FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Amoreira qual estilo???
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Werlei Purgatto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2005 4:23 pm    Assunto: Amoreira qual estilo??? Responder com citação

Tenho esta Amoreira e ela esta com uma cicatriz muito grande na parte superior, e o primeiro galho esta cruzando o tronco principal por traz , estou indeciso quanto ao estilo não sei se corto o primeiro galho e faço uma cascata com o segundo, ou deixo o primeiro e faço um jim no tronco principal, mudando a frente para o outro lado.

Dêm uma olhada e opinem:

frente atual

Não reparem no vaso é só de treinamento, presente vc já viu como é que é né, tem que usar se não o presenteador fica magoado.

vista superior, ta meio confuso mas se fizer uma forcinha dá para ver os dois galhos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marco Antonio Marques

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2005 4:57 pm    Assunto: Responder com citação

Maravilha na minha opinião. Acho que se você fizer em queda ficará show. Ficará interessante, ela possui um movimento bonito e harmonioso.

você pode podar o galho que parte de trás ou tentar dar algum outro movimento, que orne com o conjunto. Talvez eu podasse logo apos a segunda brotação partindo do tronco e aramasse dando um movimento ligeiramente espiralado.(isso é so minha opiniao....) Smile

Uma beleza de planta! parabéns. Tem muito estilo. Muito potencial. um belo futuro.

abarço
Marco
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 19, 2005 9:53 am    Assunto: Responder com citação

Oi Werlei

Na minha opinião, acho que não ficaria legal em cascata...
Faria um moyogi, girando 90 graus para direita... e se já não dá pra aramar este primeiro galho(cruzado), cortando logo no começo não incentivaria nova brotação???
Deu pra entender ou embolei tudo Rolling Eyes Laughing Laughing Laughing

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Werlei Purgatto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2005 4:15 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Marco e Alexandre, as duas opiniões são legais mas ainda estou na duvida.
Ivo Seixas Rodrigues

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2005 11:28 pm    Assunto: Cascata Responder com citação

Voto no kengai.
Ivo
Nelmar
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2005 6:15 pm    Assunto: Responder com citação

Werlei, tudo bem?
A planta tem um bonito movimeneto do tronco.
A cicatriz é grande realmente.
As vezes temos de ser um pouco radicais com algumas plantas, e acho que é o caso desta.
Sugestão:
* fazer um shari no tronco, de cima até a base, aproveitando o início que já tem na base da planta. Dessa forma vc pode amenizar a cicatriz
* plantá-la mais na vertical aproveitando o movimento do tronco
* usar como ápice este galho à esquerda
* cortar este galho em baixo
* trabalhar a copa da planta com galhos compridos e pendentes para amenizar a altura do tronco

Será que alguém bom de desenho pode ajudar, para dar uma melhor ideia de como ficaria?

Acho que vai ficar legar

Abraços
Nelmar
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 03, 2005 11:02 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Werlei !!!!!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Nossa... que planta bonita e complicada pra caramba você nos apresentou !!!!! O que pode parecer fácil... às vezes é um problema imenso Idea Idea Idea

As opiniões vão variar e muito !!!! Ainda não decidi.... aliás, quem sou eu pra decidir ????

Acho que a opinião do Nelmar - meu HERÓI - de alguém desenhar as opiniões seria muito legal...

Quem se habilita ????

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 07, 2005 7:49 pm    Assunto: Responder com citação

Werlei, não sei desenhar, mas posto a foto de uma amoreira trabalhada por um colega aqui de Brasilia/DF:

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=2061466&size=3

Talvez, observando a planta dele, voce possa tecer uma possibilidade para a sua planta.
O ideal, qualquer que seja o modelo que voce escolher, ou melhor, o estilo que adotar, talvez fosse bom retirar a planta do vaso em que se encontra, colocar num escorredor, trocando o substrato por outro que permita maior areação das raizes. Isso estimulará o surgimento de brotação mais vigorosa, melhorando suas opções quanto a novos galhos, ok?
se não quiser trocar esse vaso por um escorredor, melhore ao menos o substrato. Pela foto postada que mostra a planta de cima, o substrato parece muito compactado. E adubo organico nela!! Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Werlei Purgatto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 09, 2005 3:54 pm    Assunto: Responder com citação

Arrow Obrigado Nelmar, acho que vou optar pelo galho da esquerda como ápise mesmo.

Arrow Obrigado Angela pelo insentivo, mas ela não é tão bonita assim, quem sabe um dia a faço ela ficar, ai talvez você possa colo-la na sua coleção de fotos de bonsai, daqui ums 5 ou 10 anos talvez.

Arrow Obrigado nickyfury, o solo eu tenho que trocar mesmo, quando a plantei neste vaso fiquei com preguiça de quebrar o tijolo, porque pensei que a estaca não fosse pegar por causa da grossura, eu plantei com terra e arreia apenas, aí compactou. Muito linda essa amoreira da foto.
Jonatã Fernandes Leite

MensagemEnviada: Qui Nov 10, 2005 11:39 am    Assunto: TUDO Responder com citação

OI TUDO BEM Question CONCORDO COM O NELMAR, MAS COM O COLEGA DE CIMA TAMBÉM-O ALEXANDRE, ACHO QUE:
Arrow -PODE-SE DEIXAR O GALHO ATÉ UMA ÉPOCA MELHOR DE SE DECIDIR
Arrow -USA-LO PARA OUTRO TRABALHO COMO GIM/SHARI
Arrow -APROVEITA-LO PARA ESTIMULAR ENGROSSAMENTO DO TRONCO, COMO GALHO DE SACRIFÍCIO, E BROTAÇÕES NOVAS E MANUTENÇÃO DA SAÚDE DA PLANTA , PORÉM, DEIXANDO-O FRACO POIS O PRINCIPAL SERÁ O DA ESQUERDA
E
FICARÁ LINDA ESSA AMOREIRA

EU DESENHARIA MAS NAO TENHO COMO COLOCAR NO FORUM, NEM SEI, POIS É SÓ NO TRABALHO QUE ACESSO.
ABRAÇO

Nelmar escreveu:
Werlei, tudo bem?
A planta tem um bonito movimeneto do tronco.
A cicatriz é grande realmente.
As vezes temos de ser um pouco radicais com algumas plantas, e acho que é o caso desta.
Sugestão:
* fazer um shari no tronco, de cima até a base, aproveitando o início que já tem na base da planta. Dessa forma vc pode amenizar a cicatriz
* plantá-la mais na vertical aproveitando o movimento do tronco
* usar como ápice este galho à esquerda
* cortar este galho em baixo
* trabalhar a copa da planta com galhos compridos e pendentes para amenizar a altura do tronco

Será que alguém bom de desenho pode ajudar, para dar uma melhor ideia de como ficaria?

Acho que vai ficar legar

Abraços
Nelmar

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: