Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ETO

Registrado: 23/10/10 Idade: 43 Mensagens: 70 Localização: Sul de Minas
|
Enviada: Sáb Out 23, 2010 8:36 pm Assunto: 90% vermiculita. será que funciona? |
|
|
pois é pessoal. quebrar caco de telha para todas as plantas é complicado, e na minha cidade não encontro bons substratos, então comprei pela internet um saco de 100 lts de vermiculita. será que eu consigo cultivar com 90% de vermiculita e 10% de caco de telha\materia organica? |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Out 23, 2010 8:43 pm Assunto: |
|
|
Provavelmtne vai reter demais umidade e causar apodrecimento de raizes.
Compra areia grossa de construção e passe na peneira retirand os grãos mais finos e as pedras bem grossas, use o intermediário. Existem regiões onde tem um saibro bem granulado que também deve ser peneirado e é muito bom. Tenho feito testes de enraizamento com este saibro puro e o resultado foi além do esperado.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Sáb Out 23, 2010 10:05 pm Assunto: |
|
|
Eu to usando o que tenho por perto
to usando pedrisco. que é a areiga grossa peneirada a parte fininha descarto e as pedras grandes tambem
com um pouco de terra vermelha, humos ou esterco bem curtido e palha de arroz tem dado boms resultados.
sobre a vermiculita ainda não usei e não sei te dizer se traz bons beneficios
custa nada tentar. |
|
|
 |
ETO

Registrado: 23/10/10 Idade: 43 Mensagens: 70 Localização: Sul de Minas
|
Enviada: Dom Out 24, 2010 6:42 pm Assunto: |
|
|
valeu pelas dicas pessoal!
mas então quer dizer que a vermiculita retém muita umidade? Pensei que fosse como caco de cerâmica. será que misturando ela a areia grossa seria uma mistura interessante? |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Out 24, 2010 9:18 pm Assunto: |
|
|
Ja vi relatos de gente que usa um certo percentual de vermiculita (talvez 10 a 20 %, não sei) com a finalidade exatamente de segurar a umidade por mais tempo. Nunca usei, portanto, não sei dizer...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Seg Out 25, 2010 11:08 pm Assunto: |
|
|
Na minha cidade tambem o suporte ao bonsaista é pessimo e tenho que me virar com minha pura creatividade, no caso das minha splntas coloquei elas em escorredor com areia, alguns cacos de tijolo e adubo orgânico. |
|
|
 |
|