FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ficos, oque fazer
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 19, 2010 12:26 pm    Assunto: ficos, oque fazer Responder com citação

estou com um dilema pessoal.... estou louco para desfolhar e passar arrame em um ficos meu que esta sem nem uma forma ..... tenho uma planelha que dix que nao posso fazer isso agora...

sera que posso...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 19, 2010 12:36 pm    Assunto: Ficus Responder com citação

Ola Daniel quem sabe postas umas fotos de teu ficus antes de fazer alguma coisa dai o pessoal vai avaliar melhor sua planta e dar opinioes para conduzi-la.Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 19, 2010 12:38 pm    Assunto: Responder com citação

Olha, depende de qual espécie de fícus que é, se for boni e benjamina eu não mecheria agora, mas se for o retusa por exemplo, mete bronca. Os meus eu desfolhei e podei tudo semana passada.
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 19, 2010 1:27 pm    Assunto: Responder com citação

Uploaded with ImageShack.us

olha como ela estava no inicio do ano

Uploaded with ImageShack.us

queria muito desfolha-la e ver uma amarracao para ela.. sera que posso fazer isso hoje ... estou em sp capital ....
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 19, 2010 1:29 pm    Assunto: Responder com citação

estava sem meu adaptador,,, ta ae qui vcs acham dele
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 19, 2010 6:06 pm    Assunto: Responder com citação

Parece um Ficu benjamina. Tens um belo nebari aí! Ao que consigo ver na foto, vc tem galhos que estão compridos demais, mas não dá para ver bem. Acho que seria bom podar na entrada doa primavera os galhos mais curtos. Não dá para vizualizar muito bem a formação da copa pelas fotos. Pode tentar uma triangulação com estes galhos que já possui, abaixando eles com arame, ficaria um estilo tipo neagari

Com o tempo pode ir melhorando as raízes aéreas também!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 19, 2010 10:37 pm    Assunto: Responder com citação

Daniel, eu podaria os galhos longos bem curtos e recomeçaria com novas brotações, ou aproveitaria os novos ramos com folhas desde o inicio para formar galhos ramificados desde o inicio. Ainda o colocaria em vaso maior para engrossar esta base. Quanto a desfolha até pode ser feita, mas na espécie é comum secarem alguns galhos ou ponteiras após isto. Mas seria melhor esperar o fim do inverno.

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 20, 2010 7:34 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Daniel, além das excelentes colocações do nobre colega João José, eu sugiro que o recipiente em que irá replantar seu ficus seja uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral. O substrato ideal para ficus, de acordo com minha experiencia, é: caco de telha/tijolo, pedrisco, carvão vegetal, casca de pinheiro (ou de outra arvore, desde que bem seca e grossa) e areia grossa de rio, sem peneirar. Very Happy

Os componentes do substrato deverão ser fragmentados/quebrados em pedaços do tamanho de uma semente de laranja, e serem misturados em partes iguais. Ficando mais drenante, tal composto permite a emissão de mais e maiores raizes capilares, que são as raizes finas que alimentam a planta, pois o substrato permite uma maior oxigenação nas raízes. Isso significa que, com mais raizes, mais galhos irão nascer e crescer, além, é claro de aumentar a quantidade de folhas. Very Happy

Antes de replantar, deposite sua planta com as raizes lavadas, imersas em uma solução contendo hormonio enraizante. Deixe de molho enquanto prepara a bacia, colocando uma primeira camada de telha fragmentada (pedaços maiores, do tamanho de uma tampinha metálica de garrafa). Em seguida, cubra os cacos de telha com areia grossa de rio, sem peneirar. Replante então, distribuindo as raizes o mais radialmente possível, isto é, em toda a volta do tronco. Em seguida, cubra com o substrato preparado por voce, cubrindo todas as raízes até a metade do primeiro terço do tronco. Very Happy

Em seguida, regue bem, até ficar bem encharcado o substrato. Deposite a bacia em local onde receba luz e calor solar o dia inteiro. Ficus pode até sobreviver em local sombreado, mas gosta mesmo é do sol forte. Very Happy Só adube depois de 45 dias de replantio, não misture adubo no substrato antes desse prazo, ok? Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 20, 2010 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

opa obrigado pessoal.... vou tirar mais fotos...

bom ... sem arrame e poda??? so transplante????...espero ate setembro para dar formato a copa???

valeuu

dp
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 28, 2010 9:46 am    Assunto: Responder com citação

fiz outro topico sem querer.... vai mais fotos nesse

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15716
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 28, 2010 3:43 pm    Assunto: Responder com citação

nik essa planta esta no maximo a 1 ano nesse vaso, sera que nao compensa deixa la mais 1 ano ali??

estou com receio de desfolha la ... e podala.....

esta 'e uma das plantas que mais gosto...

me ajudem ...pf

ate

dp
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 28, 2010 6:10 pm    Assunto: Responder com citação

nik.... como ou onde posso conseguir caco de telha/tijolo, pedrisco, carvão vegetal, casca de pinheiro (ou de outra arvore, desde que bem seca e grossa) fragmentados/quebrados em pedaços do tamanho de uma semente de laranja...

No martelo com sacos ?

ou tem pra comprar ja deste tamanho ?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: