na arte Bonsai!
Grande abraço amigo!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: