Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qua Out 20, 2010 11:37 am Assunto: Duas dúvidas sobre Primaveras |
|
|
Olá pessoal, tenho duas dúvidas e curiosidades a respeito de Primaveras.
1ª) A coloração da flor das primaveras é de causa apenas genética, ou representa espécies diferentes?
2ª) A planta enraiza bem por estaquia? Se sim, qual o melhor procedimento para isso sem o uso de enraizador?
Obrigado desde já! o/ _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Qua Out 20, 2010 3:16 pm Assunto: |
|
|
Olá Guilherme a sua primeira pergunta eu não tenho conhecimento mas quanto a segunda sobre a estaquia, pode fazer que pega todas fiz umas seis estacas de primavero rosa e vermelha e já estão todas com brotos só não sei ainda se enrraizou, mas meu amigo Sr. Michima um bonsaista aqui de minha região me falou que pega facil ! |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Qua Out 20, 2010 3:16 pm Assunto: |
|
|
E ae Guilherme.
Desculpa não por não ter te dado a devida atençao aquele dia no MSN, é que o negocio tá pegando fogo por aqui. Estamos certificando duas usinas em 3 normas (9.000, 18.000 e 14.000).
De qualquer forma, não mando bem com primaveras, mas viste ao local mais adequado, aqui no "Sou Principiante" é onde vais encontrar as melhores respostas..
Abs _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qua Out 20, 2010 4:13 pm Assunto: |
|
|
A cor das flores nao sei te dizer.
eu ja vi laranja - rosa - roxa - vermelha - branca.
Estacas Fiz 3 todas elas pegaram bem mais usei tiamina.
tenho 2 rosa e 1 laranja
quero uma roxa e uma branca.
dica: Não molhe muito e plante em areia grossa com 30 dias ja vai emitir brotos mais espere uns 90dias ou mais para poder mecher.
Aproveite que ta na época e faça as estacas fiz as minha ano passado ja estão todas bem floridas. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 20, 2010 11:25 pm Assunto: |
|
|
Valeu, ADN!
@Marcio, tudo bem, eu imaginei que você estivesse ocupado... ^_^" Bom trabalho aí! o/
@Leandro: eu to doido para pegar uma roxa aqui, e fiquei interessado em uma laranja também... Mas ainda tenho algumas dúvidas... Se eu fizer a estaca no fim do ano, dá certo? E ao fazer a estaca, é necessário tirar as folhas? Acho que sim, mas cortando todo o pecíolo ou só pela metade?
Bom, obrigado por tudo, pessoal!
(e já avisando que estou ficando meio sumido do fórum por questões da escola, além de 4 provas de vestibular para fazer - minha matemática e física não está legal... - além de um projeto de química para elaborar artigo, preparar dados, tudo para a próxima semana - está tudo um verdadeiro caos, acho que só volto a participar ativamente, como quando cheguei aqui, só depois da primeira semana de dezembro... ^_^") _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

Registrado: 03/07/09 Idade: 51 Mensagens: 214 Localização: Osasco / SP
|
Enviada: Qui Out 21, 2010 12:07 am Assunto: |
|
|
Guilherme, com o clima de Recife, eu faria uma estaquia por dia, mesmo que não desse certo serviria de experiência, mas vai na fé, que primavera se recupera muito bem... Solo drenante tipo areia grossa de construção, sem cobrir para tentar uma mini estufa, sol e água... Fiz assim com um craveiro e até agora tem respondido bem...
E boas provas e boa sorte.
Abraços,
Fábio |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qui Out 21, 2010 9:49 am Assunto: |
|
|
Guilherme, importante é nunca manter as primaveras, quando floridas, umas próximas às outras.
Elas tem tendência a alterar para a cor da mais "forte", se tornando uma cor apenas.
Quanto à estaca, vai que dá certo! Muita sombra e água fresca, e um enraizante pra incentivar.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 21, 2010 4:22 pm Assunto: |
|
|
Valeu! Mas e quanto à remoção das folhas? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 21, 2010 4:27 pm Assunto: |
|
|
Pois é Guilherme, esse é um ponto que eu costumo me isentar, hehehe...
A marioria ou 100% dos colegas que conheço na arte, aconselham a tirar todas as folhas e brotos quando for fazer as estacas.
Eu não faço isso e nunca fiz, e comigo funciona bem.
Eu sempre deixo até no máximo 5 folhas por estaca.
Enfim, desde piá que aprendi essa e o costume parece que não me deixou.
São aquelas orientações de pai para filho que a gente nunca esquece... hehehe!
Mas a gente também sabe que "pelando" a estava, o sucesso é certo.
Depois posta pra gente como foi.
Abraço. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 21, 2010 4:45 pm Assunto: |
|
|
Ah, valeu, Renato!
Acho que quando pegar, vou tirar todas as folhas, então, já que aqui tá fazendo um calor danado... xD Do contrário, ela perderia água por evapotranspiração...
Você acha que dá certo se eu fizer a estaquia em dezembro? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 21, 2010 4:55 pm Assunto: |
|
|
Cara, deixando na sombra e aguando bastante... não vejo problema.
O ideal seria até lá...
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 21, 2010 4:58 pm Assunto: |
|
|
Beleza, é que a minha disponibilidade de tempo e obrigações não me permite no momento... ^^"
Mas valeu aí!
Acho que faço as estaquias em dezembro mesmo...
Valeu, Renato!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 21, 2010 5:28 pm Assunto: |
|
|
Faz agora mesmo
em dezembro elas ja vão ta emitindo brotos.
eu deixei as estacas peladinhas sem folha nem uma |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 21, 2010 6:24 pm Assunto: |
|
|
É que pra mim fica realmente complicado agora...
Mas vou ver o que faço. ^_^
Valeu, Leandro! o/ _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 21, 2010 7:50 pm Assunto: |
|
|
mudando de assunto
as sementes de ipe nasceu?
sobrou algumas aqui nao tinha oque fazer com elas joguei dentro de uma garrafa pete que estava com areia pelo visto nasceu todas as sementes ta lotado de mudinhas. |
|
|
 |
|