Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sex Out 15, 2010 1:05 am Assunto: Cola madeira como pasta cicatrizante? |
|
|
Pessol, tenho visto alguns tópicos com o uso da cola madeira como pasta cicatrizante.... bem, em um passeio por um lugar longe, encontrei uma duranta acidentada q acabei fazendo um yamadore até para a planta não morrer.... ai vai o link
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15876
a raiz pivotante estava quebrada e eu não tinha pasta foi quando me lembrei da cola madeira...
coloquei cola madeira na raiz, mesmo para mergulha-la na areia pra não morrer.
acho q como pasta ela vai bem mas pra região aérea da planta, e no meu caso q passei na raiz? q eu saiba a cola madeira é a base de água. Não irá se disssolver? devo tirar a planta e passar pasta cicatrizante agora para q suas raizes não se apodrecam? e será q se deixar assim mesmo a raiz irá apodrecer?
por favor me ajudem...
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Out 18, 2010 9:00 pm Assunto: |
|
|
Alguém poderia me ajudar.... esta dúvida está me corroendo.
quero me preparar caso precise.
abraços _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Seg Out 18, 2010 9:18 pm Assunto: |
|
|
eu não costumo passar nada nas raizes, Rock Jr recomendou dar um pincelada com calda sulfocalcica, porem como esta em falta aqui em casa, não passo nada!
agora quanto a raizes trincadas, costumo cortar toda a parte e deixar um corte limpo.
acho recomendavel que no proximo transplanta proceda dessa forma.
mas não mexeria na planta agora.
quanto a cola como pasta, tb o Rock Jr usa, mas ele cola papel aluminio em toda extenção do corte porcima até do calo de cicatrização de forma a deixar ipermeavel e impedir a entrada de luz tb.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Ter Out 19, 2010 12:20 am Assunto: |
|
|
quanto a cola como pasta, tb o Rock Jr usa, mas ele cola papel aluminio em toda extenção do corte porcima até do calo de cicatrização de forma a deixar ipermeavel e impedir a entrada de luz tb.
Achei interessante isso do papel aluminio, isso ajuda na cicatrizacao ?
abraços[/quote] _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Out 19, 2010 8:46 pm Assunto: |
|
|
Tb fiquei curioso sobre o papel alumínio. Seria possível um desenho de cm é usado?
Abraços. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |

|
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 20, 2010 7:23 am Assunto: |
|
|
Nusssssssssssssss.....
se servir pra parte aérea, creio q ficará ótimo nas raizes tb... alguém sabe se pode prejudicar em algo?? acredito q no próximo transplante estarei realizando isso. Vou cortar um pouco a parte q já estiver infectada e acho q vou colar o papel alumínio....
Se alguém achar q pode prejudicar a planta me dá um toque...
|
|
 |

|
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 20, 2010 11:29 pm Assunto: |
|
|
Então quer dizer q não corro o risco de apodrecer a raiz Filipe? É que vejo árvores caindo pra todo lado também por causa de raizes podres.. Se não tiver problema então vou deixá-la como está por muito tempo...
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Out 23, 2010 1:32 pm Assunto: bonsai |
|
|
Mcdonald, é preciso sim usar pasta cicatrizante nos cortes efetuados nas raízes. Como nos galhos, a pasta protege a parte cortada, evitando a ação de fungos, bactérias e outros agentes que possam, através desses locais desprotegidos, atingir a planta e por todo o trabalho a perder. Até mesmo considerando que algumas raizes grossas, dependendo da espécie, podem ser convertidas em jin. Eis a razão do uso da calda sulfocalcica, estendida ao raizame de uma maneira geral.
Em relação a cola branca de madeira, é recomendável sua aplicação, pois ela veda bem, plastificando o corte, impedindo dessa forma a ação dos agentes agressivos, ou mesmo da agua da rega diária. Evitar danos a nossas plantas, de forma correta, é sempre melhor que correr riscos desnecessários. Fique atento.
Quanto ao uso do papel laminando, em tópico anterior aqui no forum eu descrevi seu uso. O Rock aprendeu a fazer uso dele, inclusive, na mesma fonte: O bonsaista Pedro Morales. O papel impede a ação dos agentes perniciosos, mantendo a area impermeável e contribuindo para sua regenaração ou cicatrização mais rapidamente.
Para usar, pegue um pedaço quadrado ou redondo, cubra o corte baixando as bordas em direção ao tronco/galho. Corte então, reduzindo o tamanho do papel. Nesse caso, ao usar o papel, eu prefiro usar antes pasta cicatrizante e não cola de madeira. Mas isso fica a critério de cada um.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|