|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 44 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Qua Maio 19, 2010 12:26 pm Assunto: ficos, oque fazer |
|
|
estou com um dilema pessoal.... estou louco para desfolhar e passar arrame em um ficos meu que esta sem nem uma forma ..... tenho uma planelha que dix que nao posso fazer isso agora...
sera que posso... |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qua Maio 19, 2010 12:36 pm Assunto: Ficus |
|
|
Ola Daniel quem sabe postas umas fotos de teu ficus antes de fazer alguma coisa dai o pessoal vai avaliar melhor sua planta e dar opinioes para conduzi-la.Abraço |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 19, 2010 12:38 pm Assunto: |
|
|
Olha, depende de qual espécie de fícus que é, se for boni e benjamina eu não mecheria agora, mas se for o retusa por exemplo, mete bronca. Os meus eu desfolhei e podei tudo semana passada. |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 19, 2010 1:27 pm Assunto: |
|
|
Uploaded with ImageShack.us
olha como ela estava no inicio do ano
Uploaded with ImageShack.us
queria muito desfolha-la e ver uma amarracao para ela.. sera que posso fazer isso hoje ... estou em sp capital .... |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 19, 2010 1:29 pm Assunto: |
|
|
estava sem meu adaptador,,, ta ae qui vcs acham dele |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Maio 19, 2010 6:06 pm Assunto: |
|
|
Parece um Ficu benjamina. Tens um belo nebari aí! Ao que consigo ver na foto, vc tem galhos que estão compridos demais, mas não dá para ver bem. Acho que seria bom podar na entrada doa primavera os galhos mais curtos. Não dá para vizualizar muito bem a formação da copa pelas fotos. Pode tentar uma triangulação com estes galhos que já possui, abaixando eles com arame, ficaria um estilo tipo neagari
Com o tempo pode ir melhorando as raízes aéreas também! |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Qua Maio 19, 2010 10:37 pm Assunto: |
|
|
Daniel, eu podaria os galhos longos bem curtos e recomeçaria com novas brotações, ou aproveitaria os novos ramos com folhas desde o inicio para formar galhos ramificados desde o inicio. Ainda o colocaria em vaso maior para engrossar esta base. Quanto a desfolha até pode ser feita, mas na espécie é comum secarem alguns galhos ou ponteiras após isto. Mas seria melhor esperar o fim do inverno. _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Maio 20, 2010 7:34 am Assunto: bonsai |
|
|
Daniel, além das excelentes colocações do nobre colega João José, eu sugiro que o recipiente em que irá replantar seu ficus seja uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral. O substrato ideal para ficus, de acordo com minha experiencia, é: caco de telha/tijolo, pedrisco, carvão vegetal, casca de pinheiro (ou de outra arvore, desde que bem seca e grossa) e areia grossa de rio, sem peneirar.
Os componentes do substrato deverão ser fragmentados/quebrados em pedaços do tamanho de uma semente de laranja, e serem misturados em partes iguais. Ficando mais drenante, tal composto permite a emissão de mais e maiores raizes capilares, que são as raizes finas que alimentam a planta, pois o substrato permite uma maior oxigenação nas raízes. Isso significa que, com mais raizes, mais galhos irão nascer e crescer, além, é claro de aumentar a quantidade de folhas.
Antes de replantar, deposite sua planta com as raizes lavadas, imersas em uma solução contendo hormonio enraizante. Deixe de molho enquanto prepara a bacia, colocando uma primeira camada de telha fragmentada (pedaços maiores, do tamanho de uma tampinha metálica de garrafa). Em seguida, cubra os cacos de telha com areia grossa de rio, sem peneirar. Replante então, distribuindo as raizes o mais radialmente possível, isto é, em toda a volta do tronco. Em seguida, cubra com o substrato preparado por voce, cubrindo todas as raízes até a metade do primeiro terço do tronco.
Em seguida, regue bem, até ficar bem encharcado o substrato. Deposite a bacia em local onde receba luz e calor solar o dia inteiro. Ficus pode até sobreviver em local sombreado, mas gosta mesmo é do sol forte. Só adube depois de 45 dias de replantio, não misture adubo no substrato antes desse prazo, ok?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 20, 2010 8:26 pm Assunto: |
|
|
opa obrigado pessoal.... vou tirar mais fotos...
bom ... sem arrame e poda??? so transplante????...espero ate setembro para dar formato a copa???
valeuu
dp |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

|
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 28, 2010 3:43 pm Assunto: |
|
|
nik essa planta esta no maximo a 1 ano nesse vaso, sera que nao compensa deixa la mais 1 ano ali??
estou com receio de desfolha la ... e podala.....
esta 'e uma das plantas que mais gosto...
me ajudem ...pf
ate
dp |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 28, 2010 6:10 pm Assunto: |
|
|
nik.... como ou onde posso conseguir caco de telha/tijolo, pedrisco, carvão vegetal, casca de pinheiro (ou de outra arvore, desde que bem seca e grossa) fragmentados/quebrados em pedaços do tamanho de uma semente de laranja...
No martelo com sacos ?
ou tem pra comprar ja deste tamanho ? |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|