Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
alvaro de castro sousa 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 06, 2005 9:02 am Assunto: piteco..... |
|
|
Ola pessoal,to aqui de novo, com mais uma duvida!!
E o seguinte : queria saber dos amigos se a primavera (que e a estaçao q estamos ne?) , e boa prar plantar semenes de piteco?
Valeu!!!  |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Qui Out 06, 2005 4:19 pm Assunto: |
|
|
Caro Alvaro,
Semeie todas que tiver, pois a taxa de germinação é baixa para esta espécie. Mas antes dê uma lixada nelas e também ponha estas num pote com água para ver qual que está boa para semear, ok ?
Boa semeadura !
Um abarço, |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Out 07, 2005 3:52 pm Assunto: |
|
|
Oi Alvaro, tudo bem?
Por coincidência, plantei mês passado várias sementes de pitheco, com uma taxa altíssima de germinação, seguindo dicas do Bergson, que em resumo são:
1- colocar as sementes num copo d'água e deixar por 24h na geladeira,
2- descartar as que boiaram após esse tempo,
3- dar uma leve "picada", quebrando uma lasca de uma das pontas de cada semente (um alicatinho de unha serve bem)
4- plantar em substrato adequado e manter em local com bastante iluminação mas sem sol direto.
Fazendo isso, consegui algo como 90% de germinação. Testei num outro lote de sementes, fazendo a mesma coisa, exceto lascar a pontinha. Resultado: menos de 15% de germinação!
A casca da semente é meio grossa e muitas sementes apodreceram e as poucas que germinaram estão nitidamente mais frágeis que as primeiras.
Mais uma curiosidade: as primeiras germinaram entre 2 e 4 dias! Os outros demoraram perto de 20 dias!
Boa sorte,
Charles |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 09, 2005 9:56 am Assunto: |
|
|
Charles escreveu: | Oi Alvaro, tudo bem?
Por coincidência, plantei mês passado várias sementes de pitheco, com uma taxa altíssima de germinação, seguindo dicas do Bergson, que em resumo são:
1- colocar as sementes num copo d'água e deixar por 24h na geladeira,
2- descartar as que boiaram após esse tempo,
3- dar uma leve "picada", quebrando uma lasca de uma das pontas de cada semente (um alicatinho de unha serve bem)
4- plantar em substrato adequado e manter em local com bastante iluminação mas sem sol direto.
Fazendo isso, consegui algo como 90% de germinação. Testei num outro lote de sementes, fazendo a mesma coisa, exceto lascar a pontinha. Resultado: menos de 15% de germinação!
A casca da semente é meio grossa e muitas sementes apodreceram e as poucas que germinaram estão nitidamente mais frágeis que as primeiras.
Mais uma curiosidade: as primeiras germinaram entre 2 e 4 dias! Os outros demoraram perto de 20 dias!
Boa sorte,
Charles |
Olá pessoal,
também já venho fazendo dessa forma há algum tempo e confirmo que o resultado é surpreendente.
A única diferença é que não as coloco na geladeira. Não há necessidade.
Um abração,
SErgivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Out 09, 2005 6:00 pm Assunto: |
|
|
Por coincidência, ontem mesmo eu dei 20 sementes de Piteco pra um amigo,cortei as pontinhas delas e coloquei em um pote de Maionese com água, ele as colocou na mala do carro e esqueceu de colocar na geladeira, como eu havia recomendado, as sementes ficaram na mala do carro de onte pra hoje, de manhã o carro pegou um sol brabo...
Quando ele foi pegar as sementes, disse que 4 delas já estavam germinando dentro d'água...
Acho que a época boa é essa mesmo...
Fiz umas experiências no Inverno e não germinou quase nada...
Um abraço. |
|
|
 |
alvaro de castro sousa 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 14, 2005 2:31 pm Assunto: agradecimento |
|
|
Oi pessoal!!! o valeu mesmo pelas dicas. mais qual lado devo pica, pois ico com medo de corta o lado q a semente brota? Valeu brigado. |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Out 17, 2005 1:48 pm Assunto: Re: agradecimento |
|
|
Oi Alvaro,
Eu não consegui distinguir um lado ou outro das sementes.
Eu dei uma picotada na ponta de cada uma, sem me preocupar com o lado.
Pela quantidade de sementes que plantei, com certeza esta técnica funciona, independentemente do lado picotado. A germinação foi de quase 100%.
Claro que eu tomei cuidado para picotar apenas a casca da semente, evitando arrancar pedaço do cerne.
Boa sorte,
Charles |
|
|
 |
|