|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
andrebervig
Registrado: 05/05/09 Idade: 44 Mensagens: 34 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 3:00 pm Assunto: Caliandra rosa |
|
|
Gostaria de contar com a ajuda de vocês para me orientarem na condução desta planta. Ela é uma caliandra rosa.
grato |
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 5:53 pm Assunto: |
|
|
André,
Inicialmente você deve replantar sua caliandra em um vaso grande. Aqui no fórum é praticamente unanimidade a recomendação da bacia plástica, com boa perfuração no fundo e lateral, substrato drenante. Isso realmente ajuda muito o desenvolvimento da planta.
Antes disso, seria muito interessante você selecionar o(s) tronco(s) que gostaria de manter. Há a possibilidade de trabalhar um árvore com múltiplos troncos. Se você julgar interessante, mantenha aqueles que acredita poderem dar bom desenvolvimento.
Eu particularmente não tenho o hábito de cultivar muitas plantas com múltiplos troncos. Creio que apenas um ou no máximo dois troncos já seriam suficientes para iniciar seu trabalho.
Faça uma poda, naquilo que ficou, logo após a segundo brotação.
Do mais é aguardar. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 6:52 pm Assunto: |
|
|
Sua planta parece ter uma base boa. Mas estes multiplos troncos grossos eretos particularmente não me agradam. Uma coisa que me veio na cabeça seria podar curto e iniciar quase do zero. Senão um estilo Hokidachi. Vamos esperar a opinião dos mais experientes |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 8:04 pm Assunto: |
|
|
Boa noite!
as opções para esta planta são variadas....
e selecionaria os troncos e acho q tentaria inclinar ela para a esquerda usando a segunda foto. tentando uma semi cascata.
mas espere mais respostas para vem o q mais te agrada.
abraços |
|
|
 |
andrebervig
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 9:39 am Assunto: |
|
|
Como ela tem 3 troncos mais grossos eu fiquei na duvida como proseguir, tinha pensado em eliminar os dois troncos externos e deixando apenas o do meio. O que voces acham? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 2:04 pm Assunto: |
|
|
André, como os colegas disseram, várias opções há, mas, compactuo com a tua idéia de deixar um só tronco.
3 observações:
1. Terá que podar todos os demais troncos e trabalhar bem no acabamento das cicatrizes. Esse tipo de eliminação de troncos da Calliandra não enseja boa cicatrização.
2. Podar o tronco principal bem baixo
3. A Calliandra em fase de desenvolvimento tem um crescimento muito vigoroso de raízes. Aconselhável transplantar anualmente.
Acho que ela ficaria mais ou menos, assim:
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 7:36 pm Assunto: bonsai |
|
|
André, a sugestão do nobre amigo Elio é de longe a melhor para vc conduzir bem sua planta. No caso, replantar em uma bacia plastica grande não irá ajudar, pois o engrossamento do tronco é meio dificultoso nesse recipiente, ao contrário de outras plantas. Melhor, no caso desse planta, após as podas drásticas, o uso de um escorredor, sem mamadeira.
O ideal, então, é buscar formar um lindo hokidachi, como sugerido pelo Elio, confeccionando um shohin com ela. A brotação, tão logo elimine os troncos auxiliares, virá rápida e em abudancia, permitindo que vc selecione os mais bem posicionados para trabalhar a estruturação aerea.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
andrebervig
|
Enviada: Sex Set 24, 2010 1:39 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado a todos pelas sugestões dadas, com base nas dicas nós iniciantes nos sentimos mais confiantes para intervir nas plantas.
Abraços |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|