|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
flsteixeira
Registrado: 08/01/11 Idade: 44 Mensagens: 8 Localização: Floriano-RJ
|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 6:44 pm Assunto: Primeira planta. Cipreste. Qual??? |
|
|
Olá amigos do forum,
Esse é o meu primeiro post e também a minha primeira experiência com bonsai. Andei dando uma olhada em artigos e vídeos sobre o assunto e decidi me aventurar fazendo um eu mesmo através de uma planta de viveiro (yamadori?). Apesar de saber sobre a necessidade de muitos conhecimentos para o sucesso nessa arte, fui a um viveiro e deixei minha noiva escolher uma planta para passarmos o dia no sítio.
Mesmo sem conhecer a espécie, acabamos comprando, eu acho que uma tuia-nana com aproximadamente 5 cm de tronco e uns 1,5m de altura. Só fui saber que essa planta é muito complicada para iniciantes depois que já estávamos prontos para começar. Com todo o material nas mãos o início foi inevitável!!!
Optei por utilizar a técnica escorredor e mamadeira. Retirei a terra e podei menos de 30% da raíz. Fiz um substrato com 1/3 de tijolo triturado (peneira de 3mm), 1/3 de areia grossa e 1/3 de substrato para plantas. Fixei a planta no escorredor com fio de cobre levemente inclinada para dar um estilo e completei o espaço com o substrato.
Na empolgação, fiz várias podas e aramações. Isso tem 2 dias e gostaria de saber o que eu preciso corrigir para evitar que ela morra, pois depois de tudo o que eu lí sobre a espécie acho que ela corre grande risco. Posso trocar de recipiente, retirar os arames, substrato, etc..., o que vocês acharem necessário para que eu não a perca.
Foto 1: poda drástica e fixação no escorredor.
Foto 2: aramação e poda de limpeza.
Tentei fazer o melhor possível e estou muito disposto a aprender com a experiência de vocês.
Grande abraço e obrigado a todos.
Flávio
Editado pela última vez por flsteixeira em Seg Jan 10, 2011 10:39 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 6:54 pm Assunto: |
|
|
Flávio, como primeiro trabalho posso dizer que vc acertou bastante coisa:
1. O substrato está bom
2. O uso do escorredor
3. A fixação da planta
4. Plantou inclinado (minimiza o efeito do tronco reto)
Agora, deixe sem mexê-la por, no mínimo 10 meses. Tudo isso,? Sim, a Nana (não sei bem se essa tua planta é uma Nana. Não está me parecendo) não aprecia intervenções constantes.
Até lá, anime-se e comece com outras espécies também.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
flsteixeira
|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 7:08 pm Assunto: |
|
|
Valeu Elio, assim será. E quando devo começar as adubações? Foliar ou no substrato?
Eu tenho aqui dois que já uso nas minhas outras plantas.
- RAIZ 08-08-08 Green-Fix
- MASTER L Organo-mineral Green-organ foliar, ambos Agribrás
Posso utilizá-los? Posso seguir as dosagens da embalagem? Qual o intervalo entre as aplicações?
Obrigado. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 7:20 pm Assunto: |
|
|
Flávio, comece a adubar daqui uns 40 a 50 dias. Faça uma aplicação a cada 30 dias, na metade da diluição indicada pelo fabricante.
No inverno pode aumentar o intervalo.
Na primavera, a cada 15 dias.
Pode usar um e outro, alternadamente.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 8:18 pm Assunto: |
|
|
Para uma primeira planta fez um bom trabalho, parabéns. Quem começa no mundo do bonsai e toma gosto não consegue parar, pois ficamos empolgados e de repente não podemos fazer mais nada com aquela planta que adquirimos.
Por isso, se estiver se sentindo assim, querendo fazer mas não podendo, vá atráz de outra (s) mudas. Sugiro plantas como ficus, primavera, caliandra, serissa, ulmus, que possuem crescimento rápido e são boas para aprender no começo.  _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
flsteixeira
|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 8:42 pm Assunto: |
|
|
Com certeza, gostei muito dessa primeira experiência. Agora estou na torcida para que ela continue salvável.
Já fiz também uma azaléia. Vou procurar essas plantas que me indicou. Confesso que rola uma ansiedade pelos resultados, ainda mais no começo.
Valeu. |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 9:28 pm Assunto: |
|
|
iaew brother,
CONCORDO COM O ELIO.
fazendo uma resalva, achei a aramação boa, porem o arame fino para a bitola do galho a ser trabalhado, normente uso o arame de bitola proporcional a bitola do galho 1/3 deste pra ser mais exato.
outra coisa, essa planta me parece um cipreste, e não o falso cipreste anão, só não afirmo pq o tronco esta muito escuro.
se for, eu tenho uma mas a estilisação dela não é muito tranquila.
procure outras especies de resultados mais garantidos para amenisar a ansiedade de intervenções(como disse o Elio) de preferencia a especie tradicionamente usadas para bonsai, assim vc acha orientação, exemplos e literatura mais facilmente.
abraços brother _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
flsteixeira
|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 10:12 pm Assunto: |
|
|
Fala Filipe... Vlw pelas informações, tava mesmo precisando de uma referência quanto a bitola do arame.
Realmente eu não tenho certeza sobre a espécie. Depois tiro outra foto melhor para vocês me ajudarem na identificação certa.
Abç |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Jan 10, 2011 10:53 am Assunto: |
|
|
Deve ser algum tipo de cipreste como o nosso amigo Filipe falou.. pq nana não é não... certeza.... tenho algumas aqui....
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|