Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lucas_PdF
|
Enviada: Qua Dez 22, 2010 2:48 pm Assunto: MOYOGI aonde devo cortar. |
|
|
Ola galera tenho aqui uma tuia nana, queria uma ajuda de vcs , o melhor estilo para ela acho q seria um moyogi e como não tenho muita experiência vir aqui para q vcs me ajudem aonde devo cortar os galhos dela q assim desenvolva o moyogi aos poucos e aramação aonde posso colocar , abraço a todos, espera a colaboração de todos.
 _________________ "Apenas quando não houver mais peixes no mar, animais na fauna e árvores nas florestas é que o homem aprenderá que não se come dinheiro" |
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 209 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qua Dez 22, 2010 3:28 pm Assunto: |
|
|
Olá Lucas, na minha opinião, pra seguir o caminho proposto por você, deves fazer as seguintes alterações:
Cortar nas linhas vermelhas
Aramar posicionando o ápice um pouco mais pra baixo.
Abraços  _________________ De nada adianta correr quando estamos na direção errada!!! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Dez 22, 2010 5:31 pm Assunto: bonsai |
|
|
Antes de cortar, porém, eu recomendo aramar bem todos os galhos indicados para corte, dando a eles um movimento bem sinuoso. Com isso a planta ganha pontos, pois voce poderá converter esses galhos, depois que eles adquirirem movimento, em jin, o que constitui um atrativo a mais, deixando seu trabalho além de elegante, altamente técnico.
Lembrando ainda que essa espécie não responde aos cortes como uma sempre verde. Não é a mesma coisa que uma piracanta ou uma serissa ou um ulmus. As coniferas geralmente não retornam com brotações e os cortes poderão matar a planta, principalmente por que a época ideal para proceder a cortes radicais é no inverno, e não agora.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Dez 23, 2010 12:10 am Assunto: |
|
|
Olá Lucas... cara.... tome muito cuidado....
to falando isso pq já perdi uma tuia nana muito preciosa....... se for cortar alguma coisa ou mesmo transplantar, espera o inverno como disse o nick. elas são conhecidas por ser muito temperamentais.. adquira ficus, ulmus, serissa, pingo de ouro pra vc ir trabalhando enquanto isso.... essa ai se fosse minha e pelo o que já passei deixaria mais para frente pois necessita de mais conhecimento... não to falando q vc não tenha.. é apenas uma opinião de quem já se deu mal...
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Dez 23, 2010 1:57 pm Assunto: |
|
|
Deletado _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Editado pela última vez por Ricardo Paiva em Qui Dez 23, 2010 2:07 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qui Dez 23, 2010 2:04 pm Assunto: |
|
|
 _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook
Editado pela última vez por Leandro Ferraz em Qui Dez 23, 2010 2:16 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Dez 23, 2010 2:06 pm Assunto: |
|
|
Postei errado mesmo Leandro, valeu. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Dez 23, 2010 2:14 pm Assunto: |
|
|
Lucas, não corte como indicado. Não nascerão mais galhos ali e você ficará com um grande vazio ali, comprometendo sua planta. Nanas são bem legais mas você deve fazer as intervensões aos poucos e no final do inverno. Elas sentem mesmo.
Bem, a sua tem ótimo potencial. Comece escolhendo o "caminho" do tronco principal. Depois, escolha os galhos alternados, em alturas diferentes e de lados diferentes de forma que voc~e tenha galhos para todos os lados. Depois passe um arame FROUXO (se for apertado pode correr o risco do galho secar) e vá posicionando os galhos. Se você tiver d´puvida entre 2 galhos, mantenha os 2. Depois você decide qual cortar. Se cortar, não tem como colar de volta, hehehehe.
Trabalhei uma bem inferior que a sua, com menos opções de galhos. Veja, pode servir de inspiração.
Planta bruta:
Atualmente:
Veja todo o trabalho no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/nana-1-copa-troca-total-de-estilo/ _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Dez 23, 2010 11:14 pm Assunto: |
|
|
Muito bom trabalho heim ricardo.. gostei da sua tuia.. de simples virou essa ai..... quantos anos ela tem?
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Dez 24, 2010 9:15 am Assunto: |
|
|
Mcdonald, tem 5 anos de treinamento e a comprei ela tinha uns 5 anos. Então, hehehe, 10 anos. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
Olimbu

Registrado: 01/02/11 Idade: 31 Mensagens: 29 Localização: Campo Bom-RS
|
Enviada: Qua Fev 02, 2011 8:00 pm Assunto: |
|
|
eu tambem quero fazer moyogi no meu bonsai mais ele é muito novo...
paicencia
 |
|
|
 |
|