|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Maio 09, 2010 2:44 am Assunto: Ligustrinho - experiência |
|
|
Este trabalho é uma experiência com uma espécie que temos a disposição em todo o Brasil - ligustrinho variegata. Material barato e que pode apresentar um resultado muito bom.
Este exemplar estava em meu jardim e encontrava-se com grande parte dos galhos sem brotações na parte de baixo.
Foi retirado do chão e feito uma poda drástica em 2007.
Aqui ele já aparece com as brotações depois de 1 ano.
[url]
Em dezembro de 2009 estruturei a copa com apenas 3 galhos:
Depois de descobrir que um lado do tronco estava totalmente morto, precisei trabalhar com dremel.
Esta espécie aceita muitas técnicas e responde com uma forte brotação.
Atualizando - maio 2010:
Todo o desenvolvimento desta planta pode ser visto no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/ligustrinho/ _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Maio 09, 2010 10:46 am Assunto: bonsai |
|
|
Voce trabalhou bem com essa variedade. A planta está indo bem, e considerando a ultima foto, creio que poderia na próxima primavera ser devidamente transplantado para um vaso de treinamento mais interessante, que considerasse o visual arrojado que ela está adquirindo.
Eu gosto de trabalhar com ficus, duranta e ligustro. São plantas baratas, que permitem um sem numero de estilizações, aramações e podas, mesmo podas radicais, sem prejuízo para o bolso. Ótimas, enfim, para treinar bonsai. Com elas podemos aprender a fazer bonsai de acordo, e o resultado, por vezes, nos surpreende, como tenho certeza ocorreu com voce, em relação a esta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
claudionor anacleto 2.o PASSO

Registrado: 18/01/10 Idade: 52 Mensagens: 289 Localização: Jaraguá do Sul-SC
|
Enviada: Dom Maio 09, 2010 9:27 pm Assunto: |
|
|
ficou muito bom, tenho um tambem e gostaria de saber como foi que conseguiu deixar as folhas ninusculas _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
 |
MPFERRO

Registrado: 30/04/10 Idade: 33 Mensagens: 7 Localização: Dois Irmãos-RS
|
Enviada: Seg Maio 10, 2010 2:24 am Assunto: |
|
|
Parabéns!ficou muito bonito mesmo! mas concordo com o nickyfury sobre transplantala para um vaso...
acompanho seu blog há algum tempo e admiro seus trabalho!meus parabéns! |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Seg Maio 10, 2010 12:40 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, mais um belo trabalho!
Postando pra acompanhar.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 12, 2010 12:30 am Assunto: |
|
|
Nicky - será transplantada no início da primavera. Você sugere algum vaso?
Quanto ao material barato, o bonsaísta Valdir Hobus já postou muito trabalho bom assim.
Vale Claudionor. Desfolha diminui um absurdo o tamanho das folhas. No meu caso foi natural: numa noite formigas cortadeiras detonaram a planta. Agradeci pois é muito trabalhoso a desfolha neste exemplar por ter muitos galhos.
Obrigado MPFERRO, fique a vontade e continui acompanhando meu blog. Poste comentários por lá também.
Fala Renato, valeu. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Maio 12, 2010 9:47 am Assunto: bonsai |
|
|
Ricardo, independente da planta ser barata, eu não escrevi que não é possível fazer ótimos trabalhos com uma. O que prevalece, a meu ver, é justamente por ter ela um preço inferior, digamos, em relação a um acer qualquer.
Em se tratando de um material com preço inferior a um pinheiro negro, vc pode tentar diversos estilos, cortes e podas radicais, pois fica mais fácil repor um material comum que outro, mais oneroso. As nossas tentativas de acerto nos levam a fazermos testes e mais testes em nossas plantas, visando justamente obter o melhor com elas. Em se tratando de um material de preço módico, podemos fazer isso sem prejuízo ao bolso, enquanto que temos que ser bem criteriosos e trabalhar com maior cuidado, quando lidamos com um material mais caro, a meu ver.
Claro que isso é uma opinião minha. E como escrevi acima, o material pode até ser gratuito, que, ao ser bem trabalhado, renderá um bonsai excelente, sem sombra de dúvida. Alguns cultivadores, porém, torcem o nariz para cultivos como o dessa variedade de ligustro, ou de duranta. Até mesmo o ficus variegata é descartado por eles. Tenho plantas de todas as variedades e de algumas espécies que não são aceitas pela maioria dos, digamos, profissionais do bonsai nacional.
Nem por isso me desfaço delas, ou deixo de tentar fazer o melhor que posso com essas plantas "inferiores". Podem ser "inferiores" para os outros, que têm um bolso bem mais recheado que o meu e podem se dar ao luxo de escolher o que comprar, o que não é o meu caso nem o de muitos amigos bonsaistas que tenho.
Quanto ao vaso, creio que um vaso redondo, de bordas baixas, ficaria ótimo. De preferencia, na cor ocre ou cor de telha mais escura.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Maio 12, 2010 4:16 pm Assunto: |
|
|
Beleza de trabalho ricardo. Evolução rápida e certeira!!!
concordo com o Nicky sobre a questão de espécies. Afinal material conseguido de graça, como este que veio do teu jardim, serve no mínimo para a gente aprender fazendo, treinando, tentando técnicas e intervenções as quais a gente não ariscaria em plantas de maior preço. E se no final der um bonsai de boa aparência, então é lucro total... Podemos até aconselhar aos principiantes que não gastem seu dinheiro com certas plantas, isso é uma coisa. Outra coisa e saber bem aproveitar plantas consideradas de "segunda" e delas extrair além de lições um belo bonsai, como o que está a sair deste seu trabalho.
Parabéns _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 13, 2010 12:33 am Assunto: |
|
|
Valeu Élio.
Nicky, sua colocação é perfeita. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Qui Maio 13, 2010 4:31 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, blíssima arvore. Parabéns!!! |
|
|
 |
Rodolfo Siena
|
Enviada: Qui Maio 13, 2010 11:06 pm Assunto: |
|
|
Muito bom Trabalho.. PARABENS |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Set 28, 2010 2:50 pm Assunto: |
|
|
Atualizando - 28 de setembro de 2010
Ainda muita aramação pela frente para posicionar melhor os galhos.[/url] _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
Léo ( Pépe ) 1.o PASSO

Registrado: 02/01/08 Mensagens: 108 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Set 30, 2010 1:45 pm Assunto: |
|
|
Olá Ricardo como sempre um belo trabalho este seu !!
Quero ver os postes das tuas calliandras.
Grande abraço irmão!!! _________________ Leonardo
"Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: APRENDER" |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Set 30, 2010 2:10 pm Assunto: |
|
|
Muito legal Ricardo...
O shari deu um realce a mais no trabalho!!! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Set 30, 2010 2:24 pm Assunto: |
|
|
Léo, estou super atrasado com minhas plantas por pura falta de tempo, mas me aguarde. Também estou sentindo falta de ver você postando suas plantas por aqui.
Obrigado Alexandre, o shari ficou legal mesmo, foi feito porque toda esta parte estava morta.
Ainda estou formando a estrutura secundária dos galhos da copa. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|