|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
luiz Fernando 2.o PASSO

Registrado: 15/11/05 Idade: 58 Mensagens: 278 Localização: Pirassununga SP
|
Enviada: Sex Out 08, 2010 11:10 pm Assunto: Ligustro |
|
|
Oi Pessoal estou meio afastado do Forum, pois estou trabalhando muito, mas vamos La.
Planta coletada em Janeiro de 2008, estava c/ parte do centro morta, deve ter por volta de 30anos foi retirada e iria p/ o lixo, depois de um bom tempo recuperando, retirei da bacia, fiz uma poda e passei p/ uma bacia menor se alguem tiver alguma sugestão melhor estou Aguardando.
[/img] _________________ Um Abraço
Luiz Fernando
Aprendiz |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sex Out 08, 2010 11:38 pm Assunto: |
|
|
Parece que o kabudashi é o mais óbvio, mesmo, Luis! Estimular os ramos laterais e a copa, consequentemente. Acho que esta é a fase inicial. _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Out 09, 2010 7:55 am Assunto: bonsai |
|
|
Grande xará, um prazer imenso vê-lo entre nós novamente. Bem vindo ao lar, garoto.
O que eu gosto muito nos ligustros é a sua capacidade de recuperação e a infinita possibilidade de formação estrutural que temos com eles. A sua planta está indo muito bem, a meu ver. Inicialmente, eu optaria por reduzir a parte de madeira morta no centro, nivelando-a.
Os troncos têm bom movimento, mas os galhos não acompanham. Arame neles, para harmonizar o conjunto e formatar uma boa estruturação aerea. Antes do arame, porém, uma desfolha completa ajudaria a visualizar melhor o que manter e o que cortar fora. Lembre-se: excesso de galhos em bonsai, nem pensar. O mínimo, bem posicionado, sempre fará uma grande diferença no conjunto e no resultado final.
Escolha um bom vaso oval, com pouca profundidade (uns 5cm no maximo de altura), para acondicionar sua planta. Esse vaso pode ser um bruto, tipo petropólis, pois será usado para treinamento e condicionamento, apenas. Oportunamente, quando a planta estiver melhor apresentável, poderá trocá-lo por outro, do Onodera ou do Ribas, que fabricam bons vasos assim.
Fique atento ao reenvase, que no caso de sua planta, em desenvolvimento, emite uma profusão imensa de raízes continuamente. Assim, talvez vc tenha que fazer reenvase em períodos mais curtos (um ano a um ano e meio).
Gostei desse material e quero vê-lo pronto, devidamente trabalhado por vc e envasado. Abraços garoto, e boa sorte.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sáb Out 09, 2010 11:58 am Assunto: |
|
|
isso que é recuperação....
vai render bem... vou acompanhar _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
luiz Fernando 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 09, 2010 7:00 pm Assunto: . |
|
|
Oi Pessoal valeu pelas dicas, Oi xara estou meio sem tempo p/ os Bonsai, mas vamos levando, o Ligustro ja fiz uma diminuida na altura, quanto aos galhos vou retirar a maioria pois estão muito alto, fiz uma poda muito grande nas raizes, vou esperar mais um pouco p/ passar p/ um vaso, e claro quando formarem os patamares.
Um Abraço _________________ Um Abraço
Luiz Fernando
Aprendiz |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Out 09, 2010 10:35 pm Assunto: |
|
|
Olá Luis Fernando, você tem aí um material muito bom. Um tronco de respeito, já bem recuperado tanto na parte aéra quanto nas raízes. Vai dar um bom samba com certeza, As dicas dos colegas concordo com elas, apenas eu diminuiria bastante a altura dos galhos. As fotos podem enganar a gente, mas pelo visual, numa poda agora eu reduziria os troncos quase pela metade... Vai ficar uma planta mais compacta e com uma impressão ainda maior de robustez.
De resto, tudo muito bem encaminhado...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
luiz Fernando 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 10, 2010 2:15 pm Assunto: . |
|
|
OI Elio valeu pelas dicas, quanto a altura ja diminui pela metade, vou atualizar, pretendo conseguir novas brotações na parte de baixo ja que estão todos na parte de cima ficou um vasio muito grande na primeira parte. _________________ Um Abraço
Luiz Fernando
Aprendiz |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|