FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

RPP - Romã Indefinida
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 17, 2010 5:15 pm    Assunto: RPP - Romã Indefinida Responder com citação

olá povo!
Resolvi salvar uma arvorezinha de romã que tem aki no quintal da casa da minha mãe! Estive vendo mais sobre Yamadori e fiquei surpreendido de como é vasta essa técnica!
A um tempo atrás, foi cortado um pé de abacate aqui em casa que estava ameçando cair... pois eh, quando ele veio ao chão, passou centimetros de istancia dessa romanzinha q ainda era pequena. Digamos que metade dela foi esmagada e metade não! O importante é que o nebari foi preservado e é de certa forma bem robusto! Tava dano uma olhada nela e pensei: "pq não tirar a coitadinha dali e quem sabe no futuro ela me dá um lindo Kengai!"

Pois fui lá e comecei o trabalhos! Seguindo indicações de um amigo forista, cavei em volta dela pra começar a limitar onde eu pretendo fazer a arranquia. Amanha volto lá e dou uma pequena poda, pra ficar mais facil de manuseá-la! Estarei viajando por alguns dias e na volta faço a arranquia em si!

Tirei uma foto agora a pouco, a iluminação não ajudou muito não, mas dá pra ver no dealhe onde é a base dela e onde pretendo arrancar do solo. Aparentemente o sistema radicular dela está em bom estado e pelo visto vai dar tudo certo!

tá aí a foto:

em seguida o link do topico sobre Arranquia do nosso amigo Geraldo Inocencio: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=5006

irei postando os resultados conforme eles forem aparecendo! hehehehe

Editado pela última vez por Rafael Pontes em Dom Out 10, 2010 7:35 pm; num total de 11 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 18, 2010 7:49 am    Assunto: Responder com citação

acho q uma foto melhor ajudaria =)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 18, 2010 10:07 am    Assunto: Responder com citação

hehehehehe ta certo! vo la tirar uma foto agora mas cedo quando a luz estiver ajudando! vo aproveitar pra podar ela um pouco!
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 18, 2010 12:59 pm    Assunto: Responder com citação

ta aqui uma foto da projeção que eu kero fazer a longuissimo prazo do meu primeiro yamadori... axo q dá certo!
Não sei se consigo algo desse tipo com a Romã, mas vou tentar! não liguem pra qualidade da projeção, foi o melhor q pude fazer no paint euehuehueheuh

mais uma pergunta, romã pega por estaca? porque a "copa" que eu cortei fora do tronco principal eu finquei no chão... se der certo não perco akela parte dela! [/b]

Editado pela última vez por Rafael Pontes em Qui Fev 04, 2010 11:14 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 18, 2010 1:31 pm    Assunto: Responder com citação

Desejo sucesso a vc com sua Romã!

Poste fotos para irmos acompanhando!

Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 18, 2010 1:43 pm    Assunto: Responder com citação

eu faria o yamadori sim, ainda não cortaria o galho de cima como vc falau, colocaria na areia e deixaria até ano q vem para ele se recuperar e então pensar no q fazer

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 18, 2010 2:33 pm    Assunto: Responder com citação

isso q usou o paint.... imagina um programa profissional.

se vc seguir esta projeção, sua planta vai ficar bem diferente.
o pessoal usa muito o hokidashi como estilo para as romanzeiras.

God bless you!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 18, 2010 2:53 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza Vhalveruth, vou ver se faço isso então!
depois dou akela tombada nela, podo o maior ramo e começo a pensar em fazer a cascata!

