|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
adriano_montes
|
Enviada: Sex Ago 14, 2009 1:38 pm Assunto: Tuia Jacaré - Primeiro Bonsai |
|
|
Ganhei esse bonsai há pouco menos de 1 semana. Desde então ando lendo sobre alguns cuidados básicos que devo ter, mas acho que não estão funcionando, nem a curto prazo.
Virei fã desse bonsai, só que meu conhecimento sobre o assunto é quase 0. Comecei regando dia sim, dia não, como tinha lido em um site a respeito. Depois, soube que esse bonsai gosta de sol, lendo esse conteúdo: http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/Procunbens.htm , daí pensei: " em Salvador ele tá em casa, então ! ". Coloquei-o na varanda.
Nesse tempo, o bonsai ficou com as agulhas desse jeito:
Passei a regá-lo todos os dias depois disso. O que aconteceu ? Muita exposição ao sol ? Estou regando demais ?
A varanda é essa, onde o bonsai fica:
Enfim, o que devo fazer ? Quais devem ser os meus primeiros passos com essa planta ? O que comprar ( ferramentas, adubo, etc. ) ?
As medidas que estou tomando agora são:
- Rego o bonsai todo dia, pela noite.
- O bonsai está na varanda 24h/dia.
- Não coloquei nenhum adubo até agora, até porque não sei direito qual colocar.
Outras fotos do bonsai:
 |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sex Ago 14, 2009 3:47 pm Assunto: |
|
|
Adriano, seja bem vindo ao fórum.
Algumas acículas marrons aparecem mesmo nesta espécie, basta retira-las com a ponta dos dedos. Me parece que ele está saudável, apesar do substrato caracteristico desses pré bonsai.
Seria interessante vc substituir por um melhor.
Quanto a rega, deve ser diária sim, mas não aconselharia a noite, seria ideal pela manhã e ao meio dia, haja visto que em sua cidade a temperatura é bem maior que aqui,, vc regando a noite na manhã seguinte ele ja estaria praticamente seco, com o sol durante o dia seu pré bonsai vai sofrer muito.
Procura bonsaístas da sua cidade e entre em contato com eles, vai ter também um curso e encontro ai perto, veja se consegue participar.
O link
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12235 _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
adriano_montes
|
Enviada: Sáb Ago 15, 2009 12:22 pm Assunto: |
|
|
Junior, muito obrigado pelas boas vindas e pela ajuda.
Vou tomar as medidas que você disse, mas quanto ao substrato, eu não sei qual seria melhor. Para um iniciante como eu, não é arriscado fazer essa substituição ?
Seria legal ir num encontro desses, mas Camaragibe fica difícil pra mim, infelizmente. Vou ver se acho um curso por aqui em Salvador mesmo. Grato pelos conselhos, foi um alívio saber que o bonsai está saudável .  |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 15, 2009 12:45 pm Assunto: |
|
|
ola, aconcelho que não troque o substrato apenas de uma pequena podada nas raizes e a plante num escorredor e deicha crescer futuramente tará uma boa planta para trabalhar.
boa sorte...
t+ |
|
|
 |
gabriel strucker 2.o PASSO

Registrado: 29/10/10 Idade: 28 Mensagens: 244 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 2:06 pm Assunto: |
|
|
essa planta gosta de um substrato com bastante drenagem aconselho colocar 55%de pedrisco
15%de caco de tijolo
30%de terra granulada
espero ter ajudado. |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 5:20 pm Assunto: |
|
|
desculpa rodrigo mas vou ter q discordar,esse substrato de mausai me da nojo,e uma lama q eles colocam pra reter umidade e nao precisar regar regularmente |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 5:20 pm Assunto: |
|
|
so q a epoca de transplante dessa especie e no fim do inverno |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 11:28 pm Assunto: |
|
|
Detalhe...
eu tenho 3 tuias jacarés e perdi uma por falta de sol...
tem q ter no mínimo 6hs de sol direto na planta....
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|