|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
usensales
Registrado: 07/11/05 Idade: 52 Mensagens: 4 Localização: Santa Cruz do Sul - RS
|
Enviada: Qua Out 20, 2010 8:01 pm Assunto: Podocarpo |
|
|
Amigos,
Depois de muitos anos sem dedicação a Bonsais, resolvi retornar e no ano passado adquiri uma muda de podocarpo. Fiz uma primeira poda para diminuir a altura (tinha cerca de 02 metros) e nessa primavera fiz a desfolha, aramei e troquei o substrato. Gostaria de saber se estou no caminho certo ou o que posso fazer para melhorar sua estrutura.
 _________________ ---------------------
Umberto |
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

Registrado: 03/07/09 Idade: 51 Mensagens: 214 Localização: Osasco / SP
|
Enviada: Qua Out 20, 2010 11:58 pm Assunto: |
|
|
Olá, Umberto!!!
gostei do nebari, tem futuro, mas particularmente me incomoda o tronco duplo e reto da forma que está... eu eliminaria o tronco da direita e faria uma poda logo acima do primeiro galho da esquerda, para dar algum movimento...
Abraços,
Fábio |
|
|
 |
usensales
|
Enviada: Sex Out 22, 2010 6:46 pm Assunto: |
|
|
Fábio,
Também não gostei do tronco muito reto, mas não queria fazer uma poda tão drática. E se fosse para fazer, provavelmente faria antes ou pouco depois da bifurcação do troco.
Como transplantei ela agora, poderia fazer essa poda ou deveria aguardar? _________________ ---------------------
Umberto |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Out 23, 2010 12:29 pm Assunto: bonsai |
|
|
Usensales, o podocarpus é uma planta excelente para se trabalhar com ela, visando formar um bonsai. Sua madeira dura permite, inclusive, a aplicação de técnicas de madeira morta, como shari e jin, sem nenhum contratempo, desde que posicionados de forma coerente na planta.
Sua planta apresenta boa solidez estrutural, mas precisa de um ligeira correção. A frente, por exemplo, considerando o excelente nebari, deveria ser rotacionada um pouco para a esquerda. Dessa forma, vc poderia reduzir o tronco da esquerda, cortando um dedo acima do galho mais vigoroso, conforme mostrei no desenho abaixo, em vermelho:
Na sequencia, sugiro ainda moldar melhor os galhos principais, dando a eles movimento levemente sinuoso lateralmente, lembrando de buscar as brotações que sairem nos galhos na parte externa dessas curvas, e fazer o mesmo com elas, ramificando-as paulatinamente.
Vc diz que a planta original tinha 2 metros, mas não informa a altura em que ela está atualmente. Por isso, situo as intervenções colocando algo em torno de 60 a 90cm no final, o que seria uma boa altura, considerando a espécie e essa variedade em particular, que apresenta as acículas/folhas são muito longas, mesmo qdo pinçadas. Digo isso, por que tenho essa variedade em meu viveiro e outra, indiana, que tem folhas menores (mas de crescimento bem mais lento).
Cuidando do ápice, deverá buscar com os novos galhos que virão, formar uma estrutura para baixo, de maneira a arredondar essa parte, dando ênfase que isso irá transmitir mais idade para o futuro bonsai. Com o corte sugerido por mim, a mudança da frente, sua planta ficará mais interessante, mas, data vênia, o tronco da esquerda poderá tambem ser convertido num pequeno jin ao invés de cortado fora na marca sugerida (o jin, no caso, não deverá ser muito grande, e trabalhado no sentido de ser lascado).  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
usensales
|
Enviada: Dom Out 24, 2010 11:15 am Assunto: |
|
|
nickyfury,
Segui seu conselho e rotacionei a árvore, particulamente gostei do que vi, diminuiu o impacto do tronco da esquerda ser muito reto.
Segue algumas fotos das oopções de frente, gostei mais da 2ª. O que acha?
 _________________ ---------------------
Umberto |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Out 24, 2010 11:57 am Assunto: bonsai |
|
|
Quem diria que uma viradinha de nada causasse toda essa mudança? A meu ver o caminho é esse mesmo que voce apontou.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|