|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 31 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Dom Out 10, 2010 1:37 pm Assunto: Gostaria de ajuda com enraizamento de Jaqueira |
|
|
Olá pessoal, hoje notei que podaram uma Jaqueira muito antiga em uma casa (que será preservada) onde em seu terreno estão sendo construídos 3 prédios.
Para ser mais preciso quanto à minha necessidade, só pude pegar um pequeno ramo, visto que outros pareciam estar cheios de lagartas e também pelo meu espaço.
Não importa se serve ou não para bonsai, tudo o que quero, no momento, é que a estaca enraize. Apenas isso.
Não tenho enraizador, e não tenho um solo muito drenante, mas sim, um meio pobre em nutrentes que dá pro gasto (porque já consegui um enraizamento de uma estaca de Ixora nele).
Gostaria de saber quais o procedimentos ideais, dentro das minhas condições, para que a estaca enraize.
Caso vocês vejam que não será possível (em teoria) enraizar com o que disponho, aí sim acho que seria partir para um enraizador ou algo recomendado...
Estou postando fotos também.
A estaca possui duas folhas, e grandes. Devo retirá-las?
Agradeço desde já por toda a ajuda! ^_^ _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Editado pela última vez por Guilherme Cahú em Dom Out 10, 2010 8:31 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Out 10, 2010 7:05 pm Assunto: bonsai |
|
|
Guilherme, corte as folhas bem no meio dos pecíolos (talinhos), bem como a ponta a ser enterrada deve ser cortada em cunha "V", enterre até um pouco mais da metade da parte marrom (quase até a areia encostar na parte verde, mas deixando um pouquinho da marrom para fora). Regue bem, e mantenha em local semi sombreado (ou que receba luz e calor solar apenas até as 10:30 da manhã.
Use apenas areia grossa sem peneirar para estaquear. Entre uma rega e outra, observe se o interior da areia não está umido, pois geralmente só percebemos a areia seca na superficie. Se estiver umido, então não regue, pois o encharcamente contribui para o apodrecimento. Após observar raízes brotando e galhinhos aparecendo, aumente aos poucos a exposição da muda ao sol, mas não em demasia.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 10, 2010 7:11 pm Assunto: |
|
|
Valeu, Nicky!
A forma em V deve ser assim mesmo \/, do jeito da própria letra, ou assim /\? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Dom Out 10, 2010 8:01 pm Assunto: |
|
|
"V"
 |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Dom Out 10, 2010 8:05 pm Assunto: |
|
|
Agora que reparei na foto ta só de um lado mais é +ou- assim |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Out 10, 2010 8:18 pm Assunto: |
|
|
Ei guilherme,
eu estava lendo o topico e reparei que não parece se tratar de uma jabuticabeira, tem certesa q se trata dessa planta?
polafolha me parece uma castanheira da praia ou um tipo de ficus ou ainda um cajueiro, não sei ao certo. porem a ultima coisa que eu chutaria é uma jabuticabeira.
digo isso pq se for seu objetivo conseguir umamuda de jabuticaba acho q não seria essa.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 10, 2010 8:36 pm Assunto: |
|
|
Ih, eu falei "jabuticabeira" no texto... ^^""
Queria ter dito "jaqueira"... ^^"
Obrigado à vocês, também! =D _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|