FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Minha Kinzu
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 06, 2010 4:15 pm    Assunto: Minha Kinzu Responder com citação

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 07, 2010 1:18 am    Assunto: Responder com citação

Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 07, 2010 9:28 am    Assunto: Responder com citação

bela arvorezinha
foi de estaca ou semente?

Já que por aqui não acho mudas to loco a procura de sementes.
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 07, 2010 9:45 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Braphi, essa sua planta, pelo tamanho e formato das folhas está parecendo mais uma Kinkan (fortunella margarita) que uma Kinzu(fortunella japonica). A diferença entre elas, porém, está no formato e tamanho dos frutos.

De qualquer forma, sua planta está bem conduzida. Sugiro, após essa desfolha, reduzir o comprimento de todos os galhos, o que resultará numa estrutura aerea mais compatível com o tamanho da planta e a grossura de seu tronco, harmonizando o conjunto. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 07, 2010 2:09 pm    Assunto: Responder com citação

Será que é a Kinkan mesmo Nick? comprei na Nipon como Kinzu, deve ser por isso que nunca frutificou ainda, a kinzu frutifica desde novinha pelo que já li, poxa, se for mesmo vou ter que adquirir uma kinzu então, sabe onde posso coprar uma de boa procedência? Abraços.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 07, 2010 5:03 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Braphi, se vc adquiriu na Nipon, então é de boa procedência, pode acreditar. O pessoal de lá não costuma fazer enganação a ninguem. Já comprei com eles e posso garantir isso. Shocked Quanto à frutificação, é questão de adubação: faça com adubo liquido misturado com adubo organico, em espaços de 45 dias entre o aporte do adubo, inclusive no inverno. Verá que rapídinho a planta responde com frutos.

Esclarecendo que após a colheita dos frutos maduros, vc retira as sementes e as coloca dentro de um copo com agua. As que afundarem estarão ótimas para serem plantadas e gerarem novas mudas. As que flutuam, pode jogar fora, não servem para nada. Wink

Kinzu é igual a serissa: qualquer galhinho ou pedaço de raiz rende uma nova planta, via estaquia. Use apenas areia grossa de rio, sem peneirar, como substrato. Lembrando de efetuar apenas uma rega diária, para evitar encharcamento. Very Happy

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 07, 2010 11:29 pm    Assunto: Responder com citação

Agora é que estou achando que não é kinzu mesmo, nessa primavera podei e com alguns galhos fiz estaquias , inclusive deixando de molho em tiamina, logo após, os cuidados de sempre, sombra e umidade na medida para não apodrecer, mas não pegou nenhuma, ao contrário das outras estaquias de amora, umbú, Leucena que enraizaram todas, Sad Sad Sad
Será que a Nipon se enganou? A adubação sempre foi intercalando adubo líquido com a dobradinha torta de mamona e farinha de osso, inclusive água de ração canina que tb utilizei, e até agora nada de frutificação Nick, apesar de deixar a sol pleno, principalmente o da manhã.
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 07, 2010 11:32 pm    Assunto: Responder com citação

Leandro Ferraz escreveu:
bela arvorezinha
foi de estaca ou semente?

Já que por aqui não acho mudas to loco a procura de sementes.

Leandro, nem sei a forma da propagação, comprei mudinha, a mais ou menos dois anos, provalvelmente foi obtida da semente, abraço.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2010 1:05 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Hraphi, algumas espécies precisam de um tempo de acomodação e aclimatização para produzirem frutos. Principalmente as que são oriundas da Ásia, como o genero Fortunella. Há muito difundidas em nosso país, em algumas regiões os frutos ocorrem mais rapidamente que em outros, em razão do clima. Shocked

Aqui no planalto central, em que a vegetação predominante é o cerrado, com umidade baixissima durante boa parte do ano, calor forte, sol abrasador, as kinzu frutificam bem, mas apenas em plantas com mais de 4 ou 5 anos de idade, desde semente. As de estaca, seja de galho ou raiz, levam um pouco mais ou menos que isso. Mas esses exemplos eu cito apenas em relação ao meu viveiro. Shocked

Isso porque nos viveiros de outros bonsaistas, como o Paulo Ventura, que reside no DF como eu, mas a uns 60 km aqui de casa, as Fortunellas que cultiva respondem mais cedo com frutificação. Outras plantas, aliás, comuns aqui e com ele, vão bem melhor que no meu viveiro, ao passo que tenho algumas outras espécies que vão melhor aqui do que lá. E isso dentro do mesmo pseudo estado. Imagine então voce, com uma planta que foi climatizada no sul, querendo uma resposta mais rápida na sua região, onde o clima é muito diferente. Rolling Eyes

O melhor a fazer, no caso, é ir cultivando a planta e aguardando sua acomodação e climatização na região em que mora, para a vinda dos frutos. Enquanto isso não acontece, vc pode ir aramando, adubando, etc. bem como cuidando de suas outras plantas. Um belo dia desses, quando menos esperar, verá as florzinhas brancas que anunciam a chegada dos frutos e ficará tranquilo, pensando nas razões que o levam, agora, a preocupar-se antes da hora. Wink

hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2010 2:42 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Nick obrigado, como sempre, muito instrutivos os seus posts, vou ter paciência e ir modelando com carinho e dedicação, os resultados vão aparecer, tenho certeza, abraço.
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 24, 2010 10:10 am    Assunto: Responder com citação

Uma atualizadinha, resolvi cortar o ápice e recomeçar outro...É claro que darei um movimento nele, depois deixa só lignificar um pouco.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: