Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mouzer
|
Enviada: Seg Out 24, 2005 7:41 pm Assunto: Galhos de jaboticabeira |
|
|
Boa noite amigos,
minha esposa trouxe pra mim umas mudas de jaboticabeira, so que as mesmas estao sem raiz, dizendo ela a mae dela plantou assim mesmo e pegou legal, mesmo sem raiz.. plantou no chao e pegou, entao me disse que era para eu fazer o mesmo, so que a minha intenção e torna-la um bonsai, oq eu devo fazer para criar a raiz e nao morrer a muda?
aguardo respostas
Leandro Mouzer |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Out 25, 2005 7:44 am Assunto: |
|
|
Leandro,
é o seguinte, tenho algumas Jabuticabeiras também. Quando vou fazer alguma poda nos galhos aproveito para estes galhos podados em uma solução de enraizador para depois planta-los nos vasinhos. Pode plantar tudo junto. Logo após de um tempo ( não sei ao certo) você verá brotações no caule. Deixe por mais um periodo, que é para pegar bem. Depois é só transplanta-lo para mamadeira.
Quando faço isso somente alguns galhos eu consigo que pegue, mas dá resultado.
um abraço amigo. |
|
|
 |
Claudio 1.o PASSO

Registrado: 11/10/04 Mensagens: 170 Localização: SÃO FIDÉLIS - RJ
|
Enviada: Qua Out 26, 2005 2:34 pm Assunto: |
|
|
OLÁ Mouzer
Boa sorte é o que desejo pra você
Visto que comigo não aconteceu o mesmo.
Tenho uma estaca de jabuticabeira que completará 1 ano agora em novembro. Ela nunca brotou!
Raspo um pouquinho os galhos de vez em quando e vejo que está viva(verde) mas brotação mesmo que é bom nada !
Usei enraizante e nada.
Se precisar aguarei ela por 10 anos até ela decidir se brota ou morre.
Essa espécie eu aprendi a preferir formar mudas através de sementes.
Um abraço
Claudio _________________ Foi uma satisfação nosso contato.
fariadjoy@ig.com.br |
|
|
 |
Werlei Purgatto 1.o PASSO

Registrado: 04/03/05 Mensagens: 176 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qua Out 26, 2005 3:58 pm Assunto: |
|
|
o problema Claudio é que as mudas a partir de sementes demoram 14 anos para produzirem frutos, e mudas de estacas uns 5 anos só. _________________ Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10 |
|
|
 |
Claudio 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 26, 2005 4:28 pm Assunto: |
|
|
Eu sei
Mas minhas estacas de Jabu não querem enraizar nem brotar. _________________ Foi uma satisfação nosso contato.
fariadjoy@ig.com.br |
|
|
 |
Werlei Purgatto 1.o PASSO

Registrado: 04/03/05 Mensagens: 176 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qui Out 27, 2005 1:16 pm Assunto: |
|
|
Claudio uma vez eu vi uma reportagem que um senhor fazia estacas de jabuticaba da seguinte forma, ele cortava um galho com mais ou menos um metro e meio, retirava todos os galhos secundarios e interrava as duas pontas da estaca no solo formando um arco, e dava certo, não sei o que tem a ver a estremidade de cima estar com umidade mas um colega meu falou que o vizinho dele fazia parecido só que utilizava uma bucha de esterco de gado embalada com plastico na ponta de cima e tambem dava certo, ainda não esperimentei mas vou tentar tambem este mês. _________________ Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10 |
|
|
 |
Claudio 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 27, 2005 4:11 pm Assunto: |
|
|
Ele fincava a estaca de cabeça pra baixo Werlei?
Eu entendi certo ?
Abraço _________________ Foi uma satisfação nosso contato.
fariadjoy@ig.com.br |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Out 27, 2005 6:11 pm Assunto: |
|
|
Amigo Cláudio !!!!!
Sendo estaca ou planta sem raiz ou com pouca raiz, o ideal é colocar de um dia para o outro numa mistura de água com enraizador e no dia seguinte plantar em areia de rio lavada.... após uma semana + ou - começar a adubar...... sempre fiz isto e tem dado certo.....
Espero ter contribuido
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Claudio 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 28, 2005 10:04 am Assunto: |
|
|
Valeu Angela
Vou tentar assim.
Ainda não fiz pois as embalagens de 2 enraizadores que conheço indicam mergulhar só de 10 a 20 minutos.
Abração _________________ Foi uma satisfação nosso contato.
fariadjoy@ig.com.br |
|
|
 |
|