|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Werlei Purgatto 1.o PASSO

Registrado: 04/03/05 Mensagens: 176 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Ter Out 18, 2005 4:23 pm Assunto: Amoreira qual estilo??? |
|
|
Tenho esta Amoreira e ela esta com uma cicatriz muito grande na parte superior, e o primeiro galho esta cruzando o tronco principal por traz , estou indeciso quanto ao estilo não sei se corto o primeiro galho e faço uma cascata com o segundo, ou deixo o primeiro e faço um jim no tronco principal, mudando a frente para o outro lado.
Dêm uma olhada e opinem:
frente atual
Não reparem no vaso é só de treinamento, presente vc já viu como é que é né, tem que usar se não o presenteador fica magoado.
vista superior, ta meio confuso mas se fizer uma forcinha dá para ver os dois galhos. _________________ Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10 |
|
|
 |
Marco Antonio Marques
|
Enviada: Ter Out 18, 2005 4:57 pm Assunto: |
|
|
Maravilha na minha opinião. Acho que se você fizer em queda ficará show. Ficará interessante, ela possui um movimento bonito e harmonioso.
você pode podar o galho que parte de trás ou tentar dar algum outro movimento, que orne com o conjunto. Talvez eu podasse logo apos a segunda brotação partindo do tronco e aramasse dando um movimento ligeiramente espiralado.(isso é so minha opiniao....)
Uma beleza de planta! parabéns. Tem muito estilo. Muito potencial. um belo futuro.
abarço
Marco |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Out 19, 2005 9:53 am Assunto: |
|
|
Oi Werlei
Na minha opinião, acho que não ficaria legal em cascata...
Faria um moyogi, girando 90 graus para direita... e se já não dá pra aramar este primeiro galho(cruzado), cortando logo no começo não incentivaria nova brotação???
Deu pra entender ou embolei tudo
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 24, 2005 4:15 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Marco e Alexandre, as duas opiniões são legais mas ainda estou na duvida. _________________ Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10 |
|
|
 |
Ivo Seixas Rodrigues
|
Enviada: Seg Out 24, 2005 11:28 pm Assunto: Cascata |
|
|
Voto no kengai.
Ivo _________________ Forma é vazio. Vazio é forma. |
|
|
 |
Nelmar 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 02, 2005 6:15 pm Assunto: |
|
|
Werlei, tudo bem?
A planta tem um bonito movimeneto do tronco.
A cicatriz é grande realmente.
As vezes temos de ser um pouco radicais com algumas plantas, e acho que é o caso desta.
Sugestão:
* fazer um shari no tronco, de cima até a base, aproveitando o início que já tem na base da planta. Dessa forma vc pode amenizar a cicatriz
* plantá-la mais na vertical aproveitando o movimento do tronco
* usar como ápice este galho à esquerda
* cortar este galho em baixo
* trabalhar a copa da planta com galhos compridos e pendentes para amenizar a altura do tronco
Será que alguém bom de desenho pode ajudar, para dar uma melhor ideia de como ficaria?
Acho que vai ficar legar
Abraços
Nelmar |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Nov 03, 2005 11:02 pm Assunto: |
|
|
Oi Werlei !!!!!!!!!!
Nossa... que planta bonita e complicada pra caramba você nos apresentou !!!!! O que pode parecer fácil... às vezes é um problema imenso
As opiniões vão variar e muito !!!! Ainda não decidi.... aliás, quem sou eu pra decidir ????
Acho que a opinião do Nelmar - meu HERÓI - de alguém desenhar as opiniões seria muito legal...
Quem se habilita ????
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Nov 07, 2005 7:49 pm Assunto: |
|
|
Werlei, não sei desenhar, mas posto a foto de uma amoreira trabalhada por um colega aqui de Brasilia/DF:
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=2061466&size=3
Talvez, observando a planta dele, voce possa tecer uma possibilidade para a sua planta.
O ideal, qualquer que seja o modelo que voce escolher, ou melhor, o estilo que adotar, talvez fosse bom retirar a planta do vaso em que se encontra, colocar num escorredor, trocando o substrato por outro que permita maior areação das raizes. Isso estimulará o surgimento de brotação mais vigorosa, melhorando suas opções quanto a novos galhos, ok?
se não quiser trocar esse vaso por um escorredor, melhore ao menos o substrato. Pela foto postada que mostra a planta de cima, o substrato parece muito compactado. E adubo organico nela!!  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Nov 09, 2005 3:54 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Nelmar, acho que vou optar pelo galho da esquerda como ápise mesmo.
Obrigado Angela pelo insentivo, mas ela não é tão bonita assim, quem sabe um dia a faço ela ficar, ai talvez você possa colo-la na sua coleção de fotos de bonsai, daqui ums 5 ou 10 anos talvez.
Obrigado nickyfury, o solo eu tenho que trocar mesmo, quando a plantei neste vaso fiquei com preguiça de quebrar o tijolo, porque pensei que a estaca não fosse pegar por causa da grossura, eu plantei com terra e arreia apenas, aí compactou. Muito linda essa amoreira da foto. _________________ Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10 |
|
|
 |
Jonatã Fernandes Leite

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 73 Localização: São Gonçalo - RJ
|
Enviada: Qui Nov 10, 2005 11:39 am Assunto: TUDO |
|
|
OI TUDO BEM CONCORDO COM O NELMAR, MAS COM O COLEGA DE CIMA TAMBÉM-O ALEXANDRE, ACHO QUE:
-PODE-SE DEIXAR O GALHO ATÉ UMA ÉPOCA MELHOR DE SE DECIDIR
-USA-LO PARA OUTRO TRABALHO COMO GIM/SHARI
-APROVEITA-LO PARA ESTIMULAR ENGROSSAMENTO DO TRONCO, COMO GALHO DE SACRIFÍCIO, E BROTAÇÕES NOVAS E MANUTENÇÃO DA SAÚDE DA PLANTA , PORÉM, DEIXANDO-O FRACO POIS O PRINCIPAL SERÁ O DA ESQUERDA
E
FICARÁ LINDA ESSA AMOREIRA
EU DESENHARIA MAS NAO TENHO COMO COLOCAR NO FORUM, NEM SEI, POIS É SÓ NO TRABALHO QUE ACESSO.
ABRAÇO
Nelmar escreveu: | Werlei, tudo bem?
A planta tem um bonito movimeneto do tronco.
A cicatriz é grande realmente.
As vezes temos de ser um pouco radicais com algumas plantas, e acho que é o caso desta.
Sugestão:
* fazer um shari no tronco, de cima até a base, aproveitando o início que já tem na base da planta. Dessa forma vc pode amenizar a cicatriz
* plantá-la mais na vertical aproveitando o movimento do tronco
* usar como ápice este galho à esquerda
* cortar este galho em baixo
* trabalhar a copa da planta com galhos compridos e pendentes para amenizar a altura do tronco
Será que alguém bom de desenho pode ajudar, para dar uma melhor ideia de como ficaria?
Acho que vai ficar legar
Abraços
Nelmar |
_________________ Jonatã F. Leite
colecionador e aprendiz e praticante |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|