Vc acha q daria pra fazer cascata Laudir? qdo vc disse diferente, seia diferende do que o pessoal faz normalmente ou no sentido de ficar diferente da projeção? valeu amigos!!!
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 18, 2010 2:55 pm    Assunto: Responder com citação

é pq as romanzeiras sao utilizadas mais no estilo hokidashi .... nunca vi uma no estilo kengai ou han-kengai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 18, 2010 4:53 pm    Assunto: Responder com citação

ah entendi Laudir! pois eh... o hokdashi também e bonito, mas eu estou com planos de fazer um Buchinho nesse estilo! hehehehe
e como ela tem uma base bem sólida axei que poderia encaixar bem um Kengaiainda mais que a romã ja tem uma tendencia de "cair" os galhos... sei lá, se acharem que não vale a pena tentar o Hokidashi fica bom na certa, mas eu tinha vontade de tentar! Very Happy
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 30, 2010 3:59 pm    Assunto: Responder com citação

olaaaaaaaaaa!!!
estou de volta a atividade, mas por pouco tempo infelizmente! Terei q me afastar de novo das minhas queridas plantinhas, mas o qu importa é que elas estão bem!

Retorno a esse topico com novas noticias de minha romanzinha!
Voltei ontem de viagem e hj fui la ver se ela estava pronta para o arranque. Como ela ja estava bem recuperada da poda que eu tinha feito e da semi-retirada dela a quase 2 semanas atras, arranquei ela da terra e procedi conforme tinha programado! Acabei de cortar as raízes que estavam fixando ela no solo, retirei-a, lavei as raizes e podei de forma a caber no recipiente que preparei. Seguem as fotos abaixo:

Depois, acomodei ela na areia e passei pasta para a cicatrização:

agora vamos esperar novos resultados! Deixarei ela a encargo de minha mãe tambem até que eu volte do serviço mês que vem. Daí levarei todas para minha casa!

Editado pela última vez por Rafael Pontes em Qui Fev 04, 2010 11:11 am; num total de 1 vez
Rodrigo Sousa Vidal

MensagemEnviada: Dom Jan 31, 2010 6:59 am    Assunto: Responder com citação

Olá a todos.

Olá Laudir,tenho espreitado seu Blog e tem temas muito enteressante,gostei bastante da reportagem de Tanuki.

Bom mas estou respondendo neste tópico para deixar a foto de uma arvore "quase" em semi-cascata de Punica Granatum.

Pertence ao Sr.Antonio Taffoni e esteve exposta no 2007 no Congresso da União Italiana(UBI),está evoluindo para uma semi cascata um pouco atípica mas bonita.

Para quem quizer ver mais algumas ,deixo o Link de galeria de Punicas vou realizando em minha WEB.
http://kintall.blogspot.com/search/label/Punica%20Granatum%20Bonsai

Olá Rafael,estou com o amigo Vhalveruth, talvez por agora não seja o mais importante o desenho.Embora pensemos sempre nisso,está no sangue de quem gosta da arte...

Mas talvez aguardar que responda bem á coleta e depois deixar recuperar bem.
vá dando seu desenvolvimento Rafael,será enteressante acompanhadar.

Um abraço para todo o forum desde Portugal.
Rodrigo Sousa
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Paulo W.M.
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 31, 2010 11:55 am    Assunto: Responder com citação

Só queria dar um toque para o tamanho das fotos. Fica até bom para visualizar, mas fica muito ruim de ler o texto. Se não quizer diminuir o tamanho, poderia colocar a miniatura para abrirmos em outra página. Se eu estiver erra me avizem por favor, mas só queria facilitar na hora de ler o texto... Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 02, 2010 3:35 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo valeu pela dica! lindo demais esse trabalho!
como vc disse, agora tenho que esperar ela se recuperar e quem sabe daki a uns meses ja tenho fotos de uns belos brotos pra postar aki! No momento irei aguardar mesmo e cuidar direitinho dela pra ficar linda quem a da foto!!!

Bonsaista valeu pelo toque! vou diminuir o tamanho das fotos assim que for possível!

até mais!!!
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 04, 2010 12:37 pm    Assunto: Responder com citação

5 dias depois de retirada e plantada ja começam a aparecer uns brotos bonitinhos! ta aki uma foto que tirei hoje:

Devo esperar mais uns 15 dias pra adubar ou ja poso começar com tabletes de FO+TM+Cinzas de madeira?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: