FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ligustro
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
luiz Fernando
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 08, 2010 11:10 pm    Assunto: Ligustro Responder com citação

Oi Pessoal estou meio afastado do Forum, pois estou trabalhando muito, mas vamos La.
Planta coletada em Janeiro de 2008, estava c/ parte do centro morta, deve ter por volta de 30anos foi retirada e iria p/ o lixo, depois de um bom tempo recuperando, retirei da bacia, fiz uma poda e passei p/ uma bacia menor se alguem tiver alguma sugestão melhor estou Aguardando.

[/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 08, 2010 11:38 pm    Assunto: Responder com citação

Parece que o kabudashi é o mais óbvio, mesmo, Luis! Estimular os ramos laterais e a copa, consequentemente. Acho que esta é a fase inicial.

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2010 7:55 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Grande xará, um prazer imenso vê-lo entre nós novamente. Bem vindo ao lar, garoto. Very Happy

O que eu gosto muito nos ligustros é a sua capacidade de recuperação e a infinita possibilidade de formação estrutural que temos com eles. A sua planta está indo muito bem, a meu ver. Inicialmente, eu optaria por reduzir a parte de madeira morta no centro, nivelando-a. Very Happy

Os troncos têm bom movimento, mas os galhos não acompanham. Arame neles, para harmonizar o conjunto e formatar uma boa estruturação aerea. Antes do arame, porém, uma desfolha completa ajudaria a visualizar melhor o que manter e o que cortar fora. Lembre-se: excesso de galhos em bonsai, nem pensar. O mínimo, bem posicionado, sempre fará uma grande diferença no conjunto e no resultado final. Very Happy

Escolha um bom vaso oval, com pouca profundidade (uns 5cm no maximo de altura), para acondicionar sua planta. Esse vaso pode ser um bruto, tipo petropólis, pois será usado para treinamento e condicionamento, apenas. Oportunamente, quando a planta estiver melhor apresentável, poderá trocá-lo por outro, do Onodera ou do Ribas, que fabricam bons vasos assim. Very Happy

Fique atento ao reenvase, que no caso de sua planta, em desenvolvimento, emite uma profusão imensa de raízes continuamente. Assim, talvez vc tenha que fazer reenvase em períodos mais curtos (um ano a um ano e meio). Very Happy

Gostei desse material e quero vê-lo pronto, devidamente trabalhado por vc e envasado. Abraços garoto, e boa sorte. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2010 11:58 am    Assunto: Responder com citação

isso que é recuperação....
vai render bem... vou acompanhar
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
luiz Fernando
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2010 7:00 pm    Assunto: . Responder com citação

Oi Pessoal valeu pelas dicas, Oi xara estou meio sem tempo p/ os Bonsai, mas vamos levando, o Ligustro ja fiz uma diminuida na altura, quanto aos galhos vou retirar a maioria pois estão muito alto, fiz uma poda muito grande nas raizes, vou esperar mais um pouco p/ passar p/ um vaso, e claro quando formarem os patamares.
Um Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2010 10:35 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Luis Fernando, você tem aí um material muito bom. Um tronco de respeito, já bem recuperado tanto na parte aéra quanto nas raízes. Vai dar um bom samba com certeza, As dicas dos colegas concordo com elas, apenas eu diminuiria bastante a altura dos galhos. As fotos podem enganar a gente, mas pelo visual, numa poda agora eu reduziria os troncos quase pela metade... Vai ficar uma planta mais compacta e com uma impressão ainda maior de robustez.
De resto, tudo muito bem encaminhado...
abraço
luiz Fernando
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 10, 2010 2:15 pm    Assunto: . Responder com citação

OI Elio valeu pelas dicas, quanto a altura ja diminui pela metade, vou atualizar, pretendo conseguir novas brotações na parte de baixo ja que estão todos na parte de cima ficou um vasio muito grande na primeira parte.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: