Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Seg Set 20, 2010 1:54 pm Assunto: "Pinus thumbergii" (Pinheiro Negro) |
|
|
Olá pessoal dem uma olhadinha no que eu adquiri nesse final de semana na esposição que teve aqui em Vargem Grande.
pretendo fazer uma alporquia nessa altura tirando uma muda na parte de cima. oque acham ?
por favor fiquem a vontade para dar suas sugestões !!!!
obrigado
Adriano |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Seg Set 20, 2010 6:12 pm Assunto: |
|
|
será que ja devo fazer a alporquia ou devo esperar a planta se recuperar um pouco ? |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 21, 2010 2:37 pm Assunto: |
|
|
E ai galera nem uma sugestão ?
fiquem a vontade por favor, gosto de receber seus preciosos palpites !!!
pois sou iniciante e fico com muitas duvidas
obrigado |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Set 21, 2010 5:13 pm Assunto: |
|
|
Olá ADN!
Esse PN tem boa sinuosidade inicial.
Não aconselho alporquia. Deixe esse tronco alto como galho de sacrifício, para posteriormente cortá-lo totalmente.
Para melhor desenvolvimento, faça uma desfolha parcial nessa copa, deixando poucas agulhas, para incentivar o desenvolvimento dos ramos inferiores.
Não arame os ramos inferiores agora pois isso só estressará mais a planta e atrasará o desenvolvimento.
Como o PN tem madeira flexível, haverá ainda muito tempo para aramar e dar sinuosidades a esses ramos inferiores.
A planta deve responder com crescimento das velas nos ramos inferiores.
Daí, devemos podá-las parcialmente para que surjam novas brotações, o que será o adensamento futuro desse PN.
Por ora, o que eu vejo é isso. Se algum colega tiver mais alguma oreintação, vamos lá pessoal!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 21, 2010 6:03 pm Assunto: |
|
|
Puxa, Elio obrigado pela ajuda, eu já estava quase fazendo a alporquia na planta, vou fazer exatamente isso que me sujeriu, mas vc acha que futuramente não seria interesante fazer a alporqui no galho de sacrifico ?
e mais uma coisinha só como sugere que eu faça a desfolha
devo cortar as agulhas ? ou a ponta inteira dos galhos ?
obrigado e desculpas por tantas perguntas, mas ainda sou leigo em certos termos de Bonsai ok, mas logo eu aprendo pois gosto muito e tenho sincero interesse.
Estou adquirindo algumas plantas e o forum é o unico recurso que tenho para recorre,
Obrigado a TODOS
Adriano ( ADN) |
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Ter Set 21, 2010 6:04 pm Assunto: |
|
|
Adriano,
O Elio já disse tudo o que deve ser feito quanto à sua muda. O galho principal deverá ser mantido na forma de galho de sacrifício para fins de engorda do tronco. Futuramente será eliminado.
Também há a necessidade de adensamento da parte inferior, que só ocorrerá com o tempo. Por ora, nada mais a fazer do que tratar a planta com cuidado, sem mais estresse.
Bom trabalho. |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 21, 2010 6:36 pm Assunto: |
|
|
Só precisava saber como faço a desfolha parcial na copa, se alguem puder me explicar eu agradeço grandemente !
obrigado |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 21, 2010 8:28 pm Assunto: |
|
|
ADN, a desfolha de PN vc faz da base do galho para a ponta, deixando uns 4 a 5 pares de agulhas, no máximo. Na mesma época você pode fazer o Mekiri (poda das velas maduras), isso no meio do verão.
Se vc cortar a ponta do galho, vela nova, ( chamado Metsumi) incentivará novos brotos, que nesse caso ( galho de sacrifício) não é interessante pois a energia deve ser dirigida para os galhos inferiores.
Quanto à alporquia................em PN é muito difícil vingar. Requer prática, experiência e conhecimento que eu mesmo não tenho.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Editado pela última vez por Elio em Sex Set 24, 2010 10:55 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 22, 2010 8:50 am Assunto: |
|
|
Valeu Elio, entendi vou fazer a desfolha hoje mesmo, e quanto a poonta dos galhos eu já quebrei a ponta do broto com os dedos, acho que fui precipitado
mas agora já fiz, mas muito obrigado pelas instruções, não a nada melhor do que aprender com pessoas experientes !!!
Obrigado
Adriano |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 9:01 pm Assunto: |
|
|
já foi td falado o q é pra fazer, estou so querendo acompanhar o tópico aqui, pois ainda tenho mt o q aprende sobre PN
abraços |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 29, 2010 4:36 pm Assunto: |
|
|
E ai pessoal !!
Será que ficou bom ?
Acho que ficou bom |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 29, 2010 8:53 pm Assunto: |
|
|
É isso aí, por enquanto. Qualquer outra intervenção irá enfraquecer esse PN. Agora é manter uma boa adubação, sol e.........tempo, muito tempo.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 30, 2010 9:37 am Assunto: |
|
|
O brigado caro Elio
Vou aproveitar para ler bastante sobre os PN, grande abraço
At+ |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
|
|
 |
|