FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

meus projetos
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
chikimdf

MensagemEnviada: Sex Ago 27, 2010 9:51 pm    Assunto: meus projetos Responder com citação

o primeiro é um ficus que como disse achei interessante para bonsai , acho que são varias fundidas ou então é muito velho, estou em duvida de qual lado escolho como frente. acho que o lado com a poda na parte superio, correto? preciso da opinião de vcs de vcs.
Fiz a poda drástica e estou esperando a brotar novos galhos.
é realmente um bom material ou estou enganado?

[/img]

Editado pela última vez por chikimdf em Sáb Ago 28, 2010 7:03 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
luizinho la vega

MensagemEnviada: Sáb Ago 28, 2010 2:00 pm    Assunto: Responder com citação

chikimdf crie um tópico para cada planta, ficará mais fácil de acompanhar e opinar. abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 28, 2010 4:24 pm    Assunto: Responder com citação

E ae, beleuza!

O 1º fícus, achei pequeno o vaso, poderia formar a copa em um escorredor fincado numa bacia com terra bombada, ir trabalhando e adubando, até chegar no ponto G, sabe né, o ponto G tem que descobrir, não dá pra dizer"tá pronto, bota no vaso", isso quem sabe é o dono da planta, que já tem uma certa sintonia com a mesma, e saberá a hora de passar para o definitivo...

O colega deu uma dica quente.Dividir as plantas em três tópicos, cada uma terá seu histórico de dicas e opiniões, pra futuros acompanhamentos, sem mistura de informações. Fica melhor pra consulta de outros colegas, que poderão opinar sem se confundir de qual planta estamos falando.

A jaboticabeira: pode deixar um galho com potencial pra continuar o tronco, galho que vai crescer sem restrições, vai trabalhando a planta como bonsai, aramando, podando, desfolhando, enquanto o broto líder vai crescendo e abrindo o diâmetro do tronco, em um tempo determinado por voçê, esse broto líder será sacrificado dando lugar à um novo, que terá a missão de reconduzir o topo da planta em um novo galho de futuro sacrifício.Quando estiver de agrado o tamanho do tronco, vai precisar trabalhar o topo da árvore pra consertar a ramificação.Nesse tempo de educação, não descuide das raízes, pois também estarão sendo formadas com o objetivo do vaso reduzido.Adubação constante na primavera, pequena redução no verão, aumento no outono e mínimo no inverno, as plantas também descansam...

O 2º fícus...crescer, desenvolver, depois ver o que nos sugere.

Não sou nenhum entendido do assunto, é melhor esperar outras dicas pra avaliação de qual caminho seguir.Um abç e prazer em conhecer. Bozó de Poa
chikimdf

MensagemEnviada: Sáb Ago 28, 2010 7:20 pm    Assunto: Responder com citação

seguindo o conselho dos amigos editei o post e o deixei só para o ficus.
Bozó o vaso do do ficus mede 32x32 cm e estar todo coberto de raiz vc acha que eu devo podar a raiz para caber em um escorredor? isso seria so na primavera ou agora?

foi mal desculpe minha ignorância aí!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 29, 2010 2:06 pm    Assunto: Responder com citação

Não tem do que se desculpar, estamos todos aprendendo.A época é a melhor pra transplantes, pelo menos na minha região tenho obtido os resultados.Quanto ao tamanho do vaso, pela foto não dá pra ter uma idéia de tamanho, teria que ter uma referência, eu uso as vezes isqueiro bic ao lado da planta, mas pelas dimensões que me descrevestes o melhor é por em uma bacia com mais espaço, dar uma diminuida no excesso mais longo de raízes, dando espaço para o desenvolvimento.até mais
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 29, 2010 6:04 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Chik, penso que deveria cortar fora os 3 galhos e esperar novos brotos ,, Os galhos atuais já estão muito grosso e tracionando ficaram com este aspecto de arco que não é natural ..

Tb colocaria numa bacia bem larga e baixa com muitos furos e um sustrado com bastante areia , podendo assim pentear as raizes e eliminar as muito longas ...

Logo surgiram brotos , muitos , e vc poderá escolher os melhores posicionados para conduzi-los desde pequenos ..
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 29, 2010 10:00 pm    Assunto: Responder com citação

a caneta bic, ok!
chikimdf

MensagemEnviada: Ter Ago 31, 2010 11:57 am    Assunto: Responder com citação

certo bonsergio obrigado pela dica.
boszó estava aqui comigo pensando: se eu tivesse tirado a foto com umas quinhetas canetas bic... mesmo assim ñ teriam visto nem uma.

Teste seu vicio por bonsai: existe uma caneta nas fotos acima?

resposta:não, vc é um viciado
resposta: sim, da pra ter uma proporção do tamanho a arvore, vc já ta viciando.
kkkkkkkkkkkkkkk! eu sou um palhaço!
chikimdf

MensagemEnviada: Qua Set 01, 2010 6:57 pm    Assunto: Responder com citação

por conselho de nossos amigos cortei os três galhos e fiz uma poda de raiz
Bozó eu ñ troquei de jarro porque esse é bem grande pelo menos para baixo.
Estou regando com uma solução de benerva que aprendia por aqui mesmo (enraizante) agora adubação nem uma por enquanto certo pessoal?
abaixo mais umas fotos de como ficou.
[/img]
[/img]
Estou com medo de perde-lo... seria bom colocar um saco transparente e fazer uma especie de estuga?
chikimdf

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2010 6:59 pm    Assunto: Responder com citação

pensei que tinha perdido esse aqui demorou um pouco mais brotou ufa!
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 10:59 pm    Assunto: Responder com citação

Tá vindo hein! só alegria...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: