FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Podocarpo
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
usensales

MensagemEnviada: Qua Out 20, 2010 8:01 pm    Assunto: Podocarpo Responder com citação

Amigos,

Depois de muitos anos sem dedicação a Bonsais, resolvi retornar e no ano passado adquiri uma muda de podocarpo. Fiz uma primeira poda para diminuir a altura (tinha cerca de 02 metros) e nessa primavera fiz a desfolha, aramei e troquei o substrato. Gostaria de saber se estou no caminho certo ou o que posso fazer para melhorar sua estrutura.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Faugustobr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 20, 2010 11:58 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Umberto!!!

gostei do nebari, tem futuro, mas particularmente me incomoda o tronco duplo e reto da forma que está... eu eliminaria o tronco da direita e faria uma poda logo acima do primeiro galho da esquerda, para dar algum movimento...

Abraços,

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
usensales

MensagemEnviada: Sex Out 22, 2010 6:46 pm    Assunto: Responder com citação

Fábio,

Também não gostei do tronco muito reto, mas não queria fazer uma poda tão drática. E se fosse para fazer, provavelmente faria antes ou pouco depois da bifurcação do troco.
Como transplantei ela agora, poderia fazer essa poda ou deveria aguardar?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 23, 2010 12:29 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Usensales, o podocarpus é uma planta excelente para se trabalhar com ela, visando formar um bonsai. Sua madeira dura permite, inclusive, a aplicação de técnicas de madeira morta, como shari e jin, sem nenhum contratempo, desde que posicionados de forma coerente na planta. Very Happy

Sua planta apresenta boa solidez estrutural, mas precisa de um ligeira correção. A frente, por exemplo, considerando o excelente nebari, deveria ser rotacionada um pouco para a esquerda. Dessa forma, vc poderia reduzir o tronco da esquerda, cortando um dedo acima do galho mais vigoroso, conforme mostrei no desenho abaixo, em vermelho:

Na sequencia, sugiro ainda moldar melhor os galhos principais, dando a eles movimento levemente sinuoso lateralmente, lembrando de buscar as brotações que sairem nos galhos na parte externa dessas curvas, e fazer o mesmo com elas, ramificando-as paulatinamente. Very Happy

Vc diz que a planta original tinha 2 metros, mas não informa a altura em que ela está atualmente. Por isso, situo as intervenções colocando algo em torno de 60 a 90cm no final, o que seria uma boa altura, considerando a espécie e essa variedade em particular, que apresenta as acículas/folhas são muito longas, mesmo qdo pinçadas. Digo isso, por que tenho essa variedade em meu viveiro e outra, indiana, que tem folhas menores (mas de crescimento bem mais lento). Very Happy

Cuidando do ápice, deverá buscar com os novos galhos que virão, formar uma estrutura para baixo, de maneira a arredondar essa parte, dando ênfase que isso irá transmitir mais idade para o futuro bonsai. Com o corte sugerido por mim, a mudança da frente, sua planta ficará mais interessante, mas, data vênia, o tronco da esquerda poderá tambem ser convertido num pequeno jin ao invés de cortado fora na marca sugerida (o jin, no caso, não deverá ser muito grande, e trabalhado no sentido de ser lascado). Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
usensales

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2010 11:15 am    Assunto: Responder com citação

nickyfury,

Segui seu conselho e rotacionei a árvore, particulamente gostei do que vi, diminuiu o impacto do tronco da esquerda ser muito reto.

Segue algumas fotos das oopções de frente, gostei mais da 2ª. O que acha?

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2010 11:57 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Quem diria que uma viradinha de nada causasse toda essa mudança? A meu ver o caminho é esse mesmo que voce apontou. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: