FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

MOYOGI aonde devo cortar.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Lucas_PdF

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 2:48 pm    Assunto: MOYOGI aonde devo cortar. Responder com citação

Ola galera tenho aqui uma tuia nana, queria uma ajuda de vcs , o melhor estilo para ela acho q seria um moyogi e como não tenho muita experiência vir aqui para q vcs me ajudem aonde devo cortar os galhos dela q assim desenvolva o moyogi aos poucos e aramação aonde posso colocar , abraço a todos, espera a colaboração de todos.

Mauricio Lutz
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 3:28 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Lucas, na minha opinião, pra seguir o caminho proposto por você, deves fazer as seguintes alterações:

Cortar nas linhas vermelhas
Aramar posicionando o ápice um pouco mais pra baixo.

Abraços Wink
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 5:31 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Antes de cortar, porém, eu recomendo aramar bem todos os galhos indicados para corte, dando a eles um movimento bem sinuoso. Com isso a planta ganha pontos, pois voce poderá converter esses galhos, depois que eles adquirirem movimento, em jin, o que constitui um atrativo a mais, deixando seu trabalho além de elegante, altamente técnico. Very Happy

Lembrando ainda que essa espécie não responde aos cortes como uma sempre verde. Não é a mesma coisa que uma piracanta ou uma serissa ou um ulmus. As coniferas geralmente não retornam com brotações e os cortes poderão matar a planta, principalmente por que a época ideal para proceder a cortes radicais é no inverno, e não agora. Shocked

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 12:10 am    Assunto: Responder com citação

Olá Lucas... cara.... tome muito cuidado....
to falando isso pq já perdi uma tuia nana muito preciosa....... se for cortar alguma coisa ou mesmo transplantar, espera o inverno como disse o nick. elas são conhecidas por ser muito temperamentais.. adquira ficus, ulmus, serissa, pingo de ouro pra vc ir trabalhando enquanto isso.... essa ai se fosse minha e pelo o que já passei deixaria mais para frente pois necessita de mais conhecimento... não to falando q vc não tenha.. é apenas uma opinião de quem já se deu mal...
abraço
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 1:57 pm    Assunto: Responder com citação

Deletado

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka

Editado pela última vez por Ricardo Paiva em Qui Dez 23, 2010 2:07 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 2:04 pm    Assunto: Responder com citação

Laughing
(Charles Darwin)

Meu Facebook

Editado pela última vez por Leandro Ferraz em Qui Dez 23, 2010 2:16 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 2:06 pm    Assunto: Responder com citação

Postei errado mesmo Leandro, valeu.

Ricardo Paiva

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 2:14 pm    Assunto: Responder com citação

Lucas, não corte como indicado. Não nascerão mais galhos ali e você ficará com um grande vazio ali, comprometendo sua planta. Nanas são bem legais mas você deve fazer as intervensões aos poucos e no final do inverno. Elas sentem mesmo.
Bem, a sua tem ótimo potencial. Comece escolhendo o "caminho" do tronco principal. Depois, escolha os galhos alternados, em alturas diferentes e de lados diferentes de forma que voc~e tenha galhos para todos os lados. Depois passe um arame FROUXO (se for apertado pode correr o risco do galho secar) e vá posicionando os galhos. Se você tiver d´puvida entre 2 galhos, mantenha os 2. Depois você decide qual cortar. Se cortar, não tem como colar de volta, hehehehe.
Trabalhei uma bem inferior que a sua, com menos opções de galhos. Veja, pode servir de inspiração.
Planta bruta:

Atualmente:

Veja todo o trabalho no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/nana-1-copa-troca-total-de-estilo/

Ricardo Paiva

Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 11:14 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bom trabalho heim ricardo.. gostei da sua tuia.. de simples virou essa ai..... quantos anos ela tem?
abraço
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 24, 2010 9:15 am    Assunto: Responder com citação

Mcdonald, tem 5 anos de treinamento e a comprei ela tinha uns 5 anos. Então, hehehe, 10 anos.

Ricardo Paiva

Olimbu

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 8:00 pm    Assunto: Responder com citação

eu tambem quero fazer moyogi no meu bonsai mais ele é muito novo...
paicencia
Sad
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: