|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Sex Out 14, 2005 8:37 pm Assunto: Folhas amareladas no Jasmim?! |
|
|
Qual o problema deste jasmim? apareceram muitas folhas amareladas, e caem com facilidade,..... apliquei calda bordolesa pros fungos,... naõ adiantou muito..... sei que jasmim gosta de amarelar as folhas,... será um problema grave?.....
obrigado!! _________________ Rodrigo |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Dom Out 16, 2005 7:31 am Assunto: |
|
|
Rodrigo,
Se o restante dos brotos e da planta estão verdes escuros e vigorosos, não peocupa o "bicho" é assim mesmo. o meu vive caindo folhas amarelas. mas se o estado geral está ruim, é necessário ver o que está acontecendo.
mantenha poda, adubação, água e insolação adequadas.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
castor
|
Enviada: Dom Out 16, 2005 11:20 am Assunto: |
|
|
o meu esta todo assim, e ainda mais amarelo, o que fazer
Castor |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 16, 2005 12:55 pm Assunto: |
|
|
Dias atraz estava muito saudavel,... vigoroso,... faz uma semana que começou amarelar as folhas,... e são muitas, ... uns 80 %...
Creio que seja época mesmo,.. não é só essa planta,... tenho mais mudas de jasmim, todas estaõ iguais....
se alguem tiver certeza , agradeço por uma explicação... _________________ Rodrigo |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Dom Out 16, 2005 5:57 pm Assunto: |
|
|
rodrigo,
parece ser a época mesmo, as minha já parou de cair as folhas, mas no mês passado derrubou muitas.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Romulo Dias 1.o PASSO

Registrado: 25/02/05 Idade: 48 Mensagens: 134 Localização: Fortaleza/CE
|
Enviada: Sex Out 21, 2005 11:37 am Assunto: |
|
|
NO meu, uns 40% cairam, comecei a me preocupar, mais vi que brotos estavam surgindo, daí percebi que era a época mesmo.
Abraço, _________________ Romulo Dias
Associação Cearense de Bonsai
Editado pela última vez por Romulo Dias em Sex Out 21, 2005 12:42 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
newtonhissanaga
|
Enviada: Sex Out 21, 2005 12:35 pm Assunto: |
|
|
hmm..uma vez aconteceu isso comigo....ele estava dentro de casa, sem receber sol.....qdo foi para o sol, as que estavam amarelas cairam e naum surgiram novas....será a falta de sol ?? |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Sex Out 21, 2005 12:52 pm Assunto: |
|
|
Gente,
Isso é normal acontecer com esta veriedade de jasmim nesta época. Aconselho a fazer as podas nas margens dos galhos para compactação e a adubação logo em seguida, pois estamos na primavera !!
Abraços,
Ratto |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 21, 2005 2:05 pm Assunto: |
|
|
Cláudio C. Ratto escreveu: | Gente,
Isso é normal acontecer com esta veriedade de jasmim nesta época. Aconselho a fazer as podas nas margens dos galhos para compactação e a adubação logo em seguida, pois estamos na primavera !!
Abraços,
Ratto |
OLá Cláudio Ratto!!!
Pode ser feita a poda nesta época?... e a floração não ficará prejudicada?...
obrigado!!! _________________ Rodrigo |
|
|
 |
|
Enviada: Sex Out 21, 2005 7:57 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo,
Com certeza a floração estará prejudicada. Eu só falei assim, pois acredito que você não tenha tomado do procedimanto correto. Pelas suas descrições quanto a coloração das folhas, você deveria ter feito uma intervenção de refinamento dos galhos no final do verão início de outono, se é que eu me lembre bem. Então para que manter os botões florais, casos esses existam mesmo ?
O mais importante agora a meu ver seria você dar seqüência a modelagem e dar forma de bonsai ao seu jasmim.........concentre a energia para novas brotações, pois assim você estará acelerando todo o processo de formação, não é mesmo ?
Futuramente, quando ele estiver já na forma desejada, ele te dará muitas flores e de forma mais intensa e caso você queira participar de um concurso, com certeza terá a nota máxima por este feito, ok ?
Por acaso você notou a presença de conchonilla no seu jasmim ?
Isso também pode ocasionar o amarelamento das folhas............Por acaso eu já não te falei isso antes não hein, em outro fórum ?
Bem, se ver que tem tire uma a uma com um pinça e aplique depois dimy óleo e inseticida seguindo as recomendações do fabricante. Também se possível, coloque uma foto do seu jasmim para que a gente possa ver como ele está no geral, ok ?
Faça uma adubação orgânica também !!
Espero ter lhe ajudado !!
Um abraço,
Ratto |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 23, 2005 10:13 am Assunto: |
|
|
Cláudio C. Ratto
Eu podei as minhas azaleias, no final do verão,... e como você citou, não podei o jasmim..... Eu tomo muito cuidado com as cochonilhas nele, essas pragas adoram estar nas folhas dele......
A adubação que estou aplicando, torta d mamona / farinha de osso...... apliquei no inicio da primavera cinza de madeira....
Um abraço _________________ Rodrigo |
|
|
 |
|
Enviada: Qua Out 26, 2005 9:23 am Assunto: |
|
|
Rodrigo,
Vejo que o seu jasmim está com os galhos muito longos. Pode as margens desses galhos, respeitando as brotações mais internas, vá dando a forma desejada para a copa. Bonsai é compactação e ao mesmo tempo ele precisa da entrada da luz solar, para uma melhor distribuição dos galhos e ramos. Caso exista alguns galhos sem brotações mais internas e estes estiverem fora da linha imaginária para a copa, pode também e adube com veemência com orgânico peletizado, ok ?
Não gosto de utilizar adubo orgânico farelado, pois existe o inconveniente dele entupir o substrato, gerando acides e uma baixa aeração, mudando totalmente a química do solo.
De uma forma geral ele está bom, mas são esses pequenos detalhes que faz a diferença na saúde da planta, não é mesmo ?
Bom trabalho e qualquer dúvida a mais estarei por aqui, valeu ?
Um abraço,
Ratto |
|
|
 |
Alfamega 2.o PASSO

Registrado: 06/03/05 Idade: 55 Mensagens: 271 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Out 27, 2005 3:52 pm Assunto: |
|
|
As dicas do jasmim servem tb para a gardênia jasminóides? é que tenho o mesmo problema com a minha gardênia, isso apesar dela estar com brotações novas e flores abrindo. _________________ Abraços
Alexandre
"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida." (Confúcio) |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 28, 2005 8:25 am Assunto: |
|
|
Valeu Cláudio Ratto!!
Valiosas dicas, já executei as recomendações agora é só esperar.
Valeu pessoal!! _________________ Rodrigo |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|